8 de março de 2010

O APOCALIPSE E O FIM DO TEMPO

Olivro do Apocalipse, na Bíblia, descreve o grande conflito entre Cristo e Satanás. Ao longo da história, Satanás tem tentado destruir o plano de Deus para este mundo. Ele tem atacado e perseguido o povo de Deus, enganado as pessoas com suas falsidades e manipulado as 
mentes com suas mentiras. O inimigo usa a tortura e a morte para realizar seus propósitos.
Apesar de sua opressão, os seguidores de Cristo não negaram a fé. Seu amor por Jesus os manteve fiéis em tempos de ferrenhas oposições. Seu compromisso com a causa de Deus os manteve leais em face das maiores provações na vida. Na lição de hoje, 
estudaremos como podemos triunfar com Jesus sobre todas as forças do mal e reinar 
com Ele por toda a eternidade.
1. Onde começou o conflito entre o bem e o mal?
“Houve peleja no Céu. Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos” (Ap 12:7).
O conflito começou no ____________________.
Descreva, com suas palavras, por que Deus permitiu que tal conflito começasse no Céu.
Deus respeita a capacidade de escolha de Suas criaturas. Retirar-lhes o poder de escolha é tirar-lhes a oportunidade de amar. Tirar deles a oportunidade de amar é tirar-lhes a 
capacidade de pensar, a razão e o fato de ser realmente livres. Os seres que não são livres estão sob sujeição ou escravidão. Deus, em seu amor, deseja que Seus seres criados 
experimentem a vida em toda a sua plenitude.
2. Quem venceu a primeira batalha no Céu?
“Houve peleja no Céu. Miguel e os Seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;_________________; nem mais se achou no _________________o lugar deles” (Ap 12:7, 8).

O inimigo e seus anjos perderam sua primeira batalha no Céu. De fato, Satanás nunca 
venceu uma batalha contra Jesus. Jesus é o Conquistador cujo extraordinário poder é 
colocado a serviço de cada discípulo que procura permanecer fiel a Ele
.
3. Para onde foi o diabo quando foi expulso do Céu?
“E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a Terra, e, com ele, os seus anjos” (Ap 12:9).
O diabo foi atirado para a ______________________.
O diabo decidiu que sua principal obra seria enganar e destruir o povo de Deus ao longo dos séculos. Apocalipse 12 conta a história de seu esforço para destruir Jesus, desde Seu nascimento, e para perseguir Seu povo através dos séculos. Embora Satanás tenha sempre oprimido o povo de Deus, a guerra será intensificada nos últimos dias.
4. Em quem Satanás concentrará seus ataques nos últimos dias?
“Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap 12:17).
Satanás guerreará contra os que ____________ _______
O remanescente ou os descendentes de nosso Senhor são os homens e mulheres que permanecerem leais a Jesus e fiéis aos Seus mandamentos. Por meio de Sua graça, 
permanecem firmes à verdade de Sua Palavra
.
5. Apocalipse 17 revela que, nos últimos dias, haverá uma poderosa aliança entre a Igreja e o Estado. Opressão e perseguição substituirão a liberdade religiosa. Como o Apocalipse descreve essa união?

“Têm estes um só pensamento e oferecem à besta o poder e a autoridade que possuem.” (Ap 17:13).
“E vi a besta e os reis da Terra, com os seus exércitos, congregados para pelejarem contra Aquele que estava montado no cavalo e contra o Seu exército” (Ap 19:19).

Essa aliança entre a igreja e o poder estatal tem um só ________________. Eles oprimem o povo de Deus e, futuramente, se _________________ para guerrear contra Jesus ao Ele vir como Rei dos reis e Senhor dos senhores___________________.


6. Quem vencerá a última guerra de nosso planeta?
“Pelejarão eles contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados eleitos e fiéis que se acham com Ele” (Ap 17:14).

Essa aliança entre a igreja e o poder estatal tem um só ______________________
Eles oprimem o povo de Deuu futuramente, se _____________________
para guerrear contra Jesus ao Ele vir como Rei dos reis e Senhor dos senhores.
7. Como, finalmente, acabará essa guerra?
“O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no Céu grandes vozes, dizendo: ‘O reino do mundo tornou-se de nosso Senhor e do Seu Cristo, e Ele reinará pelos séculos dos séculos!’” (Ap 11:15).
O __________________do mundo tornou-se de nosso ___________________ e de Seu.
Boas-novas em breve! Satanás e todas as forças do mal serão vencidos e destruídos. 
O reino eterno de Deus será estabelecido. Não precisamos temer; estamos do lado do 
vencedor. Cristo e Seu reino afinal triunfarão, e triunfaremos com Ele