14 de setembro de 2011

ESTÃO OS MORTOS REALMENTE MORTOS?

A Morte é um dos temas mais mal compreendidos hoje. Para muitos, está envolta em mistério e evoca pavorosos sentimentos de medo, incerteza e até mesmo desespero. Outros acreditam que os seus entes queridos falecidos não estão mortos, mas vivem como eles numa outra esfera! Outros ainda estão confusos sobre a relação entre o corpo, o espírito e a alma. Mas realmente importa o que acreditamos a respeito? Sim … com certeza! Porque o que acredita em relação à morte terá um impacto profundo sobre o que acontece com a nossa esperança no final dos tempos. Este estudo fornece exatamente o que Deus diz sobre este assunto. Prepare-se para um verdadeiro abrir de olhos!
1. Em primeiro lugar, como chegamos a este Planeta?
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente” (Génesis 2:7).
Nota: No princípio, Deus nos formou do pó da terra.
2. O que acontece quando uma pessoa morre?
“o pó volta para a terra como o era, e o espírito volta a Deus que o deu” (Eclesiastes 12:7).
Nota: O corpo da pessoa torna-se em pó novamente, e o espírito volta para Deus, que o deu. O espírito de cada pessoa que morre – seja ela virtuosa ou perversa – retorna a Deus na morte.
3. O que é o “espírito” que retorna a Deus depois da morte?
“…o corpo sem o espírito [sopro da vida] está morto” (Tiago 2:26). “o sopro de Deus no meu nariz” (Job 27:3).
Nota: O espírito que retorna a Deus na morte é o sopro da vida. Em nenhuma parte das Escrituras se atribui ao “espírito” vida, sabedoria ou sentimento depois que uma pessoa morre. O espírito é o “fôlego, o sopro de vida” e nada mais.
4. O que é uma “alma”?
“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem
foi feito alma vivente” (Génesis 2:7).
Nota: A alma é um ser vivo. A alma é sempre uma combinação de duas coisas: o corpo, mais a respiração. Uma alma não pode existir a menos que o corpo e a respiração se combinem. A Palavra de Deus ensina que somos almas.
5. A alma morre?
“A alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:20. “morreu no mar toda a alma vivente” (Apocalipse 16:3).
R: De acordo com a Palavra de Deus, as almas morrem! Somos almas, e o homem é mortal, veja Job 4:17. Só Deus é imortal (1 Timóteo 6:15, 16). O conceito de uma alma imortal, eterna vai contra a Bíblia, que ensina que as almas estão sujeitas à morte.
6. Vão as pessoas boas para o céu quando morrem?
“todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz, e sairão” (João 5:28, 29). “David, morreu e foi sepultado, e entre nós está até hoje a sua sepultura” (Atos 2:29). “Porque David não subiu aos céus” (Atos 2:34). “Se eu esperar, a sepultura será a minha casa” (Job 17:13).
Nota: Não, as pessoas não vão nem para o céu nem para o inferno por ocasião da morte. Elas vão para suas sepulturas, aguardando ali o dia da ressurreição.
7. Depois da pessoa morrer continua a ter conhecimento?
“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:5-6). “na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10). “Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio” (Salmo 115:17).
Nota: Deus diz que os mortos não sabem absolutamente nada!
8. Mas não podem os mortos comunicar-se com os vivos e não estão eles conscientes daquilo que os vivos fazem?
“assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus não acordará nem será despertado de seu sono” (Job 14:12)”. “Os seus filhos recebem honra, sem que ele o saiba; são humilhados; sem que ele o perceba” (Jó 14:21). “Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:6).
Nota: Não, os mortos não podem manter contato com os vivos, nem sabem o que estão fazendo. Eles estão mortos. Seus pensamentos pereceram (Salmo 146:4).
9. Referiu-se Jesus ao estado dos mortos como sendo um “sono” em João 11:11-14. Por quanto tempo os mortos irão dormir?
“Assim o homem se deita, e não se levanta; até que não haja mais céus” (Jó 14:12). “Virá, pois, como ladrão o dia do Senhor, no qual os céus passarão” (2 Pedro 3:10).
Nota: O morto irá dormir até o grande dia do Senhor no fim do mundo. Na morte, os seres humanos estão totalmente inconscientes,
sem nenhum tipo de atividade ou conhecimento.
10. O que acontece com os justos mortos na segunda vinda de Cristo?
“Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra” (Apocalipse 22:12). “o mesmo Senhor descerá do céu com alarido…e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro…e assim estaremos sempre com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16, 17). “todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos…e os mortos serão ressuscitados incorruptíveis…Porque é necessário que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (1 Coríntios 15:51-53).
Nota: Eles serão recompensados. Serão ressuscitados, receberão corpos imortais, e serão arrebatados ao encontro do Senhor nos ares. Não haveria propósito para uma ressurreição, se as pessoas fossem levadas para o céu no momento da morte.
11. Qual foi a primeira mentira do diabo?
“E a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis” (Gênesis 3:4). ”a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás” (Apocalipse 12:9).
