1 de fevereiro de 2013

SINAIS DOS TEMPOS

      1.      Por que reprovou Cristo os fariseus e saduceus?
Rª: “E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?” Mat. 16:3.
2.      Que sinal foi predito pelo profeta pelo profeta Isaías pelo qual Cristo, quando do Seu primeiro advento, poderia ser conhecido como o Messias?
Rª: “Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” Mat. 1:22,23.
3.      Onde disse o profeta que Cristo nasceria?
Rª: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miqueias 5:2. Para o cumprimento, ver Mateus 2:1.
4.      Que profeta predisse a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém?
Rª: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.” Zac. 9:9. Para o cumprimento, ver Mateus 21:4,5.
5.      Que pergunta concernente à Sua segunda vinda, fizeram a Cristo os discípulos?
Rª: “E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” Mat. 24:3.
6.      Como, segundo Lucas, respondeu Cristo a esta pergunta?
Rª: “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.” Lucas 21:25,26.
7.      Quais, segundo o relato de Mateus, disse Cristo iriam ser os sinais no Sol, na Luas e nas estrelas?
Rª: “E, logo depois da aflição daqueles dias, o Sol escurecerá, e a Lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu.” Mat. 24:29.
8.      Em que linguagem alguns profetas do Velho Testamento já haviam predito esses sinais?
Rª: “E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.  O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.” Joel 2:30,31.
“O sol e a lua enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor.” Joel 3:15.
“Porque as estrelas dos céus e as suas constelações não darão a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não resplandecerá com a sua luz.” Isaías 13:10.
“E sucederá que, naquele dia, diz o Senhor DEUS, farei que o sol se ponha ao meio dia, e a terra se entenebreça no dia claro.” Amós 8:9.
9.      Quando se escureceu o Sol e a Lua?
Rª: A 19 de Maio de 1780.
Comentários: “O dia 19 de Maio de 1780, foi um dia notavelmente escuro. Acenderam-se luzes em muitas casas. Os pássaros deixaram de cantar e desapareceram. As aves retiraram-se para os seus poleiros. Todos acreditavam que havia chegado o dia do juízo. A Câmara de Connecticut teve que suspender a sessão em Hartford, impossibilitada de tratar dos seus negócios.” – Presidente Dwight, em Connecticut Historical Collections.
“Em alguns lugares tornou-se impossível, durante várias horas, lerem-se ao livre simples caracteres impressos. Os pássaros entoavam as suas canções nocturnas, desapareciam e ficavam silenciosas; as aves domésticas buscavam os seus poleiros e o gado, a estrebaria; nas casas acendiam-se as luzes. O escurecimento começou por volta das dez horas da manhã e durou até à meia-noite, mas com intensidade e duração diversas que vários lugares. … A verdadeira causa deste notável fenómeno é desconhecido.” – Dicionário de Wesbter, edição de 1809.
Diz Herschel, o grande astrónomo inglês: “O dia escuro da América do Norte foi um dos mais extraordinários fenómenos da Natureza, que será sempre lido com interesse, mas a Ciência é incapaz de explicar.”
“A escuridão da noite seguinte foi provavelmente tão profunda e densa como a que mais o fosse, desde que o Altíssimo criou a luz até então; faltava-lhe apenas ser palpável, para ser tão extraordinário como aquela que cobriu a terra do Egito nos dias de Moisés. … Se todos os corpos luminosos do Universo tivessem sido envolvidos em sombras impenetráveis, ou apagados da existência, dir-se-ia que as trevas não pudessem ser mais completas. Uma folha invisível como o mais negro veludo.” Carta do Dr. Samuel Tenney, of Mass. Historical Society, Vol. 1, 1792.
“A escuridão da noite foi tão sobrenatural como a do dia que lhe antecedeu, pois, que, conforme declara o Dr. Adams, ´a lua fora cheia no dia anterior.´”
10.  Quando ocorreu a notável exibição da queda de estrelas?
Rª: No dia 13 de Novembro de 1833.
Notas: “Escrevendo sobre esse memorável acontecimento, o famoso astrónomo e meteorologista, Prof. Denison Olmsted, da Universidade de Yale, disse: ´Os que tiveram a felicidade de testemunhar a exibição de estrelas cadentes na madrugada de 13 de novembro de 1883, viram provavelmente a maior demostração de fogos celestes que já houve desde a criação do mundo, ou pelo menos nos anais compreendidos nas páginas da História ….A extensão da chuva foi tal que cobriu parte considerável da superfície terrestre, desde o centro do Atlântico, a Leste, até ao Pacífico, a Oeste; e desde a costa norte da américa do Sul, até às longínquas regiões das possessões britânicas do Norte, o espectáculo foi visível, apresentando por toda a parte quase o mesmo aspeto.” – Enciclopédia americana, artigo, “Meteoros.”
11.  Chegamos nós ao tempo da “angústia das nações, em perplexidade”?
Rª: Todas as pessoas podem constatar que o mundo vive actualmente tempos de instabilidade, e que os homens estão perplexos e confusos em face das condições imperantes em todo o mundo.
Há os que tem pesadelos, os que querem fugir da terra, os que desejam refundar a humanidade, os que querem construir um abrigo, os que se preparam para sobreviver a uma catástrofe de dimensões mundiais.
12.  Há hoje “homens desmaiando de terror, na expetação das coisas que sobrevirão ao mundo?
Rª: “Em cada embaixada sente-se os governantes com o rosto pálido e mãos trémulas, observando o desesperados as condições sociais, guerras, conflitos e crises de toda a ordem que têm diante da vista.” Lloyd Geroge.
13.  Que dizer do bramido do mar e das ondas?
Rª: Tsunamis, tempestades no mar, ciclones, tornados e furacões em terra, para temor de todos se têm tornado mais frequentes nos últimos anos, levando a uma apreensão generalizada.
14.  Que, segundo a profecia de Daniel, deveria caracterizar o tempo do fim?
Rª: “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” Daniel 12:4.
Nota: o tempo do fim começou em 1798. Ver Dan. 7:25; 11:35; 12:4 e 9. Desde então tem havido notável progresso de todos os conhecimentos, tanto científicos como religiosos. Os homens correm, “de um lado para o outro” tanto no mundo como na Palavra de Deus. as profecias de Daniel são agora compreendidas. Desde 1798 cinco grandes sociedades bíblicas foram organizadas; merecem menção especial a Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira e a Sociedade Bíblica Americana que editam a Escritura Sagrada em língua inglesa, versões dos originais, sendo depois traduzidas para todas as línguas e dialectos do mundo,
15.  Que foi predito da condição moral do mundo nos últimos dias?
Rª: “1  SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2  Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3  Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4  Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5  Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” 2ª Tim. 3:1-5.
16.  Que são todos admoestados a fazer quando esses sinais aconteçam?
Rª: “Por isso, vós apercebidos também; porque o Filho do homem há-de vir à hora em que não penseis.” Mat. 24:44.
Apelo: Por que espera? Estamos no declinar do tempo e começo da grande Esperança. Louvado seja Deus!
José Carlos Costa, pastor