4 de março de 2010

PROMESSAS AO VENCEDOR

A Sagrada Escritura apresenta muitas palavras de encorajamento a viver uma vida vitoriosa. Vamos ler algumas, faremos em primeiro lugar uma pergunta.
1- A que somos encorajados a vencer?
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Romanos 12:21.
Nota: Em S. João 5:4 o que nos cumpre vencer é chamado “o mundo;” e em 1ª S. João 2:15-17 as coisas de que “o mundo” se compõe são mencionadas como “a concupiscências da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.”
2- Quem, unicamente, pode vencer o mundo?
“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo.” 1ª João 5:4.
3- Que nos dá a vitória em nosso conflito com o mundo?
“E esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1ª João 5:4.
4- Que promessas são feitas por Cristo ao vencedor?
a) Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore que está no meio do paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.
Nota: a inflexão do verbo em grego implica que a pessoa “persevera a vencer”. A vitória é um tema que se repete – como vemos nos textos a seguir – as promessas do Apocalipse têm sido muito preciosas para os perseguidos filhos de Deus ao longo dos séculos. No entanto, o contexto dos versos 2-6 sugere que esta vitória é em sentido muito especial sobre os que mesclam a verdade com mentira.
b) “O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apocalipse 2:11.
Nota: A segunda morte, contrasta com a primeira morte, que transitoriamente põe fim à vida presente, mas segundo a promessa de Deus haverá uma ressurreição tanto de “justos como...injustos” (Actos 24:15). A segunda morte será a extinção final do pecado e dos pecadores, e depois deste acontecimento não haverá mais ressurreição (Apoc. 20:14, cf. 21:8).
c)”Ao que vencer darei Eu a come do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que a recebe.” Apocalipse 2:17.
d) “Ao que vencer, e guardar até ao fim as Minhas obras, Eu lhe darei poder sobre as nações, e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiros, como também recebi de Meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã.” Apocalipse 2:26-28.
Nota: “reger” em grego poimáinõ, literalmente “pastorear”, ou seja governar (Mateus 2:6). A passagem é tomada do Salmo 2.9. Como os redimidos viverão e reinarão com Cristo, são apresentados como a partilhar a obra de Cristo (Apoc. 12:5; 20:4). A vara, corresponde aqui a um shébet em hebraico (Salmo 2:9), que pode significar uma vara, ou um cajado de um pastor (Salmo 23:4), um ceptro (Salmo 45:6), ou uma vara de castigo (Salmo 125:3). O contexto do Apocalipse 2:27 sugere que a “vara” aqui é símbolo do governo.
e) “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos.” Apocalipse 3:5.
f) “A quem vencer, Eu farei coluna no templo do Meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do Meu Deus, e o nome da cidade do Meu Deus, a Nova Jerusalém, que desce do Céu, do Meu Deus, e também o Meu novo nome.” Apocalipse 3:12.
g) “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no Meu trono; assim como Eu venci, e Me assentei com Meu Pai no Sue trono.” Apocalipse 3:21.
5- Em que promessa se resumem todas estas que acabamos de mencionar?
“Quem vencer, herdará todas as coisas; e Eu serei seu Deus, e ele será Meu filho.” Apocalipse 21.7.
Nota: Eis as inexcedíveis promessas, grandes e preciosas, ao vencedor, em número de oito. Elas abrangem tudo – vida eterna, saúde, felicidade e um eterno lar. Que mais se poderia pedir?