10 de março de 2010

QUANDO DEUS DIRIGE

Sempre me questionei sobre como podemos ter certeza da direção de Deus nas decisões que fazemos. Quais são os princípios para receber a direção de Deus? Como sabermos se estamos seguindo a Sua vontade e não a nossa? Na lição de hoje, exploraremos os quatro princípios bíblicos para recebermos a direção de Deus. Descobriremos um Deus que sabe todas as coisas, que deseja guiar Seus filhos em suas decisões e como podemos estar abertos para compreender Sua vontade e deixá-Lo dirigir nossa vida.

1. Que três coisas Deus promete fazer por nós? Leia o texto abaixo e escreva sua 
resposta nas linhas abaixo.
“Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as Minhas vistas, te darei conselho.” (Sl 32:8).

Deus promete que vai ______________________.

2. Quão constante é a direção de Deus? Escreva sua resposta nos espaços em branco abaixo.
“que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até a morte” (Sl 48:14).

Deus promete nos guiar-nos todos os dias e mesmo até a _________________________ .

PRINCÍPIO 1—ORAÇÃO

3. Que convite nos faz Deus para recebermos Sua direção?
“Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida.” (Tg 1:5).

Deus nos convida a pedir (o quê?)___________________________.

Há períodos na vida em que oramos a respeito de alguma decisão e questionamos se 
estamos ou não recebendo a direção de Deus ou simplesmente seguindo nossa vontade. 
A resposta de Deus, geralmente, vem no crescimento de nossas convicções, não em ações impulsivas. A impressão divina é uma constante e crescente consciência de que Deus 
quer que façamos algo, não uma impressão momentânea que pode estar conosco hoje e desaparecer amanhã.

PRINCÍPIO 2 — CONSELHO

4. Como Deus equilibra nossas convicções para nos ajudar a evitar as decisões 
erradas?
“Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança” (Pv 11:14).
“Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito” (Pv 15:22).
Deus nos dá para ajudar-nos a tomar boas decisões.
Se formos sábios, quando tivermos decisões importantes a tomar, procuraremos seguir conselheiros devotos.

PRINCÍPIO 3 — PROVIDÊNCIA

5. Ao buscarmos a direção de Deus em oração e estarmos abertos aos conselhos 
divinos, que instrução específica é dada por Deus para conhecer a Sua vontade?
“Dá-Me, filho Meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos Meus caminhos.” (Pv 23:26).
“Vinde e vede as obras de Deus: tremendos feitos para com os filhos dos homens!” (Sl 66:5)

Deus nos convida a ______________________

Quando buscamos a Sua vontade, a providência de Deus operará em nossa vida. 
Ao procurarmos as portas que Ele abre e observarmos os Seus caminhos, descobriremos 
a Sua vontade.

PRINCÍPIO 4 — A PALAVRA

6. Que ilustração usou o salmista para descrever a Palavra de Deus como fonte de Sua direção?
“Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para os meus caminhos.” (Sl 119:105).

Os princípios da Palavra de Deus são como uma ______________________

A vontade de Deus nunca nos levará para onde a Palavra de Deus não nos guia. Se tomarmos 
decisões que nos levem a direção contrária à Palavra de Deus, podemos ter certeza de 
que são nossas decisões e não dEle. Um princípio que deve ser dominante em discernir a 
vontade de Deus é a vontade de fazer qualquer coisa que Ele nos leva a fazer (Sl 40:8; 
MT 26:39; Hb 10:7). Outra maneira de termos certeza de que estamos seguindo a vontade de Deus e não a nossa, é estarmos dispostos a renunciar às coisas que mais desejamos para colocar a vontade de Deus em primeiro lugar. Somente quando submetemos nossas decisões e suas consequências a Ele, estaremos certos de Sua direção.

Deus deseja nos guiar. Ao seguirmos esses princípios bíblicos de direção, faremos boas 
 decisões para a glória de Seu nome e nossa vida será abençoada.