4 de novembro de 2011

Honestidade: Virtude em Vias de Extinção

8º Mandamento da Lei de Deus.
Êxodo 20:15 Não furtarás.
“Ser honesto nas pequenas coisas não é uma pequena coisa.” – James Howell



Texto para Debate: Mateus 6:25-34
25 Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
26 Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
32 (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

Nota: v.25 “não andar cuidadosos”, “estar ansioso”. É a mesma palavra que se emprega em 1ª Cor. 7:32; 12:25 e Salmo 55:22.
Jesus não recomenda o ascetismo nem tão pouco a pobreza. Não afirma que um pobre ou descuidado seja mais favorecido diante de Deus que um homem diligente e rico. Antes, a riqueza não deve ser um fim em si mesma, mas um meio para alcançar fins mais importantes.
Nota: v.33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus,” (cf. Luc. 12:31). O grande propósito da existência dos homens é que busquem a Deus (ver Atos 17:27). Com frequência tendemos a fazer das coisas materiais o principal objectivo da nossa vida. Cristo quer que saibamos o que é realmente importante e a elas dar todo o valor e empenho.


Pensamentos:
“Para se ser honesto para com os outros faz-se necessario que a pessoas seja absolutamente honesta para consigo mesma.” Henry Wotton
“Nenhum homem é honesto até que seja honesto para com Deus.” – Roy Smith