5 de setembro de 2011

MIL ANOS DE PAZ

“…reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4).
SE este texto bíblico lhe é desconhecido, entre comigo neste estudo e vai compreender coisas fantásticas da Bíblia. Este testo diz:”…e reinaram com Cristo durante mil anos”. Onde será esse reino? O que acontecerá a Satanás? O que significam o termo “mil anos”?
1. Que evento dará início ao período dos 1000 anos?
“…reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4).
Nota: O período de 1000 anos inicia-se com uma ressurreição.
2. Como se denomina esta ressurreição? E quem participará da mesma?
“Esta é a primeira ressurreição. Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição” (Apocalipse 20:5-6).
Nota: Ela é chamada a primeira ressurreição. Os justos – “bem-aventurados e santos” de todas as eras – serão levantados (tornarão a viver) nela.
3. A Bíblia diz que há duas ressurreições. Quando ocorre a segunda ressurreição, e quem participará dela?
“Mas os outros mortos [ímpios] não reviveram, até que os mil anos se completassem” (Apocalipse 20:5). “vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida, e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo” (João 5:28-29).
Nota: A segunda ressurreição ocorre no final do período de 1.000 anos (milénio). Os ímpios serão levantados nesta ressurreição. Ela é chamada a ressurreição do Juízo ou da condenação.
Note por favor: A ressurreição dos justos dá início ao período de 1000 anos (milénio). A Ressurreição dos ímpios encerra o período de 1000 (milénio).
4. Que outros acontecimentos importantes ocorrem no início do milénio?
“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá” (Apocalipse 1:7). “o mesmo Senhor descerá do céu com alarido…e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares” (1 Tessalonicenses 4:16-17). “houve também um grande terremoto, qual nunca houvera desde que há homens sobre a terra, terremoto tão forte quão grande” (Apocalipse 16:18). “Todas ilhas fugiram, e os montes não mais se acharam…E sobre os homens caiu do céu uma grande saraivada, pedras quase do peso de um talento [20 à 40 Kg]…” (Apocalipse 16:20-21). Veja também: (Jeremias 4:23-26, Isaías 24:1, 3, 19, 20; Isaías 2:21).
Nota: Outros acontecimentos que coincidem com o início dos mil anos são: Um terramoto e saraivada (chuva) de pedras devastadores, como nunca antes ocorrera na história da Terra, o regresso de Jesus nas nuvens para resgatar o Seu povo e o arrebatamento de todos os santos para o encontro de Jesus no ar.
5. O que acontece com os ímpios – vivos e mortos – na segunda vinda de Jesus?
“…com o sopro dos seus lábios matará ao ímpio” (Isaías 11:4). “quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder em chama de fogo, e tomar vingança dos que não conhecem a Deus” (2 Tessalonicenses 1:7-8). “pereçam os ímpios diante de Deus” (Salmo 68:2). “Mas os outros mortos [ímpios] não reviveram, até que os mil anos se completassem” (Apocalipse 20:5).
R: Os ímpios vivos serão mortos pela presença de Cristo na Sua segunda vinda. Quando um anjo apareceu no túmulo de Jesus, todo o grupo de guardas romanos caíram como mortos (Mateus 28:2-4). Quando se combinar o resplendor de todos os anjos, de Deus o Pai e Deus o Filho, os ímpios morrerão como que atingidos por um raio. Os ímpios que já estavam mortos quando Jesus voltar permanecerão nas sepulturas até ao final dos 1.000 anos.
6. Muitos acreditam que os incrédulos terão a oportunidade de arrepender-se durante os 1.000 anos. Que diz a Bíblia sobre esse assunto?
“E os mortos do Senhor naquele dia se encontrarão desde uma extremidade da terra até a outra; não serão pranteados, nem recolhidos, nem sepultados; mas serão como esterco sobre a superfície da terra” (Jeremias 25:33). “Observei e eis que não havia homem algum” (Jeremias 25:4).
R: É impossível que alguém se arrependa durante os 1000 anos, porque não haverá nenhum ser humano vivo sobre a Terra. Os justos estarão todos no céu. Todos os ímpios jazerão mortos sobre a Terra. Apocalipse 22:11, 12 deixa claro que o caso de cada pessoa é decidido antes da volta de Jesus. Aqueles que esperam aceitar a Cristo até que comecem os mil anos terão esperado tempo demais.
7. A Bíblia diz que Satanás ficará preso no abismo durante os 1.000 anos. O que é o abismo?
“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo … Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos. Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele … até que os mil anos se completassem” (Apocalipse 20:1-3).
