6 de setembro de 2011

A LEI MORAL E CERIMONIAL

Os grandes princípios da lei de Deus são incorporados nos Dez Mandamentos e exemplificados na vida de Cristo. Expressam o amor, a vontade e os propósitos de Deus acerca da conduta e das relações humanas, e são obrigatórios a todas as pessoas, em todas as épocas. Cremos neste estudo salientar a diferença entre a Lei moral e a Lei cerimonial. Para isso desejamos e oramos que seja a Bíblia a trazer esse esclarecimento.
1. Que título de distinção é dado à Lei de Deus?
Rª: “Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.” Tiago 2:8,9.
“a lei real”, real (gr.basilikós), “pertencendo a um rei”, por essa razão, “principal”, “suprema”. “Lei real” pode, significar uma lei promulgada por um rei e, neste caso o Rei do céu, ou uma lei suprema. A lei de amor é o princípio supremo do qual depende toda a outra lei sagrada. Esta “lei real” – o Decálogo – que também é chamada “a lei perfeita” (Tiago 1:25).
Nota:
2. Por que meio vem o conhecimento do pecado?
Rª: “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7
Nota: A Lei que diz: “Não cobiçarás,…” é a Lei dos Dez Mandamentos.
3. Por que lei deverão os seres humanos serem julgados?
Rª: “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” Eclesiastes 12:13,14.
“Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:12
Nota: A Lei que é aqui chamada “lei da liberdade” é a que diz: “Não matarás” e “Não adulterás” porque foram esses os mandamentos citados no versículo precedente. Essa mesma Lei é, no versículo 8, intitulada “lei real,” isto é, a lei do Rei. Essa é aquela pela qual os homens deverão ser julgados.
4. Que sistema foi estabelecido em virtude da transgressão da Lei de Deus por parte do homem?
Rª: O sistema sacrificial, com os seus ritos e cerimónias, apontando para Cristo.
5. Por que oferecia holocaustos o patriarca Job?
Rª: “E iam seus filhos à casa uns dos outros e faziam banquetes cada um por sua vez; e mandavam convidar as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.” Job 1:4,5.
6. Desde que época remota já era conhecida esse sistema sacrificial?
Rª: “Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala.” (ver Gén. 4:3-5; 8:20; Job 1:4-5).
7. Por quem foi proclmada a lei dos Dez Mandamentos?
Rª: “Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma. Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deuteronómio 4:12,13.
Nota: O Decálogo – as Dez Palavras, ou Dez Mandamentos (Exodo 34:28 Deut. 4:13) consiste em duas partes, indicadas por duas tábuas de pedra sobre as quais Deus os escreveu. Os primeiros quatro mandamentos regulam o nosso dever para com o nosso Criador e Redentor, e os últimos seis regulam o nosso dever para com as pessoas humanas.
8. Como foi a lei ceremonial transmitida a Israel?
Rª: “Esta é a lei do holocausto, da oferta de alimentos, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações, e do sacrifício pacífico, que o SENHOR ordenou a Moisés no monte Sinai, no dia em que ordenou aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas ao SENHOR, no deserto de Sinai.”Levíticos 37,38.
9. Eram os Dez Mandamentos, por si mesmos, uma lei distinta e complete?
Rª: “Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.” Deut. 5:22.
“Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.” Êxodo 24:12.
10. Era a lei ceremonial completa em si mesma?
Rª: “Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz.” Efésios 2:15.
Nota: “a lei dos mandamentos” no contexto bíblico percebe-se que esta é uma referência à lei cerimonial. Na verdade esta terminou com a morte de Cristo na cruz do Calvário; no entanto, deveria notar-se que o sistema cerimonial, tal como Deus o deu, não produz a inimizade que Paulo descreve nesta passagem.
A interpretação judaica da lei cerimonial, as adicões humanas que lhe foram feitas e as atitudes exclusivistas e hostis do povo judeu, colocaram a base para a hostilidade para com os judeus. Os regulamentos acrescentados, com as conrespondentes interpretações, modificaram a força e função das ordenanças originais, e nalguns casos chegaram mesmo a anulá-las. Todo o gentio que desejava obter a “cidadania de Israel” (v.12), tinha de enfrentar um complicado sistema de requisitos legais. É facil compreender neste caso a razão porque um sistema como este era tão pouco atractivo para um gentio, assim como o Deus em quem ele cria que era o autor de semelhante sistema. Desta maneira o sistema judaico converteu-se numa barreira intransponível, uma parede que impedia que os gentios aceitassem a adoração do verdadeiro Deus. Os judeus abominavam e detestavam os seus vizinhos gentios, e estes, por sua vez, odiavam e desprezavam os judeus.
Deus tinha confiado aos judeus “a palavra” divina (Rom. 3:2). Eles eram os representantes oficiais diante do mundo da verdadeira religião. Só com a fundação da igreja cristã que houve outro povo ao qual Deus pode usar para que instruísse aos que buscavam a salvação (…), quando os judeus recusaram a Cristo foi-lhe retirada a condição de representantes oficiais de verdadeira religião, a qual foi entregue à igreja cristã (ver Mateus 21:43). Depois da crucifixão deixou de ser necessário que os filhos de Deus continuassem a observar o ritual judaico (ver Gálatas 2:16; Actos 15).
11. Em que escreveu Deus os Dez Mandamentos?
Rª: “Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deuteronómio 4:13.
12. Onde foram postos os Dez Mandamentos?
Rª: “Tomou o testemunho, e pô-lo na arca, e colocou os varais na arca; e pôs o propiciatório em cima da arca.” Êxodo 40:20.
13. Onde onde ordenou Moisés aos levitas que pusessem o livro da lei que ele escrevera?
Rª: “Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, dizendo: Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.” Deut. 31:25,26.
14. Qual é a natureza da lei moral?
Rª: “A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.” Salmo 19:7. “Porque bem sabemos que a lei é espiritual; mas eu sou carnal, vendido sob o pecado.” Romanos 7:14.
15. Poderiam as ofertas ordenadas pela lei ceremonial satisfazer ou tornar perfeita a consciência do crente?
Rª: “Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço.” Hebreus 9:9.
16. Até que tempo impunha a lei ceremonial que se realizasse o service no santuário terrestre?
Rª: “Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.” Hebreus 9:10.
17. Quando foi esse tempo da correção?
Rª: “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.” Hebreus 9:11,12.
18. Que miraculoso acontecimento ocorreu por ocasião da morte de Cristo, significando que acabara para sempre o sistema sacrificial?
Rª: “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.” Mateus 27:50,51.
19. Com que palavras profetizara Daniel este momento?
Rª: “E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.” Daniel 9:27.
20. Por quanto tempo perdurará a lei moral?
Rª: “Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.” Salmo 119:152 (ver Salmo 111:7,8).