27 de março de 2010

APRENDER A TOLERAR

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” I Pedro 2:9
Inúmeras vezes tenho pensado por que razão tenho atitudes que ferem os que me são mais queridos, a minha família, os meus amigos, colegas e até os membros da minha igreja, aqueles com quem desejo viver por toda a eternidade?
Claro que encontramos sempre uma explicação mais ou menos plausível. Vivemos sob um grande stress, o trabalho, a vida da casa, o sentimento de que não somos amados ou compreendidos. Tudo isto é verdade, e são razões para perdemos a nossa natural capacidade de tolerar, com paciência e compreensão, certas atitudes, palavras, gestos que ofendem o nosso ser interior.
Mas será que são só estas as razões que estão na base de termos perdido ou estarmos em vias de perder a capacidade de tolerar?
Estou convencido que depois desta última pergunta, pensou: “Pouca leitura da Bíblia, pouca oração, pouco trabalho missionário.” É evidente que sem a leitura natural e desejada da Bíblia e da oração, não teremos grande força interior.
No entanto, estou convencido de que podemos ler a Bíblia todos os dias e orar intensamente sem que daí advenha efeito duradouro. Porquê? Porque não permitimos que o Espírito Santo leve o poder da Palavra de Deus e o bálsamo da oração ao nosso santuário interior, à sede dos nossos pensamentos, das nossas recordações e nos cure. Sim, precisamos de ser curados interiormente.
Curados de quê ?
De recordações da nossa infância e que nos fazem sofrer. Talvez tenha sido uma palavra proferida pelo nosso pai, ou mãe, por uma pessoa de família, ou até por um professor. Foi qualquer coisa que nos feriu. Essa ferida nunca cicatrizou, não está verdadeiramente curada.
Por essa razão temos pouca capacidade de tolerar... não fomos compreendidos, fomos postos de lado. Vimos um irmão ou irmã ser acarinhado, beijado, estimulado, mas a nós deram-nos um tratamento diferente, que nos magoou e continua a fazer mal.
E é esta passagem da Palavra Santa que nos vem dizer “vós”, quer dizer; cada um de nós, eu, tu. Somos raça de Deus, somos “geração eleita”, escolhidos, chamados, queridos, desejados pelo nosso querido e amado Pai Celestial.
O Senhor decidiu que tenhamos vida e que vivamos com um objectivo preciso. Ele tem um plano para cada um de nós, e esse plano passa por manifestarmos o Seu amor a todos aqueles que estão ao nosso redor – pai, mãe, filho, filha, irmãos na fé, pessoas com quem nos relacionamos. Deus deseja que sejamos pessoas transformadas, isto é: curadas.
Mas isto só é possível se aceitarmos profunda e sinceramente, que antes do nosso nascimento estávamos já no pensamento de Deus. Somos seres únicos para Ele. Não somos a cópia de ninguém. Seremos semelhantes a Cristo.