13 de março de 2010

A LEI DE DEUS, OBEDIÊNCIA E SÁBADO

Se nós somos salvos pela graça, qual é o papel da lei na vida do cristão? Será que a graça de Deus anula Sua ordem de guardar o sábado? Qual é a função da obediência?

Muitos cristãos sinceros não encontram respostas convincentes para essas questões. Na lição de hoje, mostraremos o que a Bíblia ensina sobre esse tópico de vital importância.

1. De acordo com o apóstolo Paulo, recebemos “graça e apostolado” mediante a ressurreição de Jesus Cristo. Qual é o propósito desses dois presentes maravilhosos? Leia o texto abaixo e responda no espaço em branco.
“Por intermédio de quem viemos a receber graça e apostolado por amor do Seu nome, para a obediência por fé, entre todos os gentios” (Rm 1:5).

“. . . graça e apostolado por __________________, para _______________________por fé.”

Por meio da incomparável graça de Cristo, estamos perante um Deus justo, como se nunca houvéssemos pecado. A perfeita obediência de Cristo nos é creditada; Sua justiça é nossa pela fé; a mesma graça que limpa o nosso passado, capacita-nos no presente. Por Sua graça, vivemos uma vida de obediência.

2. Onde somos conduzidos pela bondade de Deus? Coloque a resposta na linha abaixo.
“Ou desprezas a riqueza da Sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?” (Rm 2:4).

A bondade de Deus nos conduz ao _____________________________________.

No Novo Testamento, a palavra usada para arrependimento significa mudança de atitude, tanto contra como a favor de algo. A graça de Deus muda nossa atitude em relação ao pecado. Sua bondade faz com que nos desviemos do pecado e sigamos uma vida de obediência.

3. Como o apóstolo Paulo descreve as razões pelas quais Cristo morreu? Leia o texto abaixo e escreva as três razões descritas por Paulo.
“O qual a Si mesmo Se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para Si mesmo, um povo exclusivamente Seu, zeloso de boas obras” (Tt 2:14).

Cristo a Si mesmo Se deu por nós para:

1. _____________________________________.


4. Como evidenciamos nossa fé?
“Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé” (Tg 2:18).

Mostramos nossa fé pelas nossas ______________________________________.

Tiago também escreveu: “a fé sem as obras é inoperante” (Tg 2:20).

5. Qual foi a resposta dos discípulos quando as autoridades judias tentaram silenciar sua pregação?
“Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”(At 5:29).

O lema dos discípulos era “preferimos ______________________ .

A graça de Deus levou os discípulos a obedecer-Lhe. Seria impensável virar as costas à lei de Deus. Guardar o sábado do sétimo dia era sua resposta de amor para o Cristo que os havia redimido.

6. Paulo pregou a mensagem de salvação, em Antioquia, tanto para judeus como para gentios. Quando ele pregou? Circule sua resposta.
“No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus” (At 13:44).

Segundo o verso 43, Paulo “os persuadiu a perseverar na graça de Deus”. Continuar na graça de Deus significa viver uma vida de obediência. Observar o sábado do sétimo dia é parte de uma vida de obediência.

O evangelho também foi estabelecido na Panfília, após Paulo ter pregado sobre a graça de Deus, aos sábados, na sinagoga (veja At 13:13, 14). Esses dois exemplos específicos de salvação pela graça falam sobre obediência mediante a guarda do sábado.

7. Como o livro do Apocalipse descreve o povo de Deus no fim dos tempos?
“Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap 14:12).

O povo de Deus, no fim dos tempos, será distinguido por:

1. Guardarem os ______________________________________.

A fé conduz à obediência e a obediência à lei de Deus, que está ligada à guarda do sábado.

8. Qual é a única maneira de viver uma vida de santidade e obediência? Circule as três palavras que mostram como isso pode ser feito.
“Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente” (1Pe 1:22).

Para os discípulos, a graça era o motivo de sua salvação; a obediência era o fruto, o resultado da salvação. O Espírito Santo, a terceira Pessoa da Trindade, deu a eles poder para viverem uma vida reta e santa. O sábado era parte dessa vida de obediência. O Espírito Santo deseja fazer por nós o que fez por aqueles crentes. Submetamo-nos a Ele.

No próximo estudo bíblico, examinaremos o papel do sábado do sétimo dia nos eventos finais da história deste mundo.