22 de março de 2013

Receber o Espírito Santo

6 – Espera em Deus e deixa que o Espírito Santo exerça controle e dê força para viver a vida cristã.
Cada dia pode ser uma emocionante aventura para o cristão. Para que isso aconteça, no entanto, tens que estar sob o controlo do Espírito Santo. É triste que muitos cristãos se satisfaçam com o facto de se terem tomado cristãos e não pensem em prosseguir o seu caminho para uma vida vitoriosa, andando no Espírito (isto é, vivendo sob o controlo do Espírito).
O Espírito Santo não é uma coisa ou uma força, não é um fantasma – uma forma etérea e sombria. Não é um sentimento místico, estranho, indefinido; também não é uma presença cósmica, impessoal e fria.
O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Trindade Divina: Pai, Filho e Espírito Santo. É uma Pessoa real com personalidade e sentimentos. Podemos desobedecer-lhe, pode ser magoado, amado, honrado, adorado. Pode comunicar connosco. Tem inteligência, vontade e emoções infinitas. Possui toda a natureza divina de Deus, é em todos os aspectos, igual a Deus Pai e a Deus Filho. E está pronto a assumir o controlo sobre a tua vida se tu deixares.
 
Para que veio o Espírito Santo?
Antes de Jesus deixar a Terra, depois da Sua ressurreição, reuniu os seus discípulos e disse-lhes que quando voltasse para o Céu lhes enviaria o Espírito Santo.
O Espírito Santo haveria de habitar em cada cristão! Na verdade, o mesmo poder que fez Cristo ressuscitar de entre os mortos poderia passar a controlar a vida de cada cristão.
A actuação do Espírito Santo na vida dos cristãos assume muitas formas diferentes.
Para começar, Ele convence-nos do nosso pecado. Quando controla as nossas vidas, um dos efeitos que isso provoca é a purificação.
Também tira as dúvidas – aquelas interrogações incómodas sobre a nossa salvação. Convence-nos de que somos realmente filhos de Deus – tal como a Bíblia o diz.
O Espírito Santo torna real a presença de Jesus em nós. Quando Jesus esteve na terra, passou muito tempo com os Seus discípulos. Ensinou-os e respondeu ás suas perguntas. Foi o amigo mais íntimo que eles tiveram. Não é por acaso que, quando Jesus os deixou, eles ficaram tão tristes. Foi a eles que Jesus disse: "E eu hei-de pedir ao Pai que vos envie um outro para vos ajudar, o Espírito de verdade, que há-de viver para sempre convosco." (Bíblia, João 14: 16,17). Ele veio, como Jesus prometera, e tem estado, desde então, com os discípulos de Jesus, tornando Jesus tão real para o cristão como se Ele ainda estivesse aqui na terra.
“A eficiência do Espírito Santo é que torna eficaz o ministério da palavra. Quando Cristo fala por intermédio do crente, o Espírito Santo prepara o coração dos ouvintes para receber a palavra. O Espírito Santo não é um servo, mas um poder que rege. Ele faz com que a verdade resplandeça no espírito, e fala através de todo discurso em que o crente se entrega à operação divina. É o Espírito que envolve a alma numa santa atmosfera, e fala ao impenitente mediante palavras de advertência, indicando-lhe Aquele que tira o pecado do mundo.” Obreiros Evangélicos, p. 155
Mas o Espírito Santo faz muitas outras coisas:
Ele ensina-nos. Ele ajuda-nos quando não sabemos como orar – orando Ele, na verdade, através de nós. "Da mesma maneira, também o Espírito nos ajuda a nós que somos fracos. Com efeito nós não sabemos orar como convém, mas o próprio Espírito pede a Deus por nós com gemidos que não se podem explicar." (Bíblia, Romanos 8:26).
Ele dá-nos poder – poder sobrenatural. Jesus prometeu aos Seus discípulos: "Porém, receberão o poder do Espírito Santo que descerá sobre vocês..." (Bíblia, Actos 1:8).
Poder para quê? Bem, para muitas coisas, mas em especial, para serem testemunhas de Jesus. Controlados pelo Espírito Santo, aqueles discípulos deixaram de ser um bando de homens derrotados, covardes e sem líder e transformaram-se num exército corajoso de guerreiros espirituais que desafiou e derrotou as forças infernais que escravizavam o mundo.