Nota: Satanás disse a Eva que o pecado não traria a morte.”Certamente não morrereis”, disse ele.
12. Porque o diabo mentiu a Eva sobre a morte? Será que este assunto é mais importante do que imaginamos?
Nota: Esta mentira é uma das pedras angulares do reino do diabo. Ele têm operado poderosos milagres ao longo dos séculos, através de pessoas que afirmam receber seus poderes dos espíritos dos mortos (Exemplos: magos do Egito – Êxodo 7:11; mulher de Endor – 1 Samuel 28:3-25; feiticeiros – Daniel 2:2; uma certa jovem – Atos 16:16-18).
Um aviso solene:
No fim dos tempos Satanás voltará a usar magia – como fez nos dias de Daniel – para enganar o mundo (Apocalipse 18:23). Feitiçaria é uma agência sobrenatural que alega receber seu poder e sabedoria dos espíritos dos mortos.
Far-se-ão passar por anjos do Senhor os demônios?
Satanás e seus anjos enganarão a milhões fazendo-se passar pelos queridos santos, clérigos, profetas e até mesmo apóstolos e discípulos de Cristo que já morreram (2 Coríntios 11:13). Aqueles que crêem que os mortos estão vivos, sob qualquer forma, certamente serão enganados.
13. Operam os demónios milagres?
“são espíritos de demónios, que operam milagres” (Apocalipse 16:14 – KJ). “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos” (Mateus 24:24).
Nota: Sim, operam. Os demónios operam grandes sinais (Apocalipse 13:13-14). Satanás e seus anjos irão aparecer como anjos de luz (2 Coríntios 11:14) e, ainda mais chocante, como o próprio Cristo (Mateus 24:23-24). O sentimento universal será que Cristo e Seus anjos buscam produzir um fantástico reavivamento em todo o mundo. Toda a ênfase vai parecer tão espiritual e tão sobrenatural que apenas os eleitos de Deus não serão enganados.
14. Será o povo de Deus enganado?
“porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim” (Atos 17:11). “Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles” (Isaías 8:20).
Nota: O povo de Deus saberá através de seu fervoroso estudo da Bíblia que os mortos estão mortos e não vivos. Os espíritos dos mortos não existem. Portanto, o povo de Deus irá rejeitar todos os operadores de milagres e mestres que afirmam receber “luz” especial ou operar milagres entrando em contato com os espíritos dos mortos. E o povo de Deus igualmente rejeitará e classificará como perigosos e falsos todos os ensinamentos que afirmam que os mortos estão vivos sob qualquer forma, em qualquer lugar.
15. Nos dias de Moisés, o que foi que Deus ordenou que se fizessem com aqueles que ensinassem falsamente que os mortos estão vivos?
“O homem ou a mulher que entre vós for médium ou feiticeiro, certamente serão mortos. Serão apedrejados, e o seu sangue cairá sobre suas próprias cabeças” (Levítico 20:27).
Nota: Deus insistiu que os médiuns e feiticeiros ou qualquer outro que alegasse ser capaz de manter contato com os mortos deveria ser apedrejado até a morte. Isto demonstra o quão repulsiva é para Deus esta falsa doutrina.
16. Os justos ressuscitados, poderão morrer novamente?
“os que são julgados dignos de alcançar o mundo vindouro, e a ressurreição dentre os mortos…não podem mais morrer” (Lucas 20:35-36). “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Apocalipse 21:4).
Nota: Não. A morte, o choro, a dor nunca mais entrarão no Reino de Deus.
17. A crença na reencarnação está a expandir-se hoje. É este um ensinamento bíblico?
“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma…e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol” (Eclesiastes 9:5-6).
Nota: Quase metade das pessoas na Terra acreditam na reencarnação – um ensinamento que alega que a alma nunca morre, mas em vez disso renasce continuamente em um outro tipo de corpo a cada nova geração. Este ensinamento, porém, é contrário à Bíblia.
A Bíblia diz:
Após a morte, a pessoa retorna ao pó (Salmo 104:29), nada sabe (Eclesiastes 9:5-6), perecem os seus pensamentos (Salmo 146:4), não vive mais (2 Reis 20:1), espera na sepultura (Job 17:13), não permanece (Job 14:1-2).
A Invenção de Satanás:
Aprendemos nas questões 11 e 12 que Satanás inventou o ensinamento de que os mortos estão vivos. A reencarnação, a canalização, a comunicação com espíritos, a adoração de espíritos, e a “alma imortal” são todas invenções de Satanás, com um objetivo – convencer as pessoas que, quando uma pessoa morre, ela não está realmente morta. Quando as pessoas acreditam que os mortos estão vivos os “espíritos de demônios que operam sinais” (Apocalipse 16:14) e se fazem passar pelos espíritos dos mortos serão quase sempre capazes de enganá-las e desviá-las para caminhos errados (Mateus 24:24 ).
Sou grato a Deus pela clara evidência com que a Bíblia fala do estado dos mortos!
Guia de Estudo extraído do site Amazing Facts.