15 de março de 2010

A TRINDADE

O cristianismo se distingue pela crença geral num Deus triúno - um só Deus verdadeiro e vivente (Deut. 6:4) existindo numa unidade de três Pessoas distintas e coeternas: Pai, Filho e Espírito Santo, cujos atributos são: imortalidade, onipotência, onisciência, onipresença dentre outros.
A Divindade é infinita e além da compreensão humana, mas conhecida na proporção em que o Deus Triuno decidiu revelar-Se.
Os membros da Divindade têm-Se revelado pelas obras de Suas mãos na Natureza, por meio de operações providenciais, na palavra escrita - a Bíblia - e na palavra que vive - Jesus Cristo. As Escrituras ensinam que o único Deus, existe com três pessoas distintas, da Trindade: Deus o pai, Deus o filho e Deus o Espírito Santo.
Vejamos alguns textos:
1) Deus, o Pai - “Para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas”. I Cor 8:6. “Um só Deus e Pai, de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos.” Efés 4:6
2) Deus, o Filho - “Portanto nEle habita corporalmente toda a plenitude da Divindade.” Col 2:9 “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo.” Tito 2:13
3) Deus, o Espírito Santo - “Então disse Pedro: Ananias, por quê encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo. . .? . . . Não mentistes aos homens, mas a Deus.” Atos 5:3 e 4
“Deus no-lo revelou pelo Espírito. . . porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, se não o próprio espírito que nele está? Assim também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.” I Cor 2:10 e 11
As Pessoas da Divindade são tão distintas que podem falar uma com a outra, amar uma a outra e agir em relação uma com a outra. Cada uma delas tem também uma obra especial a desempenhar, mesmo quando cooperam juntas em tais atividades como a criação e a redenção.
A declaração bíblica de que “Deus é amor” (I João 4:8) aplica-se com igual acerto a cada Pessoa da Divindade.
Com efeito, isso de Deus ser amor desde a eternidade, pressupõe mais de uma Pessoa na Divindade. Se Deus fosse apenas uma Pessoa na eternidade, o Seu amor ter-se-ia restringindo ao amor a Si mesmo.
Embora nenhuma passagem bíblica isolada explique formalmente a doutrina da Trindade, ela é considerada como um fato pelos escritores da Bíblia e é mencionada diversas vezes.
É insinuada em Gênesis 1, onde Deus e o Espírito de Deus são retratados como estando a agir na Criação. O Novo Testamento torna claro que Cristo também participou na Criação, sendo de fato o verdadeiro Criador. (João 1:3; Col 1:16 e 17; Hebreus 1:1-3)
Também importante é o texto de Mateus 28:19 onde aparece o batismo em “nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. Aqui a doutrina da Trindade parece ser apresentada de tal modo que lhe seja dada forte ênfase como ponto de fé.
No batismo de Cristo a realidade da Divindade triúna, foi evidenciada no aparecimento das três Pessoas ao mesmo tempo. Mateus 3:16 e 17 apresenta a Jesus, Deus, o Filho - Jesus- sendo batizado.
E o Espírito de Deus, manifestou-se na forma de uma pomba descendo sobre Ele. Ao mesmo tempo, ouviu-se a voz de Deus, o Pai, proclamando: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”
E Lucas 1:35 inclui todas as três Pessoas da Divindade na comunicação do anjo a Maria , de que o Céu a escolhera para ser a mãe do Messias.
O Espírito Santo desceria sobre ela. O poder do Altíssimo a envolveria com a sua sombra. E o Filho de Deus nasceria dela.
Jesus reconheceu a distinção entre as Pessoas da Divindade ao declarar: “Quando. . . vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dEle procede, Esse dará testemunho de mim.” João 15.26
A chamada bênção apostólica de Paulo, também reforça este ensino. Numa oração a Cristo em busca da graça, ao Pai em busca do amor, e ao Espírito Santo em busca da comunhão, o apóstolo Paulo inclue as três Pessoas da Divindade: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.” II Cor 13:13
Todos quantos consagram a Deus alma, corpo e espírito, estarão constantemente recebendo nova dotação de poder físico e mental.
As inesgotáveis provisões do Céu acham-se à sua disposição. Cristo lhes dá o alento de Seu próprio espírito, vida de Sua própria vida.
O Espírito Santo desenvolve Suas mais elevadas energias para operarem no coração e na mente. A graça divina amplia-lhes e multiplica-lhes as faculdades, e toda a perfeição divina da natureza lhes acode em auxílio na obra de salvar almas.
Mediante a cooperação com Cristo, são completos nEle e , em sua fraqueza humana, habilitados a realizar feitos na Onipotência.
O mais importante é o amor inexplicável que a Trindade tem pelo ser humano.
Que possamos meditar em tão grande amor e agradecidos nos apegarmos diariamente nesta verdade, que é Deus.
Não devemos ficar preocupados com as coisas desta vida aqui: Deus tem o poder Deus triúno que tem o poder sobre todas as coisas.