Talvez a coisa mais maravilhosa que o Espírito Santo faz é produzir em nós a vida de Jesus. Quando permitimos que O Espírito Santo controle a nossa vida, Jesus, em todo o Seu carácter e personalidade, tem plena liberdade para viver em nós. Ele passará a viver e a amar através de nós. E começamos a ver e a sentir na nossa vida aquilo a que a Bíblia chama "fruto do Espírito", ou seja: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e auto-domínio.
Isto não vai acontecer da noite para o dia, da mesma maneira que nenhuma árvore dá frutos de um dia para o outro. Dia a dia, porém, vais ver a tua vida começar a mudar ao assumir o carácter de Jesus. E isso é sensacional.
Cheio do Espírito Santo
No momento exacto em que nascemos de novo, o Espírito Santo fixa residência na nossa vida. Isto não significa, contudo, que se tenha ficado logo "cheio" do Espírito Santo. Estar cheio do Espírito Santo significa ser controlado e dotado de capacidades por Ele. Significa que passamos a depender do poder de Deus para transformar a nossa vida, em vez de sermos nós a fazê-lo. Só recebemos esse poder quando cedemos ao Espírito Santo os direitos sobre a nossa vida e permite que Ele a controle.
Não é possível viver a vida cristã pela própria força, com base na Autodeterminação e na Autodisciplina. Só Jesus foi capaz de viver uma vida perfeita. Somente na medida em que Ele vive em nós, através do Seu Espírito, seremos capazes de viver vitoriosamente.
Como ser um canal do Espírito Santo?
Da mesma maneira em que uma barragem vai buscar a sua força, aos milhares de toneladas de pressão exercida pela água, que vão movimentar as enormes turbinas, gerando electricidade. Assim o Espírito Santo se movimenta por meio das turbinas espirituais de cada cristão, gerando um poder e força inacreditáveis.
Estar cheio do Espírito Santo pressupõe uma completa rendição, uma submissão total, e sem reservas, da vontade própria a vontade de Deus. Não se trata de um acontecimento isolado – é um processo contínuo. O apóstolo Paulo escreveu aos seus amigos da cidade de Éfeso e ordenou-lhes: “Deixem-se mas é encher do Espírito de Deus." (Bíblia, Efésios 5:18).
Mas porque precisamos nós de ser continuamente cheios com o Espírito?
Quando entristecemos o Espírito Santo, devido a desobediência, a acções ou palavras impróprias… etc. Ele afasta-se e com isso o seu poder através de nós é prejudicado.
Quando isso acontece, devemos nos arrepender, pedir perdão a Deus e entregar, novamente, ao Seu Espírito o controlo da nossa vida.
O recém-nascido respira pela primeira vez logo que sai do ventre da mãe, mas se não continuar a respirar depois disso, morrerá. Da mesma maneira a “Respiração espiritual” significa expirar qualquer coisa que O entristeça, que O impeça de agir em nós, e inalar o poder do Espírito Santo.
Temos que exalar as impurezas do pecado na nossa vida, a isto chama-se confissão, admitir perante Deus que pecámos, agindo de forma contrária a Palavra; admitindo isso diante Dele. Depois agradecer, imediatamente, o perdão que é concedido por Jesus Cristo.
É possível que, até agora o Espírito Santo tenha sido apenas um "hóspede" na tua vida (lembra-te de que Ele veio habitar em ti no momento em que te tornaste cristão). Mas Ele quer ser mais que um simples hóspede, quer ser o Dono da tua vida, quer que lhe dês livre acesso à biblioteca da tua mente, á sala de jantar dos teus apetites, a sala de estar dos teus relacionamentos e ao salão de jogos da tua vida social. Ele quer ainda ser convidado a entrar naqueles pequenos quartos nos quais te escondias para praticar actos errados.
Em resumo, Ele quer controlar totalmente a tua vida. Isto parece ser uma entrega muito importante. E é! Porém, em troca de Lhe entregares a tua vida, o Espírito Santo dar-te-á a força sobrenatural para vencer o pecado, com uma vida plena, com significado, e com as extraordinárias características do próprio Senhor Jesus – amor, alegria, paz, paciência e bondade.
 
