22 de fevereiro de 2013

Os Males da Intemperança - 4


1.      Que diz a Escritura a respeito do vinho?
Rª: “O VINHO é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio.” Provérbios 20:1
Nota: Todas as bebidas intoxicantes são enganadoras. Parecem dar forças, mas causam, na verdade, enfraquecimento; parecem criar calor, mas na realidade diminuem em geral a temperatura; parecem comunicar vitalidade, mas o fato é que destroem a vida; parecem promover a felicidade, mas causam o maior infortúnio e miséria. À intemperança pode atribuir-se a maior parte das tristezas do mundo.
 
2.      Qual é um dos maus resultados da intemperança?
Rª: “Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne.   Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza.” Provérbios 23:20,21.
 
3.      Que outros maus efeitos trazem a intemperança?
Rª: “A luxúria, e o vinho, e o mosto tiram o coração (a inteligência).” Oseias 4:11  “Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham … andam errados na visão e tropeçam no juízo.” Isaías 28:7
Nota: Um dos mais subtis efeitos do álcool “é produzir forte sede de mais bebida idêntica, ao mesmo tempo que enfraquece a vontade que lhe poderia resistir.” – Alcohol, de Dr. Williame, pág. 48.
 
4.      Entre que pecados e acha classificada a bebedice?
Rª: “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas.” Gálatas 5:19-21.
 
5.      Quais são os sofrimentos que acompanham a intemperança?
Rª: “Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.” Provérbios 23:29 e 30.
 
6.      Que acontece afinal com quem bebe?
Rª: “Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo, e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra e como o basilisco picará.” Provérbios 23:31 e 32.
Nota: O álcool tende a destruir as mais elevadas espécies de células, as que têm a ver directamente com os processos vitais, principalmente as delicadas células do cérebro, substituindo-as por inútil e nocivo tecido de ligação, ou o que é comumente conhecido por tecido de cicatriz. Estatísticas dignas de confiança demonstram que o abstémio, tem vantagem de, pelo menos, vinte e um por cento sobre o bebedor moderado.
“Os descendentes de alcoólicos mostram desequilíbrios da mais profunda espécie, como sejam deformidades, nevroses, que podem tornar-se os mais sérios tipos de coréia, convulsões infantis, epilepsia ou idiotice.” – Alcohol, p. 44.
 
7.      Que se pode dizer quanto ao uso do fumo?
Notas: “Com excepção do mortal ácido prússico, o fumo é o mais subtil veneno conhecido pelos químicos.” M. Ofrila, presidente da Academia Médica de Paris.
“…fumo em nossa escolas e colégios é destrutivo, estiolando o corpo e a mente.” Dr. Williard Parker
“O uso de cigarros afeta o sistema nervoso, enfraquece a força de vontade e destrói a capacidade para resistir à tentação; e por isto o ser humano facilmente se torna presa fácil dos hábitos que, não somente destroem a mente e a alma, mas o levam irresistivelmente à violação das leis.” Jorge Torrance, Instituto de Correção do Estado de Ilinois.
 
8.      Onde começa muitas vezes a intemperança?
Nota: A intemperança começa muitas vezes no lar. Muitas pessoas que não pensariam em servir há sua mesa vinho ou outro tipo de bebidas alcoólicas, abarrotam-na de comidas que lhes despertam a sede de bebida forte; usam chá  e café, nocivos condimentos, pesadas pastelarias e alimentos excessivamente temperados, e coisas semelhantes.
 
9.      Que não herdarão os consumidores de bebidas alcoólicas, juntamente com outros ímpios?
Rª: “Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.” 1ª Coríntios 6:9,10.
 
José Carlos Costa, pastor