26 de março de 2013

O que queremos dizer com o termo Trindade?

Definições adequadas da natureza de Deus, a natureza da Trindade, e a pessoa e natureza de Jesus Cristo são pré-requisitos para entender as muitas Escrituras relativas à divindade de Cristo.
1. Deus:
As Escrituras ensinam que Deus é pessoal, inteligente, amoroso, justo, fiel, eterno, criativo, e em interacção dinâmica com Sua criação. Os atributos de Deus podem ser resumidos em dois grupos: atributos gerais e atributos morais. Robert Passantino declara “Deus [de acordo com seus atributos gerais] é sem igual, eterno, imutável, Omnipotente, omniscientes, omnipresente, trino, espiritual e pessoal”. Ele continua “os atributos morais de Deus incluem sua santidade, retidão, amor e verdade”. O cristianismo ensina que Deus sustenta e rege o Universo no presente, e, como nós tentaremos mostrar, foi encarnado em Jesus de Nazaré.
 
2. Trindade:
Fora de toda a realidade ou existência, só Deus é tripessoal ou trino. Quando dizemos que Deus é trino, estamos nomeando a visão de Deus derivada de um panorama de passagens das Escritura que descrevem a natureza pessoal de Deus. Por triúno, do qual vem a palavra “Trindade”, queremos dizer que Deus é constantemente revelado eternamente como três pessoas (Pai, Filho, e Espírito Santo). Estas três pessoas compõem a Divindade, mas só há um Deus.
Nós não queremos dizer que:
(1) Há um Deus e três deuses.
(2) Há um Deus e uma pessoa com três nomes, modos ou manifestações.
(3) Há um Deus e uma pessoa que se tornou três pessoas separadas e sucessivas.
(4) Há três deuses que estão numa “família”.
(5) Deus é esquizofrénico.
A doutrina bíblica da Trindade pode ser resumida desta forma:
O verdadeiro Deus, como já estabelecido (Is. 43:10; Deut. 6:4), é composto do Pai, Filho, e Espírito Santo. Cada membro da divindade é chamado “Deus” na Bíblia. O Pai recebe o nome de Deus (Gál. 1:1; Ti. 1:4; etc.). O Filho, ou Palavra (logos), é chamado repetidamente de Deus em versículos como João. 1:1,14; Atos. 20:28; João. 20:28; Tit. 2:13; Heb. 1:8, etc. O Espírito Santo é identificado como Deus em várias Escrituras (At. 5:3-4; 1 João. 4:2,3; Heb. 10:15,16). O conceito da unidade dentro da Trindade é visto em um versículo como Mat. 28:19, onde o Pai, Filho, e Espírito Santo incluem um “nome” (singular em grego).
Neste post nós não estamos a tentar defender a doutrina da Trindade. Uma vez que uma pessoa acredita na divindade de Cristo, crê na existência de Deus como Pai, Filho, e Espírito Santo normalmente não é um problema. Para a pessoa que quiser pesquisar o que a Bíblia diz sobre a Trindade, estude os seguintes versículos (Mt. 3:16,17; Mc. 1:9-11; Lc. 1:35; 3:21,22; Jo. 3:34-36; 14:26; 16:13-15; At. 2:32,33; 38,39; Rm. 15:16,30; ICo. 12:4-6; IICo. 3:4-6; 13: 14; Ef. 1 :3-14; 2:18-22; 3:14-17; 4:4-6; 2 Ts. 2:13,14; ITm. 3:15,16; Hb. 9:14; 10:7; 10-15; IPd. 1:2; para dizer alguns).
3. Jesus Cristo:
“Jesus Cristo” é um nome e um título. O nome Jesus é derivado da forma grega do nome Jeshua ou Joshua que significam “Jeová-salvador” ou “o Senhor salva “. O título Cristo é derivado da palavra grega para Messias (ou o Mashiach hebraico – Daniel 9:26) e significa “ungido “. Dois ofícios, o rei e sacerdote, são envolvidos no uso do título Cristo. Aquele título aponta a Jesus como o sacerdote e rei prometido das profecias do Velho Testamento.  Além isso, acreditamos que Jesus possui duas naturezas, a humano e a divino; assim cremos na idéia de que Jesus é completamente Deus (em natureza) e ainda completamente humano – Deus revelado na forma humana.
A Bíblia descreve a natureza dupla de Jesus como Deus e homem assim:
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus [sua natureza divina], não julgou como usurpação o ser igual a Deus [o Pai]; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo [forma número dois, sua natureza humana], tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus [o Pai] o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre [adore] todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor [Deus Filho] , para glória de Deus Pai” (Fl. 2. 5-11. ARA)
- Extraído de “Jesus: uma defesa bíblica de Sua divindade”, de Josh McDowell e Bart Larson. IN: http://logoshp.6te.net/tjtrinq.htm