18 de março de 2010

QUAL É O PECADO QUE DEUS NÃO PODE DERDOAR?

Quando Deus libertou o povo de Israel do cativeiro do Egipto, tornou-Se o seu Rei e Líder. A medida que o povo se multiplicava e se estabelecia na Palestina, queriam ser semelhantes às nações vizinhas. Pediram a Deus que lhes desse um rei dentre os homens.
Concedeu-lhes Deus o desejo e permitiu que Saul fosse o seu primeiro rei. Era Saul um jovem muito religioso, e quando foi feito rei, começou a profetizar. Por um breve período de tempo foi um bom rei, mas o orgulho e a obstinação o levaram a desprezar as instruções de Deus e seguir sua própria vontade obstinada. Quando Deus lhe mandou destruir por completo os amalequitas e tudo que possuíam, obedeceu apenas parcialmente.
Samuel saiu ao encontro do vitorioso Saul e do seu exército. Quando se lhe perguntou por que motivo deixara de fazer tudo que Deus mandara, Saul culpou o povo, de sua própria rebelião. Por pequeninos actos de desobediência Saul estivera a pôr o fundamento desse final acto de rebelião contra Deus. Não só Deus rejeitou a Saul de ser rei sobre Israel, mas diz a Bíblia que Deus retirou de Saul o Seu Espírito, e o rei se tornou homem perdido, para além do auxílio e perdão de Deus— perdido eternamente! Notemos o que a Bíblia diz a seu respeito, em I Samuel 16:14: "Tendo-se retirado de Saul o Espírito do Senhor,. . . um espírito maligno o atormentava."
A Bíblia fala do perigo de pecar por tanto tempo que a pessoa já não deseja mais o perdão. Alguns dão a este ato o nome de "pecado imperdoável." Vejamos o que a Bíblia diz acerca deste pecado.
* Quantos dos nossos pecados confessados Deus perdoa e apaga? I S. João 1:7 e 9
* Sob que condições tem Deus misericórdia do pecador? Provérbios 28:13
* Como chamou Davi a esse pecado que Deus não pode perdoar? Salmo 19:13
* Contra quem é cometido este pecado? S. Mateus 12:31 e 32
* Que faz o Espírito Santo, para ajudar o pecador a encontrar a Cristo? S. João 14:26
* Qual é a obra do Espírito Santo, ao mostrar ao pecador a verdade? S. João 16:13
* Que três coisas traz o Espírito Santo à atenção dos homens? S. João 16:8-11
NOTA: Jesus ensinou que a obra do Espírito Santo é levar o pecador a convencer-se do pecado, a fim de que sinta sua necessidade de salvação. Quando o pecador sente sua necessidade, o Espírito Santo lhe indica Cristo como o que lhe pode dar o perdão. Sem a obra do Espírito Santo, de produzir a convicção, o pecador jamais pediria perdão.
* Como descreveu Estêvão a recusa, da parte dos dirigentes judeus, de deixar que o Espírito Santo os convencesse? Actos 7:51
*  Que pensava David que lhe havia de acontecer se continuasse pecando? Salmo 51:11
* Que diz S. Paulo acerca do pecado que finalmente afasta o Espírito Santo do pecador, e sela sua destruição? Hebreus 10: 26-29
* Que diz S. Paulo que fazemos quando resistimos à obra do Espírito Santo em nosso coração? Hebreus 3:7 e 8
* Quantos mandamentos de Deus temos de transgredir para sermos pecadores? S. Tiago 2:10-12
* Quando, segundo o indica a Bíblia, deve uma pessoa corresponder ao dom da salvação? II Coríntios 6:2
O Espírito Santo traz a convicção, e leva a pessoa que deseje salvar-se a converter-se,  mas Ele não obriga a ninguém a tornar-se cristão. A voz mansa e delicada do Espírito insta com o pecador a que se entregue a Cristo. Sem a operação desse poder o pecador não terá desejo de ir a Cristo, confessar os seus pecados e receber a purificação. O Espírito Santo será retirado do pecador, se este obstinadamente fizer ouvidos moucos a essa voz que o quer guiar em toda a verdade. Pela contínua recusa de atender à direcção do Espírito Santo, o pecador endurece o coração e não ouvirá mais a voz da consciência. David temia que o Espírito Santo tivesse sido tirado dele, quando cometeu um pecado terrível.