20 de fevereiro de 2013

A Reforma da Temperança - 6

1.      Qual foi o alimento original provido para o homem?

Rª: “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” Génesis 1:29.

Nota: Noutras palavras, verduras, cereais, frutas e frutos oleaginosos.

 
2.      Que outro alimento foi, depois do dilúvio, indicado como permissível?

Rª: “Tudo quanto se move, que é vivente, será para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde.” Génesis 9:3.

Nota: Vê-se daí que o alimento cárneo não estava incluído no regime original alimentício provido para o homem, mas, em virtude das condições diversas ocasionadas pela queda e o dilúvio, o seu uso foi permitido.


3.      Quando Deus escolheu Israel como o Seu povo, que espécies de carnes foram excluídas do regime alimentar?

Nota: As chamadas imundas. Ver Levítico 11 e Deuteronómio 14.

 
4.      Que alimento especial proveu Deus para ao Seu povo durante os quarenta anos da peregrinação ao deserto?

Rª: “Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus.” “E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada.” Êxodo 16:6 e 35.


5.      Que prometeu Deus, ao mesmo tempo, fazer por eles?

      Rª: E Eu tirarei do meio de ti as enfermidades.” Êxodo 23:28.


6.      Que testemunho dá o salmista quanto às condições físicas desse povo?

Rª: “Entre as suas tribos não houve um só enfermo.” Salmo 105:37.

Nota: Quando eles se queixaram do trato de Deus para com eles, e cobiçaram a comida do Egito, Deus lhes deu o que desejavam, mas “fez definhar as suas almas.” Ver Números 11; Salmo 106:13-15; 1ª Coríntios 10:6. Como muito hoje, eles não estavam contentes com um regime simples ainda que são e nutritivo.


7.      Onde, acima de tudo, deve começar a verdadeira forma da temperança?

No lar

A menos que o pai e a mãe observem temperança, não podem esperar que o seus filhos o façam.


8.      Que classes de homens, especialmente, devem ser de todo temperantes?

Rª: “Se o exemplo do fiéis.” 1ª Timóteo 4:12.

Nota: Dentre todos os homens do mundo, os pastores e os médicos devem levar a vida estritamente temperante. O bem-estar da sociedade requer isso deles,  pois a sua influência está continuamente falando pró ou contra a reforma moral e o melhoramento da sociedade. Por preceito e por exemplo, podem fazer muito no sentido de operar a tão necessária reforma.

 
9.      Acaso o fato de o comércio de bebidas levar grandes lucros para os cofres do governo, justifica que os homens o autorizem?

Rª: “Ai daquele que edifica a cidade com sangue, e que funda a cidade com iniquidade!” Habacuque 2:12.


Conclusão: Em todos os caminhos e relações da vida, seja no lar seja na profissão médica, seja no púlpito, seja na assembleia legislativa, devem os homens estar no lado da temperança. Permitir o tráfico de bebidas, é legalizá-lo e promove-lo. Ele não pode existir nem medrar sem o patrocínio de cada geração que surge, a grande número da qual ele há de fatalmente arruinar o corpo, a alma e o espírito. Que o Estado, portanto, receba dinheiro de tal fonte, é altamente repreensível. Tal costume tem sido com justiça comparado a um pai que pesque tubarões servindo-se dos próprios filhos como isca.

José Carlos Costa, pastor