4 de fevereiro de 2013

JESUS CRISTO - O GRANDE MESTRE


“Na sua vida, Cristo foi um exemplo edificante, que nos traçou normas salutares de conduta; em sua morte, um sacrifício propiciatório pelos nossos pecadores; em sua ressurreição, um conquistador; em sua ascensão, um rei; em sua intercessão, um sumo sacerdote.” Matinho Lutero
1.      Que notícia levaram os oficiais enviados pelos principais dos sacerdotes e fariseus para prenderem Jesus?
Rª: “Responderam os servidores: Nunca homem algum falou assim como este homem.” João 7:46
Nota: O que podemos é formar uma pequena ideia enquanto à maneira exata como falava Jesus em público. A acção e a voz, a expressão e articulação são coisas que devem ser vistas e ouvidas para serem apreciadas. Não há dúvida de que o modo de Nosso Senhor era particularmente solene, impressionante e imponente. Quiçá era algo muito diferente da entoação que os judeus davam à leitura da lei, e muito diferente do que os magistrados e o povo estavam habituados a ouvir todos os dias.
2.   Como ensinava Cristo o povo?
Rª: “Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.” Mat. 7:29.
Nota: O ensino dos escribas e anciãos era frio e formal, qual uma lição aprendida como papagaio. Para eles a Palavra de Deus não possuía nenhum poder vital. As suas próprias ideias e tradições substituíam o ensino dela. Na costumada rotina do serviço professavam eles explicar a lei, mas nenhuma inspiração de Deus lhes comovia o coração nem o dos seus ouvintes.
3.   Por que era a pregação de Cristo tão impressiva?
Rª: “Porque a Sua palavra era com autoridade.” Lucas 4:32.
4.   De que estava Ele chio?
Rª: “E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto.” Lucas 4:1.
5.   Com que abundancia Lhe foi o Espírito concedido?
Rª: “Porque Aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não Lhe dá Deus o Espírito por medida.” João 3:34.
6.   Que pergunta suscitou o maravilhoso ensino de Cristo?
Rª: “E, chegando à sua pátria, ensinava-os na sinagoga deles, de sorte que se maravilhavam, e diziam: De onde veio a este a sabedoria, e estas maravilhas?” Mateus 13:54.
Nota: É óbvio que parecia incrível para as pessoas de Nazaré que Aquele que tinha vivido entre eles pudesse falar desta maneira. Nem os dirigentes judeus nem as pessoas comuns de Nazaré pensaram em negar a inteligência de Jesus, compreensão e sabedoria infinitamente superiores de Jesus. Era algo demasiado evidente. De fato, era isso que desconcertava as pessoas.
7.   Que disse Isaías que Cristo havia de fazer com a lei?
Rª “Engrandecerá Ele a lei, e a fará ilustre.” Isaías 42:21 (Trad. Trinitária).
8.   Como alguns julgassem que Ele tinha vindo destruir a lei, que disse Cristo?
Rª: “17  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
18  Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
19  Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
20  Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” Mateus 5:
Nota: ver. 17 – “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas.” “lei. Gr., “nómos” – aqui equivale ao Hebraico “torah”, que compreende toda a vontade revelada de Deus (ver Sal. 119:1,22; Prov. 3:1). A expressão “a lei e os profetas” representa a divisão das Escrituras do AT em duas partes (Mat. 7:12; 11:13; 22:40; Lucas 16:16; João 1:45, Rom. 3:21). Esta classificação encontra-se na antiga literatura hebraica. No entanto, a divisão mais comum entre os judeus era a triple divisão: a lei, os profetas e os salmos (Lucas 24:44).
Cristo mostra claramente que não Ele mas eles que destruíam a lei, invalidando-a com as suas tradições (Mat. 15:3,6).
9.   Que testemunho deu Nicodemos a Seu respeito?
Rª: “Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.” João 3:2.
10.               Que levaram as palavras de Cristo junto ao poço de Jacob a samaritana a fazer?
Rª: “Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo?” João 4:28,29.
11.               Que efeito teve sobre os dois que iam a caminho de Emaús a conversa de Jesus com eles?
Rª: “E disseram um para o outro: Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?” Lucas 24:32.
12.               A que encaminha Cristo a atenção  nos Seus ensinos?
Rª: “27  E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
 44  E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
45  Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.” Lucas 24: 27, 44-45.
Conclusão: Como animou os Seus discípulos a aguardarem o cumprimento da profecia?
“Quando pois virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, atenda; então os que estiverem na Judeia fujam para os montes.” Mateus 24:15,16.
Nota: Cristo era fiel estudante, coerente a manejar as Escrituras, perfeito expositor das mesmas. Enfrentava a tentação com as Escrituras; provava o Seu ministério com as Escrituras; por elas ensinava; e disse aos Seus discípulos que nelas buscassem conselho e guia para o futuro.
Aceite o conselho de Jesus na sua vida e prosperará na salvação, na paz e certeza que Jesus é mais que um Mestre, Ele é o seu Salvador pessoal.

Pr. José Carlos Costa