9 de março de 2010

VENCER OS VÍCIOS

Alguma vez você já lutou contra hábitos que julgou serem impossíveis de vencer? Há algum pecado que você tenha cometido várias vezes na vida? Você já quis se libertar de algo que o escraviza? Existe esperança. Na lição de hoje, descobriremos os princípios bíblicos que o capacitarão a experimentar a alegria da vitória por meio de Cristo.

1. O que a Bíblia diz sobre as tentações que enfrentamos? Leia o texto abaixo e escreva a resposta em suas palavras.
“Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas 
forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar” (1Co 10:13).

Toda tentação que enfrentamos já foi enfrentada por alguém. Deus promete que há uma 
saída para cada tentação do maligno, para aqueles que buscam em Cristo a força de sua fé.

2. Como Isaías descreve a obra do Messias em nos libertar da escravidão? Leia o texto abaixo e responda no espaço em branco.
“O espírito do Senhor Deus está sobre Mim; porque o Senhor Me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-
Me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos” (Is 61:1).
Jesus veio para pregar_________________________.
3. Como podemos cooperar com Cristo no processo da vitória? Leia o texto abaixo e 
circule as duas palavras que nos mostram como cooperar com Deus.
“Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4:7).

Sem Deus, não conseguiremos a vitória. Ele, porém, não nos dará a vitória sobre o pecado sem nossa cooperação. Quando nos submetemos à Sua vontade, abrindo o coração para receber Seu poder, o Espírito Santo obtém o controle de nossa vida. Isso não significa que nunca mais seremos tentados; significa simplesmente que agora somos capazes de resistir por meio do poder do Deus vivo.

4. Por que temos a impressão de que falhamos repetidamente e de que cometemos 
sempre o mesmo pecado? Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“Eu sou a videira, vós as varas; quem está em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15:5).
Jesus nos convida a _________________________ nEle
Uma das razões de falharmos repetidamente é porque tentamos viver a vida cristã em 
nossa própria força e não na força de Jesus.

5. Que segurança nos dá o apóstolo Paulo em relação à vitória na vida cristã? Leia o texto abaixo e escreva sua opinião. O que essa passagem bíblica significa para você?
“Posso todas as coisas em Cristo, que me fortalece” (Fp 4:13).

6. É possível ler a Bíblia e não receber a força espiritual planejada por Deus? Procure outro elo perdido na luta contra o pecado em nossa vida. Leia o texto abaixo e preencha os espaços em branco.
“Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram” (Hb 4:2).

Para nosso benefício, a Palavra de Deus deve estar misturada à ______________________.

Deus nos concede poderosa ajuda espiritual para vencermos a escravidão do pecado. Ele enviou Seu Santo Espírito e deu-nos a Sua Palavra para termos coragem e esperança. Mas, a menos que aceitemos Suas promessas pela fé, elas não nos serão de nenhum 
benefício.

7. Qual é a promessa de Deus quando aceitamos, pela fé, Sua Palavra? Leia os textos abaixo e responda, com suas próprias palavras, o que Deus lhe promete.
a. “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar vossa alma” (Tg 1:21).
b. “Pelas quais Ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas para que, por elas, fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção que, pela concupiscência, há no mundo” (2Pe 1:4).

Em toda a Bíblia, homens e mulheres tiveram a vida transformada ao abrirem o coração para receber o poder de Deus. Sua graça é maior do que o pecado. Seu poder é maior do que o poder do maligno. Por mais fraco que seja um filho de Deus, se receber Sua graça, torna-se mais forte do que todos os poderes do inferno. Por isso, abra hoje o coração para receber, pela fé, tudo o que Deus tem para lhe oferecer. Assim, sua vida será vitoriosa e não de frustração e derrota.