21 de julho de 2011

TU ÉS MEU POVO (A NOIVA DE CRISTO)

A Bíblia diz que há um só corpo, ou igreja, para a qual Jesus chama o Seu povo do tempo do fim – a noiva de Cristo. Para alguns, isso é desconfortável, pois atualmente existem milhares de igrejas diferentes, que se dizem cristãs. Virtualmente cada uma afirma ser a igreja de Deus, ainda que cada uma delas difira amplamente na interpretação bíblica, fé e prática. É completamente impossível para o sincero pesquisador da verdade investigar os argumentos de cada uma delas. No entanto, podemos ser gratos, pois Jesus resolveu este dilema para e por nós, descrevendo a Sua Igreja com tal clareza de detalhe que se pode facilmente identificá-la! Essa descrição, vívida e poderosa, é encontrada em Apocalipse 12 e 14, e impressiona com as verdades surpreendentes aí reveladas para o tempo que estamos a viver. Por favor, leia Apocalipse 12:1-17 antes de começar a sua viagem da descoberta rumo a estas transformadoras verdades.
1. Com qual símbolo profético Jesus representa a Sua verdadeira Igreja?
“À formosa e delicada assemelhei a filha de Sião” (Jeremias 6:2). “E dizer a Sião: Tu és meu povo” (Isaías 51:16).
R: Veremos no estudo que postaremos que Jesus simboliza a Sua verdadeira e pura Igreja a (Sião) como
uma mulher pura, e a igreja apóstata como uma prostituta. Alguns outros textos, que também utilizam esse simbolismo é 2 Coríntios 11:2, Efésios 5:22, 23, e Apocalipse 19:7, 8.
2. Em Apocalipse 12:1, Jesus simboliza a Sua igreja como uma “mulher vestida de sol”, com “a lua debaixo dos seus pés” e com “Uma coroa de doze estrelas”. O que significam esses símbolos?
Resposta:
A. O sol representa Jesus, o Evangelho representa a justiça de Cristo. “O Senhor Deus é sol” (Salmo 84:11). (Veja também Malaquias 4:2). Sem Jesus não há salvação (Atos 4:12). Mais do que qualquer outra coisa, Jesus quer que a Sua Igreja transborde com a Sua presença e glória.
“A lua debaixo dos pés” representa o sistema de sacrifícios do Antigo Testamento. Como a lua reflete a luz do sol, assim o sistema de sacrifícios era útil apenas espiritualmente, pois refletia a luz do Messias vindouro (Hebreus 10:1).
B.
C. A “coroa de doze estrelas” representa o trabalho dos 12 discípulos, que coroou os primeiros anos da igreja do Novo Testamento.
3. Em seguida, a profecia diz que a mulher está em trabalho de parto, prestes a dar à luz a um bebé que um dia iria reger todas as nações com ceptro de ferro. Ela então deu à luz o “filho do homem”, e depois ele foi levado para o trono de Deus no céu (Apocalipse 12:1, 2, 5). Quem era esse bebé?
R: O bebé era Jesus. Ele um dia regerá todas as nações com ceptro de ferro (Apocalipse 19:13-16; Salmos 2:7-9). Jesus, que foi crucificado pelos nossos pecados, foi ressuscitado dentre os mortos e ascendeu ao céu (Atos 1:9-11). O Seu poder de ressurreição nas nossas vidas é um dos dons essenciais de Jesus concedido ao Seu povo (Filipenses 3:10).
4. Apocalipse 12:3, 4 apresenta “um grande dragão vermelho” que odiava o “filho do homem” e tentou matá-lo aquando do seu nascimento. Quem era o dragão?
R: O dragão representa Satanás, que foi expulso do céu (Apocalipse 12:7-9) e que trabalhava na altura do nascimento de Jesus através do império romano pagão. O governante que tentou matar Jesus ao nascer foi Herodes, um agente da Roma pagã. Ele mandou matar todas as crianças do sexo masculino de Belém, na esperança de que uma delas fosse Jesus (Mateus 2:16).
5. Qual é o significado das “sete cabeças” e “dez chifres” do dragão, e da “terceira parte das estrelas do céu”, atiradas para a terra?
Resposta:
A. As “sete cabeças”, representam as sete colinas e montanhas em que Roma foi construída (Apocalipse 17:9, 10). Temos agora de encontrar uma besta com sete cabeças e 10 chifres (Apocalipse 12:3; 13:01, 17:3).
