1 de novembro de 2011

CRISE NAS GERAÇÕES

5º Mandamento
Êxodo 20:12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

CITAÇÕES E TEXTOS PARA DEBATE (Resumo e alguns comentários).
* “Também os idosos necessitam da auxiliadora influência das famílias.”
- Ellen White, Conselhos aos Idosos, p. 58.
* “As crianças devem ser ensinadas a respeitar o juízo da experiência, e ser guiadas pelos pais e professsores.” Ellen White, Orientação da Criança, p. 225.

Provérbios 20:29 - “A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs.”
Nota: Um jovem que conservou todo o seu vigor mediante uma vida limpa e de trabalho árduo, tem uma glória a qual nenhum idoso deve desprezar. Por outro lado, o ancião/ã que através de uma longa vida útil e dedicada aprendendo lições no caminho da justiça, tem uma beleza e uma glória que irradiam sabedoria.

Josué 24:15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.
Nota: “…porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué decidiu que tanto ele como a sua casa serviriam ao Senhor independentemente da decisão tomada pelos restante do povo de Israel. Encontramos aqui uma afirmação que nos pode surpreender “eu e a minha casa”, ou seja, os que estão sob a minha direção, há um sentido patriarcal próprio da época. No entanto, como pais temos sempre a responsabilidade de exortar os nossos filhos e parentes a caminhar em direção ao Céu. Óbviamente, quando os nossos filhos não estão dispostos a seguir o caminho dos “melhores” (Êxodo 23:2) mas a seguir o caminho dos mais “numerosos”, resta-nos orar por eles.

Levíticos 19:32 - Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do ancião; e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.
Nota: Esta ordem amplia o quinto mandamento. A reverência e o respeito são virtudes essenciais. A irreverência, a falta de respeito ou de preocupação pelos idosos e as suas necessidades têm sido ao longo dos tempos um pecado frequente. A juventude constitui a esperança da igreja e do mundo. Mas isto não quer dizer que se deva deixar de lado pessoas com mais idade e experiência. O mandamento é muito claro: “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.”

Pensamento: “Se as rugas na testa são inevitáveis, não deixes que elas se inscrevam no teu coração. O espírito não precisa envelhecer.” James Garfield.


Pr. José Carlos Costa