23 de fevereiro de 2013

Temperança Cristã - 3

1.      De que assunto tratou s. Paulo perante Félix?

Rª: “E, tratando ele da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro.”

Atos 24:25.

Nota: Temperança significa virtude que modera os apetites e as paixões, ou, noutras palavras, domínio próprio.

2.      De que é fruto a temperança?

Rª: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22,23.

Nota: “A temperança põe lenha no fogo, alimento na despensa, farinha na barrica, dinheiro na bolsa, créditos no país contentamento no lar, abrigo nas costas e vigor no corpo.” Benjamin Franklin.

3.      Qual é segundo o apóstolo S. Pedro, o lugar da temperança, no crescimento e experiência do Cristão?

Rª: “E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, e à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.” 2ª Pedro 1:5-7.

Nota: a temperança é posta aqui em sua devida ordem. O conhecimento, ou a ciência, é um requisito para a temperança e esta para a paciência. Dificílimo é para o intemperante ser paciente.

4.      Que é dito de quem luta para alcançar a vitória?

Rª: “E todo aquele que luta, de tudo se abstém.” 1ª Coríntios 9:25.

5.      Que diz S. Paulo ter ele feito ao empenhar-se na corrida cristã?

Rª: “Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” 1ª Coríntios 9:27.

6.      Para que devemos comer e beber?

Rª: “Bem-aventurada tu, ó terra, quando seu rei é filho dos nobres, e os seus príncipes comem a tempo, para se fortalecerem, e não para bebedice.” Eclesiastes 10:17.

7.      Qual foi a atitude de Daniel fiel servo de Deus?

Rª: “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.” Daniel 1:8 (ver Daniel 1:12,15, 18-20).

8.      Que admoestação é feita quanto a induzir outros à intemperança?

Rª: “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro? Tu, que lhe chegas o teu odre, e o embebedas.” Hebreus 2:15.

9.      Que espécie de professos cristãos se deve evitar?

Rª: “Mas agora vos escrevi que não vos associeis com aquele que, dizendo-se irmão, for devasso ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão.” 1ª Coríntios 5:11.

10.  Por que perfeição de carácter orou o apóstolo Paulo?

Rª: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.” 1ª Tessalonicenses 5:23.

Nota: Para exemplos bíblicos notáveis de abstinência, ver a mulher de Manué, mãe de Sansão (Juízes 13:4 e 12-14; Ana, mãe de Samuel (1ª Samuel 1:15); os rebitas (Jeremias 35:1-10), e João Batista (Lucas 1:13-15).

José Carlos Costa, pastor