B. Os “dez chifres” representam os governos, ou nações, que apóiam as grandes potências na tentativa de oprimir o povo ou seja a Igreja de Deus. Durante o domínio da Roma pagã (Apocalipse 12:3, 4), eles
representavam as 10 tribos bárbaras que apoiaram o papado e acabaram por derrubar o Império Romano (Daniel 7:23, 24). Essas tribos mais tarde tornaram-se na Europa moderna. Nos últimos dias, eles representam todas as nações do mundo unidas na coligação para o fim dos tempos (Apocalipse 16:14; 17:12, 13, 16) que apoiarão “a grande Babilónia” na guerra contra o povo de Deus.
C. “A terceira parte das estrelas do céu” são os anjos que apoiaram Lúcifer na insurreição nos céus e que foram expulsos com ele (Apocalipse 12:9, Lucas 10:18, Isaías 14:12).
Revisão e Resumo
Até ao momento, a profecia cobriu os seguintes factos da Bíblia:
1. A verdadeira igreja de Deus aparece, simbolizada por uma mulher pura.
2. Jesus nasce para a igreja.
3. Satanás, opera através do Rei Herodes agente da Roma pagã, tenta matar o bebé Jesus.
4. O plano de Satanás é mal sucedido.
5. A ascensão de Jesus é retratada.
6. O que fez Satanás depois que  falhou no seu plano de destruir o menino Jesus?
“perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem” (Apocalipse 12:13).
R: Uma vez que ele não foi capaz de destruir Jesus pessoalmente, Satanás direciona a sua fúria e perseguição conta a igreja de Deus; o Seu povo.
Seis pontos de identificação
Em Apocalipse capítulos 12 e 14, Jesus dá seis pontos descritivos para identificação da Sua igreja do fim dos tempos. Dê agora muita atenção a partir de agora.
7. O que fez a mulher (igreja) para se proteger, e o que é o “deserto” de que fala Apocalipse 12:6, 14?
Resposta:
A. Os versículos 6 e 14 dizem: “A mulher fugiu para o deserto”, onde estaria protegida por “Um tempo, e tempos, e metade de um tempo” (ou 1.260 anos literais) da ira de Satanás – que trabalhava através de Roma papal. As “duas asas” representam a proteção e apoio que Deus deu à Igreja durante o tempo no “deserto” (Êxodo 19:4, Deuteronómio 32:11). O tempo no deserto é o mesmo período de 1.260 anos da proeminência e perseguição papal (538-1798 AD) que Jesus repetidamente mencionou na profecia. Um dia profético equivale a um ano literal (Ezequiel 4:6).
B. O termo “deserto” refere-se a lugar não habitado ou solitário da terra (montanhas, cavernas, florestas, etc) onde o povo de Deus pôde esconder-se e assim, escapar à aniquilação total (Hebreus 11:37, 38). Esconderam-se – os Valdenses, Albigenses, huguenotes, e muitos outros. O povo de Deus (a Sua igreja) teria sido destruído se não tivessem fugido e escondido no deserto durante esta perseguição aniquiladora do papado. (Num período de 40 anos, ”Desde o início da ordem dos jesuítas, no ano de 1540 à 1580, novecentos mil, foram destruídos. Cento e cinquenta mil pereceram na Inquisição em 30 anos.”[1]) Pelo menos 50 milhões de pessoas morreram pela amada fé durante esse período de 1.260 anos. A Igreja de Deus não existia como uma organização oficial durante este período de tempo de 1.260 anos. Ou seja de 538-1798 AD, ela estava viva, mas não identificável como uma organização. Quando saiu da clandestinidade após os 1260 anos, ela ainda tinha a mesma doutrina e características da Igreja apostólica, que entrou no “deserto” em 538.
Nota: Temos agora descoberto os nossos dois primeiros pontos de identificação da igreja de Jesus do tempo do fim:
1. Ela não existia oficialmente como uma organização entre 538 e 1798.
2. Ela surgiria e faria a sua obra depois de 1798.
Havia muitos cristãos amorosos e genuínos nas igrejas que existiam oficialmente antes de 1798. Mas nenhuma dessas igrejas pode ser a igreja de Deus do fim dos tempos, da qual Jesus chama todo o Seu povo, porque a igreja de Jesus, do fim dos tempos, surgiu depois de 1798. Isto significa que a maioria das populares igrejas protestantes não podem ser a igreja de Deus do fim dos tempos, porque elas existiam oficialmente antes de 1798.
[1] Albert Barnes, Notes on Daniel, comment on Daniel 7:25, p. 328.
8. No Apocalipse 12:17, Deus chama a Sua igreja do tempo do fim o remanescente. O que quer dizer a palavra “remanescente”?
