13 de março de 2013

É JESUS O SEU SALVADOR?

Ler: 1ª Tim. 1:15; Atos 4:12; 2ª Cor. 5:18,19; 5:21; João 15:5

Como é que se pode entrar nessa amizade íntima com o Deus do universo? Da mesma forma que há certas leis físicas que governam este universo físico – leis que fazem o sol nascer e a chuva cair – também há certas leis espirituais, certas verdades que governam o nosso relacionamento com Deus. Quem se submeter a essas leis, permitirá que Cristo se torne o seu Salvador:
 
1ª - DEUS AMA-TE E OFERECE-TE UM PLANO MARAVILHOSO PARA VIVERES A TUA VIDA. O AMOR DE DEUS: "Deus amou de tal modo a humanidade que lhe entregou o seu Filho único, para que todo aquele que acreditar no Filho de Deus não se perca, mas tenha a vida eterna." (João 3:16) O PLANO DE DEUS: "Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância" Saber simplesmente que Deus nos ama e que tem um plano maravilhoso ao nosso dispor não é suficiente.
2ª - O HOMEM É PECADOR E ESTÁ SEPARADO DE DEUS.
Por causa disso, o homem não pode conhecer nem experimentar o amor de Deus, nem o plano que Deus tem para a sua vida. "Todos pecaram e ficaram longe de Deus." (Romanos 3:23). O homem foi criado para estar em comunhão com Deus. Deus quer que tu estejas em comunhão e em íntima amizade com Ele; o mesmo tipo de comunhão e amizade que Adão e Eva tinham com Deus no Jardim do Paraíso, antes do pecado entrar no mundo. Ali, aqueles dois amigos de Deus conversavam com Ele ao fim da tarde, falando directamente com o seu Criador, como os filhos falam com o pai. Infelizmente, Adão e Eva decidiram traçar o seu próprio caminho, em vez de seguirem o caminho de Deus. Romperam a sua amizade com Deus e, desde então, o homem tem escolhido seguir o seu caminho independente de Deus. Às vezes, essa vontade própria toma a forma de uma rebelião aberta contra Deus e as Suas leis. Por vezes, expressa-se numa indiferença passiva para com Deus.
O homem está separado:
"A paga que vem do pecado é a morte" (Romanos 6:23) – separação espiritual de Deus. Deus é santo e o homem pecador, separa-os um grande abismo. Não é por boas acções, por esforço próprio, viver uma vida decente, adoptar uma certa filosofia ou até mesmo praticar uma determinada religião, que chegamos a Deus.
3ª A PESSOA DE JESUS CRISTO É A ÚNICA SOLUÇÃO, PARA CURAR O PECADO DO HOMEM.
 
Ele é o único meio de ultrapassarmos esse abismo que separa o homem de Deus. Através de Jesus, podemos conhecer e experimentar o amor de Deus e o Seu plano para a nossa vida.
 
MORREU EM NOSSO LUGAR:
"Deus mostrou-nos até que ponto nos ama, pois, quando ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós." (Romanos 5:8)
 
RESSUSCITOU DOS MORTOS:
"...Cristo morreu pelos nossos pecados, conforme o que está na Sagrada Escritura. Foi sepultado e, no terceiro dia, ressuscitou, como também está na Sagrada Escritura. Apareceu a Pedro e, a seguir, ao grupo dos doze. Apareceu ainda a mais de quinhentos crentes de uma só vez..." (I Coríntios 15:3-6)
 
O ÚNICO CAMINHO PARA DEUS:
"Jesus respondeu-lhe: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode chegar ao Pai sem ser por Mim." (João 14:6)
 
4ª PRECISAMOS INDIVIDUALMENTE, DE RECEBER JESUS CRISTO COMO NOSSO SALVADOR.
Então e só então poderemos conhecer e experimentar o amor de Deus e o seu plano para a nossa vida. Precisamos de receber Cristo: “Àqueles que o receberam e acreditaram nele (isto é receberam Jesus) deu (Deus) o privilégio de se tornarem filhos de Deus.” (João 1:12)
PRECISAMOS RECEBER CRISTO POR MEIO DA FÉ:
"Foi por amor que vocês foram salvos, mediante a fé. Não foram vocês que conquistaram a salvação. Ela é um dom de Deus. Não foi obra vossa; portanto, ninguém se pode gabar disso." (Efésios 2:8.9)
QUANDO RECEBEMOS CRISTO, EXPERIMENTAMOS UM NOVO NASCIMENTO:
"Jesus respondeu-lhe: Fica sabendo que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo." (João 3:3)
 
RECEBEMOS CRISTO POR UM CONVITE PESSOAL:
"Olhem que eu estou a porta e chamo. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entro em sua casa, janto com ele e ele comigo." (Apocalipse 3:20).
Receber Cristo significa voltarmo-nos para Ele e deixar que Ele faça parte da nossa vida. Para fazer isso, é preciso voltar as costas ao nosso pecado. Não somos capazes de fazer isso pelos nossos próprios esforços. O que temos que fazer é dispormo-nos a abandonar o pecado e entregarmos a Cristo o direito de controlar a nossa vida. Então. Expressando a nossa fé (isto é, a nossa confiança pessoal em Ele), convidamos Jesus a entrar na nossa vida e ser Senhor dela. Embora isto pareça muito difícil é de facto uma coisa bem simples, pois a salvação é gratuita, só temos que a pedir e receber num acto de vontade própria e sinceridade.
Até que ponto chega a salvação alcançada em Cristo?
Rª: “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Heb. 7:25
Que devemos fazer tendo um Salvador assim?
Rª: “Graças a Deus pelo seu dom inefável!” 2ª Cor. 9:15
José Carlos Costa, pastor