9 de março de 2010

O INCOMPARÁVEL JESUS

Neste mês, daremos início a uma série de lições sobre os grandes temas do Apocalipse. Quando pensamos nesse livro, imediatamente nos vêm à mente vários símbolos assustadores: bestas, pragas, conflitos e tribulação. Nesta série, observaremos o panorama geral. Descobriremos que, do grande conflito entre o Bem e o Mal, Cristo sairá vitorioso e Satanás, derrotado.
1. O livro do Apocalipse é a revelação de quê? Escreva sua resposta no espaço abaixo.
“Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos Seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo Seu anjo as enviou, e as notificou a João Seu servo” (Ap 1:1).
De quem é o Apocalipse a Revelação?:____________________.
O primeiro verso de Apocalipse revela sua origem divina. Ele vem diretamente de Deus, que o deu a Jesus. Jesus o enviou por meio de um anjo a João, enquanto estava exilado na ilha de Patmos, e este o escreveu.
2. Quais são as três bênçãos prometidas aos que estudam o livro do Apocalipse? Circule, no texto abaixo, as três palavras que indicam quem receberá essa bênção especial de Deus.
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo” (Ap 1:3).
Ao lermos o Apocalipse e ouvirmos o Espírito Santo falar ao nosso coração, nossa vida será transformada. O Espírito Santo nos revelará novas verdades e nos levará a guardar “as coisas que nela estão escritas”.
3. Como Jesus é descrito em Apocalipse 1:4?
““Graça e paz seja convosco da parte dAquele que é, e que era, e que há de vir.”
Descreva, com suas palavras, o que o Apocalipse quer dizer quando afirma que Jesus “é, e que era, e que há de vir”._________________
4. Leia Apocalipse 1:5, 8, 11. No espaço abaixo, escreva os títulos de Jesus.
“E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra” (verso 5).
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso” (verso 8).
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro” (verso 11).

Jesus é a fiel_________________
5. Que título especial, em Apocalipse 1:13, descreve Jesus?
“E, no meio dos sete castiçais, um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, 
e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.”

Jesus é chamado _________________

De todos os títulos dados a Jesus no Novo Testamento, o mais usado por Ele para Se referir a Si próprio foi “Filho do homem”. Em Lucas 19:10, Ele declara: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Ele ainda mantém esse título no Céu. Jesus não é apenas o Todo-Poderoso, eterno Filho de Deus, sem princípio e sem fim; Ele também é o Filho do homem. Ele viveu como homem, enfrentou as mais cruéis tentações de 
Satanás, conhece nossas fraquezas e compreende nosso sofrimento. O Cristo ressurreto está assentado em Seu trono à direita do Pai. Nosso amigo, no Céu, é o Filho do homem.
6. Quais são os três títulos dados a Jesus no último capítulo do livro de Apocalipse?
“Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” (Ap 22:13).
Jesus é:

a._____________________

b._____________________

c. ____________________

O Apocalipse termina do modo como começou. Jesus é o Alfa e o Ômega, sem início e sem fim, o imortal Primeiro e Último.
7. Quais são os dois últimos títulos de Jesus no livro do Apocalipse?
“Eu, Jesus, enviei o Meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, 
a brilhante Estrela da manhã” (Ap 22:16).

Jesus é a___________________

Durante séculos, o povo de Deus procurou por um poderoso rei-pastor que o libertaria 
da opressão de seus inimigos. Jesus é o poderoso libertador. Os poderes do inferno não podem resistir-Lhe. Finalmente, Ele conduzirá o Seu povo ao glorioso triunfo.
Ele é o Rei dos reis que terá  vitória sobre as forças do mal (Ap 11:15; 19:16).
NUM mundo de escuridão e tristeza, Ele é a “brilhante Estrela da manhã” que nos assegura um futuro glorioso. Ele nos oferece esperança hoje, amanhã e para sempre. Ele é o incomparável Jesus.