28 de setembro de 2011

LEI ESCRITA EM PEDRA

Séculos atrás, Deus escreveu sua lei em tábuas de pedra, e você deve guardá-la ainda hoje ! É absolutamente verdade que a violação de qualquer parte da lei de Deus traz sempre consequências negativas. Com a onda de crimes varrendo nossas cidades, não faz sentido que em prol da paz e da segurança seja necessário obedecer às leis da terra? Bem, este mesmo princípio se aplica a lei de Deus – os Dez Mandamentos – em nossas próprias vidas também! Eles não são chamados As Dez Sugestões, As Dez Recomendações, ou as Dez Maiores Idéias. Assim, como muita coisa está em jogo, você deve tomar alguns minutos para considerar seriamente a sua responsabilidade.
1. Será que Deus realmente escreveu os Dez Mandamentos?
“E deu a Moisés … as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus”. “E aquelas tábuas eram obra de Deus, também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas” (Êxodo 31:18, 32:16).
R: Sim, o grande Deus do céu, escreveu os Dez Mandamentos em tábuas de pedra com Seu próprio dedo.
2. Qual é a definição de Deus sobre o pecado?
“Pecado é a transgressão da lei” (1 João 3:4).
R: Pecado é violar a lei de Deus, os Dez Mandamentos. Sendo que a lei de Deus é perfeita (Salmo 19:7), ela abrange todos os pecados possíveis. É impossível cometer um pecado que não seja condenado por pelo menos um dos Dez Mandamentos de Deus. Os mandamentos envolvem “…o dever de todo homem” (Eclesiastes 12:13). Nada é deixado de fora.
3. Por que Deus nos deu os Dez Mandamentos?
“o que guarda a lei, esse é bem-aventurado” (Provérbios 29:18). “FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos. Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz” (Provérbios 3:1, 2).
Resposta:
A. Para nos guiar a uma vida feliz e abundante.
Deus nos criou para desfrutarmos de felicidade, paz, longa vida, contentamento, realizações, e todas as outras bênçãos, para a qual os nossos corações atentam. A lei de Deus é o mapa que aponta o caminho
certo a seguir, a fim de encontrarmos essa verdadeira e suprema felicidade.
“Pela lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20). “Eu não conheci o pecado senão pela lei, porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás” (Romanos 7:7).
B. Para nos mostrar a diferença entre o certo e o errado.
A lei de Deus é como um espelho (Tiago 1:23-25). Aponta irregularidades na minha vida como um espelho aponta a sujeira no meu rosto. A única maneira possível para uma pessoa saber se está pecando é verificar cuidadosamente a sua vida pelo espelho da lei de Deus.
“E o Senhor nos ordenou que cumpríssemos todos estes estatutos [mandamentos] … para o nosso perpétuo bem” (Deuteronômio 6:24). “Sustenta-me, e serei salvo e de contínuo terei respeito aos teus estatutos [Mandamentos]. Desprezas todos os que se desviam dos teus estatutos, pois a astúcia deles é falsidade” (Salmos 119:117, 118).
C. Para nos proteger do perigo e da tragédia.
A lei de Deus é como uma jaula no jardim zoológico, que nos protege dos animais ferozes. Nos protege da impureza, mentira, assassinato, idolatria, roubo, e muitos outros males que destroem a vida, a paz e a felicidade. Todas as boas leis protegem, e a lei de Deus não é exceção.
Nota especial: Os princípios eternos da lei de Deus estão escritos no fundo da natureza de cada pessoa, pelo Deus que nos criou. A escrita pode estar escura e borrada, mas ainda está lá. Isso significa, é claro, que você não pode encontrar a verdadeira paz, a menos que esteja disposto a viver em harmonia com sua natureza interior, sobre a qual Deus escreveu esses princípios. Nós fomos criados para viver em harmonia com eles. Quando optamos por ignorá-los, o resultado é sempre tensão, inquietação e tragédia – assim como ignorar as regras de trânsito para uma condução segura leva a sérios problemas.
4. Porque razão a lei de Deus é extremamente importante para mim pessoalmente?
“Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade” (Tiago 2:12).
R: Porque a lei dos Dez Mandamentos é o padrão pelo qual Deus examinará os homens no juízo celestial. Como você se avalia? É uma questão de vida ou morte!
5. Pode a Lei de Deus (os Dez Mandamentos) ser alterada ou abolida?
“É, porém, mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei” (Lucas 16:17). “Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios” (Salmos 89:34). “Fiéis são todos os seus preceitos; firmados estão para todo o sempre” (Salmo 111:7, 8).
