21 de novembro de 2011

AO PÔR-DO-SOL

Os que tentam denegrir o quarto mandamento costumam se apoiar-se em fábulas para "justificar" as suas atitudes contrárias a Deus e, deste modo, aplacar as suas consciências. E uma delas diz: "A observância sabática é impossível de ser obedecida em todo o globo terrestre, porque nos círculos polares em determinadas épocas do ano não existe noite ou dia, não havendo possibilidades de se estabelecer os dias da semana". Esta ingénua afirmação é anti-bíblica, desprovida de conhecimento científico sobre o assunto e, torpe, pois tenta de forma vergonhosa obscurecer a precisão e a riqueza dos detalhes que a Terra revela do Seu Criador. Recorramos à Bíblia para analisar tal acusação contra o sábado instituído por Deus.
"Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado..." (Marcos 15:42 cf Lucas 23:54)
O ciclo de tempo de "um dia", é de aproximadamente 24 horas na maior parte da Terra e ocorre devido ao movimento de rotação. Através desse movimento, geralmente, "um dia" é composto de dois períodos distintos: um "claro" e outro "escuro". Comumente chamamos o período "claro" de "dia", e o "escuro" de "noite". Com relação a essa distinção, Génesis 1:5 diz:
"Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia."
A Bíblia usa a palavra "tarde" para aludir a "noite" e "manhã" para indicar o "dia". E, quando ela afirma que "houve tarde e manhã", significa que "houve noite e dia", e ocorreram pela primeira vez nesta respectiva ordem.

Esse sistema de contagem teve origem na criação e, todos os sete dias da semana sucedem ininterruptamente1 desde aquela época baseados nesse mecanismo de tempo (Génesis 1:1-31; Génesis 2:1-4). Então, quando o quarto mandamento da Lei de Deus nos orienta sobre a observância sabática no sétimo dia da semana, devemos seguir a contagem de tempo criada por Deus, e que tem como referência o pôr do Sol.
O pôr do Sol ou ocaso ocorre quando o Sol se oculta no horizonte em direção ao oeste. No entanto, nas regiões dos círculos polares, todos os anos, existe pelo menos "um dia" onde a "noite é absoluta" (o Sol permanece abaixo do horizonte) e pelo menos "um dia" de "luz absoluta" (o Sol permanece acima do horizonte). Isso acontece por causa das inclinações de aproximadamente 23° que a Terra realiza a cada semestre do ano, proporcionando variações na ocorrência desse fenómeno.

Apesar dessas alternâncias, nos círculos polares o sistema de contagem de "um dia" demonstrado em Génesis 1:5 é aplicado, mesmo quando há a "noite absoluta" e a "luz absoluta". Na época em que "um dia" for de "luz absoluta", o Sol inicia o seu trajeto rumo ao zénite a partir da "linha" do horizonte e retorna novamente ao ponto de origem, sem que haja o ocaso completamente. Baseado nessa translação do Sol2 sabe-se exatamente quando se iniciou e terminou aquele(s) dia(s) específico(s) do ano, ainda que não ocorra o período da noite.

Pôr-do-sol na Suécia
 Quando o ciclo de "um dia" for de "noite absoluta" o Sol apenas despontará "levemente" na linha do horizonte e não lhe ultrapassará e, realizará todo o seu "trajeto" abaixo dela. Em ambos os casos (noite absoluta e luz absoluta) o ponto de referência será sempre a última passagem ou surgimento do Sol na linha do horizonte.

Nesses dias especiais que ocorem nos círculos polares, o posicionamento do Sol, também é utilizado para se determinar o princípio e o fim de "um dia" e, obviamente, é utilizado para distinguir o início e o término do sétimo dia (sábado do Senhor). Sobre este fato Arnaldo Christianini, comenta:

"E mesmo na terra do 'Sol da meia-noite', um explorador dos pólos achará ridícula a ideia de não ter ali noção do dia, o seu começo e fim. Os exploradores árticos mantém a exata contagem dos dias e semanas nos seus diários, relatando o que fizeram em determinados dias. Eles dizem que naquela estranha e quase desabitada terra, é possível notar a passagem dos dias durante os meses em que o Sol está acima do horizonte, pelas posições variáveis do Sol, e durante os meses em que o Sol está abaixo do horizonte, pelo vestígio perceptível do crepúsculo vespertino."3

"O Senhor com sabedoria fundou a Terra, com inteligência estabeleceu os céus." (Provérbios 3:19)
"O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável." (Provérbios 28:9)

________________________________________
2. Utilizou-se a expressão "translado do Sol" meramente para fins didáticos, pois, a Terra é quem realiza esse trajeto.
3. CHRISTIANINI, A. B. (1981). Subtilezas do Erro, p. 177.