Tal como a tua salvação, este enchimento com o Espírito Santo é uma dádiva de Deus, não podes conquistar qualquer destas dádivas por mérito próprio. Ambas se recebem pela fé numa entrega completa da sua vontade a Deus.
 
Queres ficar cheio do Espírito Santo? Não é preciso ir procurá-lo ou esperar por Ele. Ele já habita em ti e está a espera que permitas que Ele assuma o controlo da sua vida.
Se é isso que realmente desejas, do fundo do coração, diz simplesmente a Deus que estás pronto a ser cheio do Espírito Santo, aceita pela fé o Seu poder e agradece-lhe. Toda a força de Deus será tua quando passares a viver a tua vida controlada pelo Espírito Santo.
7 – Reunir-se com outros Cristãos para crescer, amadurecer no Espírito Santo.
Uma das formas mais práticas que Deus tem para nos ajudar a crescer espiritualmente é através do nosso relacionamento com outros cristãos. Isso significa passar tempo com outros que crêem como nós, conhecê-los, orar e louvar a Deus juntamente com eles, enfim, conviver com outras pessoas que amam Jesus Cristo.
Numa fogueira, vários pedaços de madeira juntos a arder produzem bastante calor durante bastante tempo. No entanto, se for retirado um deles, esse pedaço de madeira, sozinho, apaga-se.
Os cristãos têm que estar juntos ou o fogo do entusiasmo poderá apagar-se.
"E não faltemos as nossas reuniões. Alguns têm por hábito faltar. Pelo contrário, animem-se uns aos outros cada vez mais..." (Bíblia, Hebreus 10:25).
O melhor local para encontrar essa amizade com outros cristãos é numa igreja da área de residência. Nessa igreja é possível receber o ensino são da Palavra de Deus e experimentar a alegria de O adorar.
Ao procurar a igreja, é necessário a resposta a algumas perguntas como meio de avaliar qual a igreja que mais lhe convém:
- Qual a posição da igreja em relação à Palavra de Deus? Afirma que a Bíblia foi inspirada por Deus? Isso é ensinado aos membros dessa igreja?
- Qual a posição da igreja em relação a Jesus Cristo? Reconhece-o como Filho de Deus, Deus Homem, sem pecado, que morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou de entre os mortos?
- Qual a posição da igreja em relação a Deus Pai? Reconhece-o como Deus amoroso e misericordioso, mas também como Pai justo e severo que merece o nosso temor, adoração e louvor?
- Qual a posição da igreja em relação ao Espírito Santo? Reconhece-o como uma Pessoa Divina, e não como uma mera força ou influência espiritual?
- Como é o relacionamento entre os cristãos? São pessoas bondosas, cuja vida atrai a atenção e o respeito da comunidade?
 
Pede a Deus ajuda para encontrar uma boa igreja, na qual possas ter a comunhão necessária e oferecer a Deus o louvor que Ele merece.
CRESCER. Tal como acontece com as crianças, talvez tenhamos algum receio de crescer, mas quando o crescimento realmente se dá, ficamos contentes. O crescimento como cristão traz glória a Deus e permite que Ele nos abençoe com a Sua Presença - e essa Presença traz bênçãos.