14 de março de 2010

JESUS E O SÁBADO

Algumas pessoas acreditam que Jesus veio para abolir o sábado. O oposto é verdade. Jesus não veio para acabar com a lei, veio para cumpri-la (veja Mt 5:17). Cumprir significa dar sentido. Jesus não veio para abolir o sábado. Ele veio dar-lhe sentido. Os líderes judeus de Seu tempo impuseram restrições desnecessárias sobre o sábado, que se tornou um fardo; o sábado era, freqüentemente, um jugo, uma prisão.
Jesus veio para livrar o sábado das práticas absurdas, para que pudesse brilhar com toda a sua beleza. Ele revelou em Sua vida e ensinamentos que o sábado é um presente de amor. Na lição de hoje, examinaremos o sábado por uma nova perspectiva, e descobriremos o precioso presente de amor oferecido por Cristo.
1. Qual era a prática comum de Jesus no sábado? Leia o texto abaixo e escreva a resposta, com suas próprias palavras, no espaço em branco.
“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o Seu costume, e levantou-Se para ler”(Lc 4:16)._____________________________.
A prática de Jesus-Seu costume era, a cada sábado, ir adorar o Seu Pai celestial. O sábado é, antes de tudo, um dia de adoração e louvor. O sábado é uma celebração do Deus de bondade, misericórdia e amor. É um lembrete semanal do Seu amor por nós.
2. Por que os fariseus criticavam os discípulos de Jesus por suas práticas ao guardarem o sábado? Circule a resposta no texto abaixo.
“Por aquele tempo, em dia de sábado, passou Jesus pelas searas. Ora, estando os Seus discípulos com fome, entraram a colher espigas e a comer. Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-Lhe: Eis que os Teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado” (Mt 12:1, 2).
3. Como Jesus respondeu às críticas dos fariseus? Leia o texto e escreva a resposta com suas palavras.
“Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do homem é senhor do sábado” (Mt 12:7, 8).______________________________________.
Essa experiência revela, claramente, que o objetivo do Senhor do sábado, Jesus, é satisfazer as necessidades de Seu povo. O sábado não é um dia de prisão, mas um dia de misericórdia e compaixão.
4. Os fariseus também condenaram Jesus por curar, no sábado, o homem que tinha a mão mirrada. O que Jesus respondeu a eles?
“Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem” (Mt 12:12).
5. Que princípio você pode descobrir em sua própria vida, baseado nesse texto? Escreva o que você pensa._______________________________.
6. Que conselho deu Jesus aos discípulos, em relação ao sábado, no sermão sobre o fim dos tempos, em Mateus 24?
“Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado; porque nesse tempo haverá grande tribulação”(Mt 24:20, 21).
Jesus instruiu Seus discípulos a orarem para que sua fuga da destruição de Jerusalém, comandada por Tito, general romano em 70 d.C., não acontecesse no sábado. Por quê? ___________________________.
Servimos a um Senhor amoroso e compassivo. Ele deseja que cada sábado seja um dia de adoração, louvor e comunhão. O sábado é um dia de misericórdia e atos de bondade.
7. Como a morte de Jesus testifica da importância do sábado bíblico?
“Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento” (Lc 23:56).

Os seguidores de Jesus, mais próximos, ____________________no _________________________.

de acordo com o ___________________________________.

A cruz fala de descanso, não de trabalho. Ela fala de deixarmos nossos fardos, não de carregá-los. Aqueles que seguiam Jesus mais de perto, descansaram no sábado como um exemplo de seu descanso no amor de Jesus.
8. Qual é o convite de Jesus a cada um de nós? Circule as duas palavras-chave, no texto abaixo.
“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei” (Mt ll:28).
O divino convite de nosso Senhor é ir a Jesus, descansar e adorar. NEle encontramos descanso para os anseios mais profundos de nosso coração. Para Jesus, o sábado era um dia de descanso no cuidado e misericórdia do Pai, um dia para testemunhar do miraculoso poder restaurador de Deus. Era um dia para refletir a Palavra e as obras de Deus.
É Seu desejo que, a cada sábado, sintamos Seu amor, vivamos em Sua graça e descansemos no Seu cuidado.
Ainda não esgotamos o assunto sobre o sábado. No próximo mês, examinaremos como os discípulos de Jesus observavam o sábado.