R: Significa a última porção ou o que resta. Em referência à igreja de Jesus, significa que a Sua igreja dos últimos dias, é identificada pela doutrina da igreja apostólica.
9. Em Apocalipse 12:17, que descrição adicional dos dois pontos dados por Jesus sobre a Sua Igreja remanescente do tempo do fim?
R: Ela guardaria todos os Dez Mandamentos, inclusive o sábado do sétimo dia, o quarto mandamento (João 14:15, Apocalipse 22:14). Ela também teria o “testemunho de Jesus”, que a Bíblia refere como sendo o espírito de profecia (Apocalipse 19:10).
Assim, aqui estão os próximos dois pontos de identificação dados por Jesus sobre a igreja remanescente do fim dos tempos:
3. Ela guarda os mandamentos de Deus, incluindo o Sábado do sétimo dia, o quarto mandamento.
4. Ela terá o dom da profecia.
Lembre-se que ainda que hajam cristãos sinceros nas igrejas que não guardam o sábado ou tenham o dom de profecia, nenhuma destas igrejas pode ser a igreja remanescente de Deus do fim dos tempos da quais Jesus está a chamar todos os cristãos dos últimos dias, porque a igreja de Deus do fim dos tempos guarda os mandamentos de Deus e têm o dom de profecia.
10. Que dois pontos finais, de identificação do remanescente de Deus, oferece o livro do Apocalipse?
R: Os dois últimos pontos dos seis são: (5) Seria uma igreja missionária em todo o mundo (Apocalipse 14:6), e (6) pregaria as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-14, que estão resumidas abaixo.
A. O julgamento de Deus está em sessão. Adorai- O! A Igreja de Deus do fim dos tempos deve pregar que o julgamento começou em 1844 (veremos este estudo). Ela também convida as pessoas a “adorar Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” (Apocalipse 14:7). Como podemos adorar a Deus como Criador? Deus escreveu a resposta no quarto mandamento. “Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.” “Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou” (Êxodo 20:8, 11). Assim, a mensagem do primeiro anjo ordena a todos a adorarem a Deus como Criador, observar o Seu santo sábado do sétimo dia, que Ele nos deu, como memorial da Criação.
B. Sair das igrejas caídas de Babilónia.
C. Não adorar a besta ou receber a sua marca, que é o domingo como dia santo. Cuidado com todas as falsificações.
Nota: Aqui estão os dois últimos pontos de identificação:
5. A Igreja de Deus do fim dos tempos é uma igreja missionária em todo o mundo.
6. Ela prega e ensina as 3 mensagens angélicas de Apocalipse 14:6-14.
Agora vamos rever os seis pontos que Jesus dá para identificar a Sua Igreja do tempo do fim:
1. Ela não existia oficialmente como uma organização entre 538 e 1798.
2. Ela surgiria e faria a sua obra depois de 1798.
3. Ela guarda os Dez Mandamentos, inclusive o sábado do sétimo dia, do quarto mandamento.
4. Tem o dom de profecia.
5. Seria uma igreja missionária alcançando todo o mundo.
6. Ela prega e ensina a mensagem de Jesus do Apocalipse 14:6-14.
11. Agora que estabelecemos os 6 pontos de Jesus para a identificação da Sua igreja remanescente do tempo do fim, o que diz Jesus que devemos fazer, e com que resultados?
R: “Buscai e achareis” (Mateus 7:7) Jesus entrega essas seis especificações e diz: “cada um deve encontrar a minha igreja!”. Ele promete que aqueles que procuram pelas coisas celestiais encontram.
12. Quantas igrejas se enquadram nestas seis especificações?
R: Jesus deu tais especificações distintas e específicas que se encaixam apenas uma igreja. Jesus não deu generalidades vagas, tais como “Haverá muita gente boa na minha igreja” e “Haverá também alguns hipócritas”. Quantas igrejas se encaixariam nesses dois pontos? Todas elas. Esses dois pontos também se enquadram no armazém da esquina e nos clubes cívicos da cidade. Eles caberiam em tudo, e, portanto, não significam nada. Em vez disso, Jesus deu os pontos específicos e altamente descritivos que se encaixam apenas numa igreja – A Igreja Adventista do Sétimo Dia.
Vamos verificar novamente as especificações.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia:
1. Não existia como uma organização oficial entre 538 e 1798.
2. Surgiu depois de 1798. E começou a formar-se no início de 1840.
3. Guarda os Dez Mandamentos, inclusive o quarto – o santo sábado de Deus do sétimo dia.
4. Tem o dom de profecia.
5. É uma igreja missionária em todo o mundo, trabalhan em 208 dos 236 países do mundo.