R: A palavra abismo vem do grego Abyssos e é a mesma palavra que descreve o estado caótico da Terra mencionado em Génesis 1:2. “A Terra, porém, era sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo”. Jeremias ao descrever a Terra durante os 1000 anos, utilizou basicamente os mesmos termos que Génesis. 1:2 : “sem forma e vazia… não tinham … luz … não havia homem algum” (Jeremias 4:23, 25, 28). Assim a Terra em ruínas e escuridão será chamada (poço) abismo, ou abismo durante os 1000 anos como aconteceu no início antes da Criação ser concluída. Isaías 24:22 também refere que Satanás e os seus anjos durante os 1.000 anos estão “presos numa cova” e “encerrados num cárcere”.
8. Que cadeia pode prender Satanás?
“… um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão … prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem” (Apocalipse 20:1-3).
R: A cadeia é simbólica – trata-se de uma cadeia de circunstâncias. Um ser espiritual não pode ser confinado a uma cadeia literal. Satanás está “amarrado” porque ele não terá pessoas para enganar. Os ímpios estão todos mortos e os justos estão todos no céu. O Senhor confina o diabo a esta terra para que ele não ande pelo universo com a esperança de encontrar alguém para enganar. Estar obrigado a permanecer na Terra sozinho com os seus demónios por mil anos sem ninguém para enganar será para ele a cadeia mais terrível que se possa imaginar.
Rever os eventos que ocorrerão no início dos 1.000 anos:
1. Terramoto devastador e chuva de granizo (Apocalipse 16:18-21, Apocalipse 6:14-17).
2. A segunda vinda de Jesus para buscar os Seus santos (Mateus 24:30, 31).
3. Justos mortos ressuscitados para a vida (1 Tessalonicenses 4:16,17).
4. Os justos recebem a imortalidade (1 Coríntios 15:51-55).
5. Os justos recebem corpos semelhantes aos de Jesus (1 João 3:2, Filipenses 3:21).
6. Todos os justos são arrebatados na nuvem (1 Tessalonicenses 4:16, 17).
7. Os ímpios vivos são mortos pelo sopro da boca do Senhor (Isaías 11:4).
8. Os ímpios que estavam mortos permaneceram mortos na tumba até ao final dos 1000 anos (Apocalipse 20:5).
9. Jesus leva os justos para o céu (João 13:33, 36; 14:1-3).
10. Satanás é preso (Apocalipse 20:1-3).
9. Apocalipse 20:4 diz que haverá um julgamento no céu durante os 1.000 anos. Para quê? Quem participará dele?
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar… e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos” (Apocalipse 20:4). “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? … Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos?” (1 Coríntios 6:2-3).
R: Os justos de todas as eras (e provavelmente, até os anjos bons) participarão do julgamento durante os 1.000 anos. Os casos de todos os que estão perdidos, incluindo o diabo e os seus anjos, serão revistos. Este julgamento tornará claro para os salvos as razões da perdição dos ímpios. Como resultado, todos verão que os que não entraram no Céu, foi porque não quiseram viver como Jesus nem estar com Ele.
Rever os eventos e condições durante os 1000 anos
1. A Terra devastada por enormes granizos e um tremendo terramoto (Apocalipse 16:18-21;6:14-17).
2. A Terra envolta em escuridão total transforma-se num “abismo” (Jeremias 4:23, 28).
3. Satanás e os seus anjos são forçado a permanecer na Terra / presos (Apocalipse 20:1-3).
4. Os justos participam do julgamento no Céu (Apocalipse 20:4).
5. Todos os ímpios estão mortos (Jeremias 4:25, Isaías 11:4).
Durante os 1.000 anos, cada alma que já viveu na Terra estará num dos dois lugares: (1) sobre a terra, mortos e perdidos, ou (2) no céu, a tomar parte no julgamento. O Senhor convida a estar no céu. Por favor, aceite o Seu convite.
10. No final dos 1.000 anos a cidade santa, a nova Jerusalém, descerá do céu para a terra. Quem virá com ela? Onde se assentará?
“E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu … E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens” (Apocalipse 21:2-3). “Eis que vem o dia do Senhor” “E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio” “Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo” “Toda a terra em redor se tornará em planície, desde Geba até Rimom, ao sul de Jerusalém” (Zacarias 14:1, 4, 5, 10).
R: A nova Jerusalém assentar-se-á onde agora está o monte das Oliveiras. A montanha será aplainada, formando uma grande planície, onde a santa cidade repousará. Os justos de todas as eras (Zacarias 14:5), os anjos do céu (Mateus 25:31), além de Deus o Pai (Apocalipse 21:2, 3) e Deus o Filho (Mateus 25:31) regressarão à terra com a cidade santa na terceira e especial vinda de Jesus. A segunda vinda será para os Seus santos, a terceira será com os Seus santos.
Os Três adventos de Jesus
1. Primeira vinda, em Belém, numa manjedoura.
2. Segunda vinda, nas nuvens, no início dos 1.000 anos para levar Seu povo para o céu.
3. Terceira vinda, com a cidade santa, e todos os justos no fim dos 1.000 anos.
11. O que acontecerá com os ímpios mortos na 3ª Vinda de Jesus? Qual será a reacção de Satanás?
“Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem” “quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações” (Apocalipse 20:5, 7, 8).
