21 de fevereiro de 2013

A Maldição do Mundo -5

1.      Que advertência contra a intemperança fez Cristo, com especial aplicação aos nossos tempos?
Rª: “E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.” Lucas 21:34.

2.      Qual, disse Cristo, seria a condição do mundo exactamente antes da Sua segunda vinda?

Rª: “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem … comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca.” Mateus 24:37,38.

3.      Tem aumentado o consumo da bebida no mundo?

Nota: Tem aumentado de maneira assustadora, como todos podem observar. Nos Estados Unidos, duplicou o consumo per copita, em trinta anos, de 1880 para 1910. E é muito provável que dai por diante o aumento fosse mais rápido ainda.

4.      Qual a relação entre álcool e suicídios?

Rª: Vários estudos sobre relação entre álcool e suicídio apontam para uma influência do álcool nos comportamentos e na ideação suicida, a diversos níveis. Se por um lado existe uma relação directa entre o consumo de álcool e a prevalência das taxas de suicídio pode-se concluir também que a presença do álcool potencializa a probabilidade da ocorrência de comportamentos relacionados com o suicídio.

Comprova também que este potencializar de comportamentos suicidas acontece não apenas no âmbito da população em geral, mas também em grupos específicos como os idosos, os adolescentes, ou em grupos com determinadas perturbações mentais.

 Também a relação entre as características presentes em situações de intoxicação por álcool (como a impulsividade, hostilidade e a agressividade) e o suicídio foi estudada e considerada estatisticamente significativa. Através dos estudos de Christoffersen & Soothill, 2003, o consumo de álcool, por parte dos pais, durante os anos de formação dos filhos potencializa comportamentos suicidas dos filhos.

5.      Quais as consequências do álcool na descendência do alcoólico?

Rª: Em geral, o alcoolismo parental é associado à variedade de resultados negativos para as crianças e os adolescentes. Os resultados de alguns estudos demonstram que filhos de alcoólicos exibem elevadas taxas de psicopatologias, sendo que esses são aproximadamente quatro a seis vezes mais prováveis, do que a população geral, de desenvolver problemas com abuso de álcool(12-14). Além disso, ansiedade, depressão e desordem de comportamento externalizados e internalizados são mais comuns em filhos de alcoolistas do que em filhos de não-alcoólicos.

6.      Qual é a relação entre álcool e crime?

Rª: A incidência de violência doméstica tem sido considerada maior em abusadores de substâncias psicoativas na maioria das sociedades e culturas, estando presente nos diferentes grupos econômicos. Um estudo transversal de violência doméstica, no qual foram entrevistadas 384 mulheres casadas, de diferentes classes sociais, em uma cidade do México, encontrou uma prevalência de 42% de violência sexual, 40% de violência física e 38% de violência emocional. A pesquisa evidenciou que antecedentes de violência e uso de álcool ou outras drogas em algum membro da família são fatores observados consistentemente nas três dimensões exploradas.

7.      O que dizem os textos sagrados?

7.1   “Ai dos que se levantam pela manhã, e seguem a bebedice; e continuam até à noite, até que o vinho os esquente!” Isaías 5:11

7.2   “E harpas e alaúdes, tamboris e gaitas, e vinho há nos seus banquetes; e não olham para a obra do SENHOR, nem consideram as obras das suas mãos.” Isaías 5:12

7.3   “E falou o SENHOR a Arão, dizendo: Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações.” Levíticos 10:8,9.

7.4   “Com canções não beberão vinho; a bebida forte será amarga para os que a beberem.” Isaías 24:9.

7.5    “ Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beber vinho, nem dos príncipes o desejar bebida forte.” Provérbios 31:4.

7.6   “AI da coroa de soberba dos bêbados de Efraim, cujo glorioso ornamento é como a flor que cai, que está sobre a cabeça do fértil vale dos vencidos do vinho.” Isaías 28:1.

7.7   “O que ama os prazeres padecerá necessidade; o que ama o vinho e o azeite nunca enriquecerá.” Provérbios 21:17.

7.8   “Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro! Ai de ti, que adiciona à bebida o teu furor, e o embebedas para ver a sua nudez!” Habacuque 2:15.

7.9   “O VINHO é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.” Provérbios 20:1.

7.10                 “Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?” Provérbios 23:29.

7.11                 “Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.” Provérbios 23:30.

7.12                 “Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.” Provérbios 23:31.

7.13                 “No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.” Provérbios 23:32.

7.14                 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1ª Coríntios 6:19,20.

7.15                 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1ª Coríntios 10:31.

 

José Carlos Costa, pastor