14 de março de 2010

UM SINAL DO VERDADEIRO CULTO

Uma coisa é certa: Os seres humanos foram criados para adorar a Deus. No íntimo de cada um de nós há um anseio pelo que é eterno. Ansiamos por propósito e significado na vida. Alguém disse que “temos um vazio no nosso coração do formato de Deus”. Nesta lição, estudaremos o plano de Deus para preencher esse vazio dolorido, e descobriremos Seu plano maravilhoso de completar nossa vida com alegria profunda e perene.
1. Que convite fez Davi a cada um de nós?
“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou” (Sl 95:6).
O salmista nos convida a ____________________________________.
A adoração nos conduz em direção a Deus. Dirige nossa mente para o que é eterno. Na adoração, somos lembrados de quem nós somos, de quem Ele é e da nossa relação com Ele. A adoração retira nosso foco das coisas terrenas e o eleva para os valores eternos.
2. Por que Deus merece nossa adoração? (Circule a frase, no texto a seguir, que indica por que Deus é digno de nossa adoração.)
“Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas Tu criaste, sim, por causa da Tua vontade vieram a existir e foram criadas” (Ap 4:11, 12).
Nós não fomos criados por nós mesmos. Existimos apenas porque um Deus de amor nos fez. Uma vez que Ele nos deu vida, é digno de nosso mais profundo louvor e extrema adoração.
3. Por que Deus nos deu memorial perpétuo de Sua autoridade e poder criativo?
“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a Terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou” (Êx 20:8-11).

O ________________________________é um memorial eterno de Deus e de Seu poder criativo.

4. Quando adoramos a Deus no sábado bíblico, o que estamos declarando abertamente a respeito de Deus? (Leia Êxodo 20:8-11 mais uma vez e responda abaixo, com suas próprias palavras.)
___________________________________.

5. Como o profeta Ezequiel descreveu o sábado?
“Também lhes dei os Meus sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o SENHOR que os santifica” (Ez 20:12).
O sábado de Deus é um ___________________________________________ .
Por que o sábado de Deus é um sinal? É um sinal de quê? (Escreva sua resposta nas linhas abaixo.) ___________________________________.
Na criação, pelo poder do Espírito Santo, Deus criou o mundo. Quando somos recriados à Sua imagem, mais uma vez é pelo poder do Espírito Santo. O sábado é um memorial de ambas as experiências: do poder de Deus em nos criar e do poder redentor de Deus ao recriar-nos como Seus filhos, nascidos de novo.
6. Como Moisés chamou o sábado?
“Seis dias trabalhareis, mas o sétimo será o sábado do descanso solene, santa convocação; nenhuma obra fareis; é sábado do SENHOR em todas as vossas moradas” (Lv 23:3).

De acordo com Moisés, o sétimo dia é o “sábado do _____________________________________.

Aos sábados, descansamos de nossas lidas e encontramos descanso nEle. Nosso descanso físico é um símbolo de descanso mais profundo em Seu amor e cuidado. É uma santa convocação para a reunião do povo de Deus para adorar. O sábado é a celebração de adoração à grandeza de Deus.
7. Qual é a promessa expressa por Isaías para aqueles que guardarem o sábado? “Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal (Is 56:2).

Aquele que guarda o sábado verdadeiramente é _________________________________________.

(Em suas próprias palavras, defina “bem-aventurado”.) _______________________________.

8. Quando o Universo inteiro encontrará o verdadeiro descanso sabático?
“Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de Mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante Mim, diz o SENHOR” (Is 66:22, 23).
Encontraremos o verdadeiro descanso sabático no novo___________________________.
No reino eterno de Deus, encontraremos o real descanso enquanto O adoramos a cada sábado. Através dos séculos, o sábado permanecerá sendo o eterno sinal de Deus e de Seu poder criativo e redentor. Será, para sempre, um símbolo de Seu eterno amor e do desejo de tornar felizes Seus filhos. Que seu coração, neste sábado, se encha de louvor Àquele que o criou e redimiu. Ele logo voltará para buscá-lo.