Nota: No final dos 1.000 anos (quando Jesus voltar pela terceira vez) os ímpios serão ressuscitados. Satanás, despojado de suas restrições, terá então uma terra cheia de pessoas (todas as nações do mundo) para enganar.
12. O que fará Satanás?
“Satanás …sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha. E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida” (Apocalipse 20:7-9).
Nota: Satanás, fiel à sua natureza, começará imediatamente a mentir ao povo que está sobre a terra – os ímpios de todas as eras. Ele provavelmente dirá que a cidade é realmente dele, que ele foi injustamente deposto do reino celestial, que Deus está a preparar-Se para os eliminar definitivamente da face da terra com um fogo devorador. Satanás tentará convencê-los que, se se unirem, Deus não os poderá vencer. Com o mundo inteiro contra uma cidade, a vitória vai parecer certa. As nações, então, irão unir-se e mobilizar os seus exércitos para cercar a nova Jerusalém.
13. O que irá interromper o plano de Satanás para capturar ou destruir a cidade?
“de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou. e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre” “que é a segunda morte” (Apocalipse 20:9, 10; 21:8). “os ímpios … se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos” (Malaquias 4:3).
Nota: Repentinamente descerá fogo do Céu (não do inferno, como muitos acreditam) sobre os ímpios e todos serão transformados em cinzas, incluindo o diabo e seus anjos (Mateus 25:41). Este fogo que destrói o pecado e os pecadores se chama a segunda morte. Não há ressurreição dessa morte. É final. Observe que o diabo não estará encarregado do fogo, como comumente se acredita. Ele estará dentro dele e será consumido por ele.
14. Quando os ímpios tiverem sido queimados e o fogo se apagar, que evento glorioso e emocionante acontecerá em seguida?
“eis que eu crio novos céus e nova terra” (Isaías 65:17). “Nós…aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça” (2 Pedro 3:13). “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas” (Apocalipse 21:5). “Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles” (Apocalipse 21:3).
Nota: Deus criará novos céus e nova terra, e a nova Jerusalém será a capital da Nova Terra. O Pecado e as suas conseqüências terão desaparecido para sempre. O povo de Deus irá finalmente receber o reino prometido. “alegria eterna haverá sobre as suas cabeças; gozo e alegria alcançarão, e deles fugirá a tristeza e o gemido” (Isaías 35:10). Fabuloso demais para descrever! Muito glorioso para perder! Demasiado perto para não termos certeza! Deus tem um lugar preparado lá para você (João 14:1-3). Planeie viver nele. Jesus está à sua espera.
Rever os eventos ao final dos 1000 anos
1. Terceira vinda de Jesus com os Seus santos (Zacarias 14:5).
2. A Cidade Santa se assentará no monte das Oliveiras, o qual se torna numa grande planície (Zacarias 14:4, 10).
3. O Pai, os anjos, e todos os justos vem com Jesus (Apocalipse 21:1-3, Mateus 25:31, Zacarias 14:5).
4. Os ímpios mortos são ressuscitados, Satanás é solto (Apocalipse 20:5-7).
5. Satanás engana todo mundo (Apocalipse 20:8).
6. Os ímpios cercam a cidade santa (Apoc. 20:9).
7. Os ímpios são destruído pelo fogo (Apocalipse 20:9).
8. Novos céus e terra são criados (Isaías 65:17, 2 Pedro 3:13, Apocalipse 21:1).
9. O povo de Deus desfrutará a eternidade com Cristo na nova terra (Apocalipse 21:2-4).
15. Podemos saber quando Jesus voltará para os Seus santos?
“quando virdes todas essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas” (Mateus 24:33). “quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima” (Lucas 21:28). “Porque ele completará a obra e abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra” (Romanos 9:28). “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão” (1 Tessalonicenses 5:3).
Nota: Jesus disse que quando os sinais da Sua vinda estiverem a ser cumpridos, como estão a ser hoje, devemos alegrar-nos e saber que a Sua vinda está próxima – mesmo às portas. E o apóstolo Paulo disse que nós podemos saber que o fim está próximo, quando houver um grande movimento para a paz no mundo. Finalmente a Bíblia diz que Deus abreviará a Sua obra. Então, sem dúvida, estamos a viver num tempo emprestado. O Senhor chegará de repente e inesperadamente – numa hora não conhecida por ninguém, mas somente por Deus (Mateus 24:36, Atos 1:7). Nossa única segurança é estarmos preparados.
Estou a fazer planos para viver no fantástico lar que Jesus está a preparar para mim no Céu, e você?
Site Amazing Facts.