23 de fevereiro de 2013

O Crente e a Saúde – 2


1.      Que desejou para Gaio o apóstolo João?
Rª: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” III João 2.
2.      Que prometeu Deus ao Seu povo na antiguidade?
Rª: “E servireis ao SENHOR vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e eu tirarei do meio de vós as enfermidades.” Êxodo 23:25.
3.      Sob que condições foi prometido o livramento de doenças?
Rª: “E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.” Êxodo 15:26.
4.      Que diz o salmista que o Senhor faz por Seu povo?
Rª: “Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades.” Salmo 103:3.
5.      Em que consistia grande parte do ministério de Cristo?
Rª: “O (Jesus) qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo.” Atos 10:38, “E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás tinha presa?” Lucas 13:16.
Nota: estas e tantas outras passagens bíblicas revelam que a doença não tem causa em Deus. Jesus foi O curador. A causa da doença e do mal é o diabo.
6.      Por que deve ser conservada a saúde do corpo?
Rª: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1ª Coríntios 6:20.
7.      Que é dito ser o corpo do crente?
Rª: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” 1ª Coríntios 6:19.
8.      Que fará Deus aos que contaminarem esse templo?
Rª: “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” 1ª Coríntios 3:17.
9.      Criou Deus o homem para ter uma alimentação não-vegetariana?
Rª: “E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.” Génesis 1:29.
10.  Porque restringiu Deus a alimentação dos hebreus?
Rª: “Porque és povo santo ao SENHOR teu Deus; e o SENHOR te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.
(Lv 11:1-23) Nenhuma coisa abominável comereis.” Deuteronómio 14:2,3.
Nota: Tanto o corpo como a mente são afectados pelo que comemos.
11.  Que elevado propósito deve controlar os nossos hábitos de vida?
Rª: “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” 1ª Coríntios 10:31.
A considerar: “Se os homens fossem hoje em dia simples nos seus hábitos, vivendo em harmonia com as leis da Natureza, como faziam Adão e Eva no princípio, haveria abundante provisão para as necessidades da família humana. Haveria menos necessidades imaginárias, e mais oportunidades de trabalhar em harmonia com os desígnios de Deus. Mas o egoísmo e a condescendência com os gostos naturais têm trazido pecado e miséria ao mundo, por excesso de um lado e carência de outro.” Desejado de Todas as Nações, p. 350, E.G.White – Publicadora Atlântico – Portugal.

 
José Carlos Costa, pastor