R: Absolutamente não! A Bíblia é muito clara neste ponto. Se a lei pudesse ser alterada, Deus teria feito imediatamente esta mudança quando Adão e Eva pecaram ao invés de enviar o Seu Filho para morrer em favor do pecador para pagar a pena da lei quebrada. Mas isso era impossível, porque os mandamentos não são leis similares às que os homens promulgam. Eles são princípios revelados do caráter santo de Deus que sempre serão verdadeiros enquanto Deus existir.
Observe no gráfico abaixo que Deus e Sua lei, têm as mesmas características. Você compreende o que isso significa? A lei dos dez mandamentos é o caráter de Deus expresso de forma escrita – escrito para que possamos compreendê-lo. É tão impossível mudar a lei de Deus como baixar Deus de Sua morada e fazer com que Ele mude. Jesus veio para nos mostrar o que a lei (que é o padrão de vida santa) é quando reduzida a termos humanos. O caráter de Deus não pode mudar, nem a Sua lei, porque ela é o caráter de Deus expresso em palavras.
6. Aboliu Jesus a Lei de Deus enquanto Ele esteve aqui na terra?
“Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir … até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido” (Mateus 5:17-18).
R: Certamente que não! Jesus afirmou especificamente que Ele não veio para destruir a Lei mas para cumpri-la (ou guardá-la). Em vez de acabar com a lei, Jesus ampliou o seu significado (Isaías 42:21) mostrando que ela é um guia perfeito para a vida. Por exemplo, Jesus salientou que “não matarás” condena a raiva “sem motivo” (Mateus 5:21, 22) e o ódio (1 João 3:15), e que a cobiça é adultério (Mateus 5:27, 28). Ele diz: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15).
7. Será que as pessoas que, conscientemente, continuam a quebrar mesmo um dos mandamentos de Deus, serão salvas?
“O salário do pecado é a morte.” Romanos 6:23. “Eis que o dia do Senhor vem … para pôr a terra em assolação e para destruir do meio dela os seus pecadores” (Isaías 13:9). “Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos” (Tiago 2:10).
R: Não! Elas se perderão. A Lei dos Dez Mandamentos é o guia que devemos usar para encontrar o nosso caminho para Deus e para uma vida santa. Se eu ignorar até mesmo um dos mandamentos, Eu estou negligenciando parte do padrão divino, ou plano mestre. Se apenas um elo de uma cadeia for quebrado, todo o seu propósito é desfeito. A Bíblia diz que quando nós conscientemente quebramos qualquer mandamento de Deus, estamos pecando (Tiago 4:17), porque recusamos a Sua vontade para nós. Apenas aqueles que fazem Sua vontade podem entrar no reino dos céus. Os pecadores se perderão.
8. Alguém pode ser salvo por guardar a lei?
“Pelas obras da lei nenhuma carne será justificada diante dele” (Romanos 3:20). “Porque pela graça sois salvos mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus: não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8, 9).
R: Não! A resposta é simples demais para não entendê-la. Ninguém pode ser salvo por guardar a lei. A salvação vem somente através da graça, como um dom gratuito de Jesus Cristo, e recebemos este dom pela fé, não pelas obras. A lei serve apenas como um espelho para apontar o pecado em nossas vidas. A purificação e o perdão do pecado se recebe somente através de Cristo.
9. Por que, então, é a Lei absolutamente essencial para o aperfeiçoamento do caráter cristão?
“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem” (Eclesiastes 12:13). “porque pela lei vem o conhecimento do pecado” (Romanos 3:20).
R: Porque o padrão completo, ou “dever de todos”, para a vida cristã está contido na lei de Deus. Como um menino de 6 anos de idade que fez sua própria régua, medindo a si mesmo, e disse à sua mãe que tinha 12 metros de altura, os nossos próprios padrões nunca serão seguros. Eu não posso saber se eu sou um pecador se eu não olhar atentamente para o padrão perfeito – a lei de Deus – que é um espelho espiritual. Milhões de pessoas que expulsam demônios, profetizam, e fazem muitos milagres em nome de Jesus se perderão (Mateus 7:21-23), porque não se preocupam em verificar suas vidas pelo grande padrão da Lei de Deus. Assim, elas pensam que são justas e estão salvas quando, em vez disso, são pecadoras e perdidas. “E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos” (1 João 2:3).
10. O que capacita um cristão verdadeiramente convertido a seguir o padrão da lei de Deus?
“Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei” (Hebreus 8:10). “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece” (Filipenses 4:13). “Deus, enviando o seu Filho … que a justiça da lei se cumprisse em nós” (Romanos 8:3, 4).
