9 de março de 2010

VIDA CRISTOCENTRICA


Você já se sentiu frustrado com a sua vida cristã? Provavelmente, você  considera-se um 
perdedor por ceder repetidamente à mesma tentação. Talvez almeje libertação e vitória; contudo, é sempre derrotado. A lição de hoje mostra o plano de Cristo para que você 
obtenha o poder necessário para o desenvolvimento da vida cristã. Ao estudar a Palavra de Deus, você descobrirá os princípios bíblicos que o ajudarão a viver vitoriosamente.
     O plano da salvação provê perdão para o pecado e nos liberta de seu poder. Como 
cristãos, estamos sujeitos a tropeçar e cair, mas já não somos escravos do pecado.
           
1. Que promessa há, nas Escrituras, para aqueles que entregam a vida a Cristo?
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2Co 5:17).

A Bíblia nos garante que, quando estamos “em Cristo”, somos ______________________ 

As coisas antigas se fizeram _______________________.
Estar “em Cristo” significa submeter-nos a Ele e a convidar Seu Espírito a preencher nossa vida com Seu amor, graça e poder.

2. É possível mudarmos a nós mesmos? O que estamos acostumados a ser sem Jesus?
“Pode, acaso, o etíope mudar a sua pele ou o leopardo, as suas manchas? Então, poderíeis fazer o bem, 
estando acostumados a fazer o mal” (Jr 13:23).

Nossa tendência natural é fazer o ____________________

3. Como Jesus descreve a miraculosa mudança de Nicodemos?
“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (Jo 3:3).

Jesus instruiu Nicodemos a _________________ de novo.

Descreva, em poucas palavras, o que você entende por ‘nascer de novo’.
__________________



4. O apóstolo Paulo usou outra imagem para descrever a mudança miraculosa que 
ocorre quando vamos a Jesus. Qual é? 


“Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a Si mesmo Se entregou por mim” (Gl 2:20).
Paulo disse: “Estou ___________________ com _____________________.”

Descreva, em suas palavras, o que significa estar crucificado com Cristo ________________________.

 5. Quando Jesus entra em nossa vida por meio de Seu Santo Espírito, que mudanças ocorrem? Leia os versos abaixo e escreva sua resposta nas linhas em branco.
“Mas a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no Seu nome” (Jo 1:12).
“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no 
Espírito, andemos também no Espírito” (Gl 5:24, 25).

6. Quando se opera esse miraculoso nascimento? No texto abaixo, faça um círculo nas palavras que descrevem o que precisamos fazer.
“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3:20).

Para experimentar o novo nascimento, tudo o que precisamos fazer é abrir o coração a 
Jesus e deixar que Ele cumpra Sua vontade em nossa vida.
7. O que Jesus promete quando vamos a Ele?
“O que vem a Mim, de modo nenhum o lançarei fora” (Jo 6:37).

Jesus não nos _________________________ .
Esta é a grande notícia. Não podemos mudar a nós mesmos. Mas, ao irmos a Jesus, Ele transforma nossa vida. Ele não nos rejeita, pois nos ama e aceita como somos. Podemos ir do jeito que estamos, mas não permaneceremos assim. Há poder no evangelho de Cristo para nos modificar. Essa é a grande notícia!



“Fé que Transforma a Vida” é o tema do Estudo Bíblico do próximo mês.