15 de março de 2010

A VIDA ETERNA

1.Que preciosa promessa faz Deus aos seus filhos?
“ E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” 1ª João 2:25
Nota: Esta é a promessa, numa mensagem anterior (1:5) há uma expressão semelhante. Primeiro dá-se a segurança da promessa, e posteriormente se dá a promessa. A promessa é feita por “Ele”, por Cristo, mediante quem se fazem e se cumprem todas as promessas de Deus (2ª Cor. 1:20). algumas das promessas referentes à vida eterna encontram-se nos Evangelhos (Mat. 5:1-12; João 3:15-17; 6:47; etc.).
2.Como podemos alcançar a vida eterna?
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
3.Quem tem a vida eterna?
“ E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.” 1ª João 5:11
Nota: “O testemunho”, o testemunho consiste na dadiva divina da vida eterna mediante a Pessoa do Filho de Deus, Jesus Cristo. Esta dádiva é a mais eficaz de todos os testemunhos da verdade de Deus. É um feito hisórico Jesus incarnou, o crente recebe na conversão o testemunho da oferta de Deus, ou então, não passou pela conversão. Conversão é possível só por Jesus (João 14:6).
4.Porque razão depois do pecado o homem foi afastado da árvore da vida?
“Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Ora, não suceda que estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente.” Génesis 3:22.
Nota: Depois que o homem pecou foi necessário evitar que o homem voltasse a comer do fruto da árvore da vida, para não se converter numa pessoa imortal. Pelo pecado o homem ficou sob o poder da morte. O fruto que produzia a imortalidade agora só poderia provocar dano. A continuar a comer produziria o dano de um pecador condenado à morte, viver uma estranha vida, não uma vida tal como Deus a tinha concebido. Negar ao homem o acesso a esta árvore da vida, foi um acto da misericórdia de Deus, talvez não apreciado por Adão naquele tempo, mas pelo qual ficaria agradecido o mundo futuro.
Ao participar nos emblemas do sacrificio de Cristo, temos o privilégio de comer pela fé do fruto daquela árvore, e de perspectivar a promssa de comer da árvore da vida (Ap. 22:2,14) com todos os redimidos no Paraíso de Deus.
5.Que prometeu Cristo ao vencedor?
“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.
6.A que é comparada a vida dos redimidos?
“Porque os dias do Meu povo serão como os dias da árvore, e os Meus eleitos, gozarão das obras das suas mãos.” Isaías 65:22
Nota: Compreendeu agora porque razão os dias do povo de Deus são comparados aos dias da árvore?
Se estão no Paraíso que árvore será essa?
7.Quando será concedida aos santos a imortalidade?
“Eis aqui vos digo um mistério: Nem todos dormiremos mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade.” 1ª Coríntios 15:51-53.
Nota: Ao aceitar a Cristo o crente recebe “a vida eterna, que estava com o Pai,” e essa vida eterna ele retém enquanto Cristo habitar em seu coração pela fé. Esse maravilhoso dom poderá ser perdido se deixarem de manter a fé que se apossa de Cristo. Por ocasião da ressurreição, é conferida a imortalidade aos que tenham dormido em Cristo, tornando-se assim a posse da vida eterna um aconteciemnte permanente.