R: Cristo não só perdoa os pecadores arrependidos, mas Ele restaura neles a imagem de Deus. Ele os coloca em harmonia com a Sua lei através do poder de Sua presença dentro deles. “Não roubarás” torna-se então uma promessa de que o cristão não vai roubar, mentir, matar, etc, porque Jesus vive dentro deles e está no controle. Deus não pode mudar Sua lei, mas Ele fez uma abençoada provisão através de Jesus para mudar o pecador para que ele possa medir-se por essa lei.
11. Mas não está, um cristão que tem fé sob a graça, liberto de guardar a lei?
“Porque o pecado [quebrar a lei de Deus - 1 João 3:4] não terá domínio sobre vós, porquanto não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. Pois quê? Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum” (Romanos 6:14, 15). “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei” (Romanos 3:31).
R: Não! As Escrituras ensinam exatamente o oposto. Graça é como o perdão do governador a um prisioneiro. Ela o perdoa, mas
ela não lhe dá liberdade para quebrar uma única lei do livro da lei. A pessoa perdoada, vivendo sob a graça, tem a obrigação dupla de guardar a lei. Uma pessoa que se recusa a guardar a lei de Deus, dizendo que está vivendo sob a graça, está enganada e vivendo em desgraça.
12. São os Dez Mandamentos, reafirmados no Novo Testamento?
R: Sim, e de uma forma bem clara. Examine o seguinte com bastante cuidado.
13. A Lei de Deus e a lei de Moisés são a mesma lei?
R: Não, elas não são a mesma lei. Estude as seguintes notas e as compare cuidadosamente.
Nota: A lei de Moisés era a lei cerimonial e temporária do Antigo Testamento. Ela regulamentava o sacerdócio, os sacrifícios, rituais, oferendas de carne e bebida, etc, os quais prefiguravam a cruz. Esta lei foi acrescentada “até que viesse o descendente a quem a promessa tinha sido feita”, e este foi Cristo (Gálatas 3:16, 19). Os rituais e cerimônias da lei de Moisés apontavam para o sacrifício de Cristo. Quando Ele morreu, esta lei chegou ao fim, mas os Dez Mandamentos (a Lei de Deus) “Permanecem firmes para todo o sempre” (Salmos 111:8). O fato de existirem duas leis aparece muito claramente em Daniel 9:10-11.
Nota Especial: Por favor note que a lei de Deus tem existido pelo menos enquanto o pecado tem existido. A Bíblia diz: “Onde não há lei também não há transgressão [ou pecado]” (Romanos 4:15). Assim, a lei de Deus, os Dez Mandamentos existia desde o início. Os seres humanos violaram esta lei (1 João 3:4). Por causa do pecado (ou seja a violação da lei de Deus), a lei de Moisés foi dada (ou “acrescentada” – Gálatas 3:16, 19) até que Cristo viesse e morresse. Então temos duas leis distintas envolvidas: a lei de Deus e a lei de Moisés.
14. Como se sente o diabo em relação aqueles que padronizam as suas vidas pelos Dez Mandamentos de Deus?
“E o dragão [o diabo] irou-se contra a mulher [a verdadeira igreja], e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus” (Apocalipse 12:17). “Aqui está a paciência dos santos: aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus” (Apocalipse 14:12).
R: O demónio odeia as pessoas que defendem a lei de Deus, porque a lei é o padrão de viver corretamente. E se você decidir seguir o padrão descrito na lei de Deus, você vai sentir a ira do diabo em cima de você com toda a fúria. Não é de surpreender que o diabo odeia e se posiciona contra todos os que defendem a lei de Deus. Mas é chocante e surpreendente ouvir líderes religiosos negando as reivindicações dos Dez Mandamentos e, ao mesmo tempo preservando as tradições dos homens. Não admira que Jesus disse: “E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?” “Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homem.” (Mateus 15:3, 9). E disse Davi: “É tempo de agires, ó Senhor, pois eles violaram a tua lei” (Salmos 119:126). Os cristãos devem acordar e restaurar a lei de Deus à sua posição legítima e exaltada. É loucura esta geração indisciplinada presumir que pode quebrar as leis do Deus vivo sem ser punida.
Eu acredito que um cristão deve obedecer aos Dez Mandamentos de Deus, e peço a Jesus para me ajudar a colocar minha vida em conformidade com eles.
Guia de Estudos extraído so site Amazing Facts.