6. Prega e ensina a grande mensagem de Jesus de Apocalipse 14:6-14.
Jesus pede-lhe para tomar esses seis especificações e verificar por si mesmo. É fácil. Ninguém, pode escudar-se no argumento: “há tantas igreja, não sei qual a verdadeira.”
Nota: Há muitos cristãos amorosos e sinceros, nas igrejas em que esses pontos não se encaixam, mas nenhuma dessas igrejas é a Igreja remanescente de Deus do fim dos tempos das quais o Senhor chama todo o Seu povo hoje.
13. Quando um/a filho/a de Jesus atende ao Seu amoroso chamado e sai da Babilónia (Apocalipse 18:2, 4), o que pede Jesus em seguida?
“fostes chamados em um só corpo” (Col 3:15). “E ele[Jesus] é a cabeça do corpo, a igreja” (Colossenses 1:18).
R: A Bíblia diz que o povo de Deus é chamado a integrar-se num corpo, ou igreja. Jesus pede a quem deixar Babilónia para se juntar à igreja remanescente – da qual Ele é a cabeça. Jesus disse: “Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco” (João 10:16). Ele também apresenta a designação “meu povo”, tanto no Antigo Testamento (Isaías 58:1) como no Novo Testamento (Apocalipse 18:4). Das Suas ovelhas fora de Seu redil (igreja), Ele diz: “a essas também me importa conduzir; e elas ouvirão a minha voz; e haverá um rebanho e um pastor”. “As minhas ovelhas ouvem a minha voz … e elas me seguem.” (João 10:16, 27).
14. Como é que elas entram nesse corpo, ou igreja?
“Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, ou gentios” (1 Coríntios 12:13).
R: Entrando na igreja remanescente de Jesus do tempo do fim através do batismo. (Estudaremos este ponto estejam atentos)
15. Apresenta a Bíblia outras provas de que Jesus só tem uma igreja remanescente para a qual Ele chama todo o Seu povo?
R: Sim.. Vamos analisá-las:
A. A Bíblia diz que há somente um verdadeiro corpo, ou igreja (Efésios 4:4, Colossenses 1:18).
B. A Bíblia diz que nos nossos dias são como os dias de Noé (Lucas 17:26, 27). Quantas formas havia para escapar nos dias de Noé? Apenas uma – a arca. Mais uma vez, hoje, Deus providenciou apenas um barco, ou igreja, que conduzirá o Seu povo em segurança até ao Seu reino celestial. Certifique-se de entrar no barco certo! A Bíblia diz: “Todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que iam sendo salvos” (Atos 2:47). Isso era verdade nos tempos apostólicos, e ainda é verdade hoje.
16. Qual é a boa notícia a respeito da igreja remanescente de Deus?
Resposta:
A. O tema central é “o evangelho eterno” da justificação pela fé em Jesus somente (Apocalipse 14:6).
B. Ela está construída sobre Jesus, a Rocha (1 Coríntios 03:11, 10:4), e “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).
C. Jesus morreu pela Sua igreja (Efésios 5:25).
D. Jesus descreve a Sua igreja como sendo o remanescente tão claramente que é fácil de identificar. Ele também descreve as igrejas caídas e chama o Seu povo para fora delas. Satanás prenderá apenas aqueles que mantêm os seus olhos e corações fechados.
E. As doutrinas são todas verdadeiras (1 Timóteo 3:15).
17. Qual é a boa notícia sobre o povo remanescente de Deus?
Resposta: Eles…
A. Estarão no reino celestial (Apocalipse 15:2).
B. Vencerão o diabo pelo “poder” e “sangue” de Jesus (Apocalipse 12:10, 11).
C. São pacientes (Apocalipse 14:12).
D. Têm a fé de Jesus (Apocalipse 14:12).
E. Encontram a gloriosa liberdade (João 8:31, 32).
18. A Hora do Planeta é de grande turbulência. A segunda vinda de Jesus segue-se à proclamação das três mensagens angélicas (Apocalipse 14:12-14). Qual é o pedido urgente que Jesus faz ao Seu povo agora?
“Entra tu e toda a tua casa na arca” (Génesis 7:1).
R: Nos dias de Noé, apenas oito pessoas (incluindo o próprio Noé) atenderam o convite de Deus. Jesus espera à porta da Sua arca ou igreja remanescente do fim dos tempos, por si.
19. Está disposto a aceitar o chamado de Jesus para vir para a segurança da Sua igreja remanescente do tempo do fim?
Resposta: _______
Guia de estudo extraído do site Amazing Facts.