11 de março de 2010

A ESPERANÇA QUE NASCEU NA CRUZ

A maioria das pessoas tem medo da morte. A Bíblia diz que, pelo pavor da morte, os seres humanos sem Cristo são “sujeitos à escravidão por toda a vida” (Hb 2:15). Para muitos, a morte é uma viagem ao desconhecido. Jesus, porém, livra do medo da morte os que nEle crêem. Ele entrou no domínio da morte e o conquistou. Ele enfrentou a morte e saiu vitorioso. Na lição deste mês, estudaremos como a vitória de Jesus sobre a sepultura nos dá esperança em face da morte.

1. Que certeza Jesus nos dá para enfrentarmos a morte?
“Eu sou o primeiro e o último e Aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno” (Ap 1:17, 18).

Descreva, em suas palavras, o significado de Jesus ter as “chaves da morte e do inferno”.
____________________________

2. Jesus, o Filho de Deus, sempre existiu com Deus, o Pai, na eternidade. Que palavra descreve a autoridade de Jesus sobre a vida e a morte? Escreva sua resposta no espaço em branco.
“Ninguém a tira [a vida] de Mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a 
entregar e também para reavê-la” (Jo 10:18).

Jesus tem __________________________ sobre a Sua e a nossa vida e morte.

Como Jesus existiu com o Pai por toda a eternidade, Ele nunca teve início nem fim, 
possui vida eterna em Si mesmo. Ele é vida (ver Jo 1:1-4; Ap 1:8).


3. Como Jesus tranqüilizou Marta após a morte de seu irmão Lázaro? Escreva sua 
resposta no espaço em branco.
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em Mim, ainda que morra, viverá” (Jo 11:25).

Jesus disse que Ele é a ___________________________________.

4. A maioria dos judeus do tempo de Jesus cria na vida após a morte. O que Marta cria sobre a ressurreição? Quando ela pensava que isso aconteceria?
“Eu sei, replicou Marta, que ele [Lázaro] há de ressurgir na ressurreição, no último dia” (Jo 11:24).  

Marta cria que se encontraria com seu irmão no _________________________.

5. Como Jesus demonstrou Seu poder sobre a morte naquele mesmo dia?
“E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir”(Jo 11:43, 44).

Jesus revelou Seu poder sobre a morte, ao ressuscitar Lázaro da ___________________________ .

6. Em que podemos basear nossa esperança quando enfrentamos a inevitabilidade da morte? Responda nos espaços em branco.
“E, se o Espírito dAquele que, dentre os mortos, ressuscitou a Jesus habita em vós, Aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo Seu Espírito que em vós habita” (Rm 8:11).

Aquele que ressuscitou ____________________________ da______________________________

dará, também, _________________________________ aos seus corpos mortais.

A ressurreição de nosso Senhor nos enche de grande esperança ao enfrentarmos a morte. Uma vez que Jesus ressuscitou e venceu a morte, nós também podemos aguardar, com fé, por meio do mesmo poder que ressuscitou Jesus.

7. Segundo o apóstolo Paulo, quando ocorrerá a ressurreição? Escreva sua resposta no espaço em branco.
“Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos Céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (1Ts 4:15, 16).

Os mortos ressuscitarão ao som da_________________________________ de Deus.


8. Que grande promessa se cumprirá quando o povo de Deus ressuscitar? Escreva sua resposta nas linhas abaixo.
“E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da 
imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória” (1Co 15:54).

Tragada foi a ________________ na _______________ .

Não precisamos temer a morte. Ela já foi vencida. Jesus enfrentou a morte na cruz 
e venceu-a por meio da ressurreição. Quando Ele vier outra vez, receberemos na realidade o que hoje recebemos pela fé. Em Jesus, a vitória sobre a sepultura já foi ganha.