20 de novembro de 2011

O QUE É O ARREPENDIMENTO

Introdução: O arrependimento não terá nenhum valor, a menos que ocorra, paralelamente, uma radical mudança do coração e da conduta.

1- Quem é chamado ao arrependimento?
(Lucas 5:32) - Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.

2- Como é reconhecido o pecado?
(Romanos 3:20) - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

3- Há alguém em especial que Deus considere pecador?(Romanos 3:9) - Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado.

4- Quem únicamente convence do pecado?
(João 16:8) - E, quando ele vier (o Espírito Santo), convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

5- Nesta questão do pecado, qual é a pergunta mais importante a ser feita?
(Atos 2:37-38) - E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
(Atos 16:31) - E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.

6- Qual é o estado do que sente o pecado na alma?
(Salmos 38:18) - Porque eu declararei a minha iniquidade; afligir-me-ei por causa do meu pecado.

7- Que produz a tristeza segundo Deus?
(II Corintios 7:10) - Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte.

8- Quando Deus mandou aos ninivitas uma mensagem de advertência, como mostraram o seu arrependimento, e qual foi o resultado?
(Jonas 3:10) - E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.

9- O que leva os pecadores ao arrependimento?
(Romanos 2:4) - Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?
Para o mundo ser salvo bastaria entender o seu sentido mais amplo: "Deus é Amor." Dwight Moody