2 de março de 2010

A HERANÇA DOS SANTOS

Uma das questões passa um dia ou outro na nossa mente, especialmente, os que têm uma herança cristã, afinal o qual é a recompensa de ser cristão? É aqui que vamos começar.
1- Que recompensa promete Deus aos que O amam?
“Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.” 1ª Coríntios. 2:9
Nota: “Mas” (grego – allá – conjunção adversativa.) Ainda que os descrentes lhes pareça que a “sabedoria de Deus é mistério” (verso 7), Ele deu maravilhosa revelação da Sua sabedoria aos que O amam. Os descrentes ou incrédulos não discernem as riquezas da Sua graça, mas o cristão vê as coisas belas deste mundo como uma expressão do amor de Deus em relação ao homem e uma garantia da condição perfeita no futuro.
“As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam”. Os feitos físicos da existência são descobertos mediante os sentidos, que se usam para conhecer as coisas que nos rodeiam. O facto de que nem o olho, nem ouvido podem entender as coisas de Deus, prova que na realidade é necessário outras faculdades extra sentidos físicos para compreender as verdades espirituais (v. 10).
2- Como nos foram reveladas essas coisas?
“Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.” 1ª Coríntios. 2:10
Nota: “Porque Deus no-las revelou”. O plano de Deus compreende uma revelação continua aos seus das suas verdades. Os que amam a Deus desejam, querem saber mais da herança do Pai, deste modo investigam a verdade como se fosse um tesouro escondido. A terceira Pessoa da Trindades comunica-lhes sabedoria de uma qualidade que discerne as coisas de Deus.
3- Que recompensa aguarda o verdadeiro filho de Deus?
“Mas agora, libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna.” Romanos 6:22
4- Que ceifará aquele que semeia no Espírito?
“Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” Gálatas 6:8
5- Para que fim deu Deus o Seu Filho ao mundo?
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.
6- Que receberá aquele que vence a tentação?
“Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.” Tiago 1:12.
Nota: “suporta” – grego “kupoméño” – suportar com firmeza a “provação” implica qualquer situação que coloque à prova a fé e o carácter; sejam aflições, doenças, pobreza ou calamidades e, também a insinuação directa do pecado. Este verso coloca a ênfase na bênção que acompanha uma firme resistência que habilita a uma pessoa a sair ilesa das provas.
7- Que promessa é feita aos que andam rectamente?
“Porquanto o Senhor Deus é sol e escudo; o Senhor dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão.” Salmo 84:11.
8- Que hão de herdar os mansos?
“Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.” Salmo 37:11.
9- Que é prometido aos que são obedientes de forma disponível?
“Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra.” Isaías 1:19
10- Que deleites e alegrias aguardam o filho de Deus?
“Tu me farás conhecer a vereda da vida; na tua presença há plenitude de alegria; à tua mão direita há delícias perpetuamente.” Salmo 16:11.
Nota: “à tua direita”. A mão de Deus é generosa, pronta para dar eternas delícias aos seus filhos. Este caudal de delícias nunca terá fim; coexistirá com o Infinito. Este Salmo é uma maravilhosa expressão do que acontece à alma que elege a Deus, se deleita na Sua presença, repudia os deuses, Deus é-lhe mais que suficiente por isso n´Ele espera, agora e para sempre.
Espere em Deus, a espera do Santo é em si mesma uma santa esperança. Amem.