7 de julho de 2011

JESUS NO CONTEXTO HISTÓRICO

“Os Dez Mandamentos, um dos documentos mais negativos já escritos”. Essa foi a mensagem, colocada no lugar mais alto de duas ruas da cidade, que recentemente saudava o povo de Melbourne, na Austrália. Foi o lançamento, disse Francis McNab, de uma nova fé para o século XXI. McNab é o ministro-executivo da Igreja Unida de St. Michael, em Melbourne. Ele também é membro do Seminário Jesus, que faz uma abordagem liberal da Bíblia. Ele disse a um jornal local que Abraão foi uma mera farça, que Moisés foi um assassino em massa, e Jesus foi um camponês judeu, e não Deus. Na verdade, ele disse que não há divindade chamada Deus.
Ataques a Deus.
Deus tornou-Se um alvo popular nos últimos tempos, com vários best-sellers e documentários a atacar a Sua existência. Deus, um Delírio, de Richard Dawkins é provavelmente o livro mais conhecido. É uma estridente distorção de Deus e da história bíblica. No entanto, ele não contém nada de novo, excepto, talvez, o veneno dos seus ataques.

As origens deste tipo de pensamento veio com a era científica. O Século XVI ao século XIX trouxeram uma nova visão do mundo, com a ciência gradualmente substituindo Deus. Ironicamente, os primeiros cientistas
nesse período eram cristãos devotos que romperam com o pensamento dominante grego de que a ciência estava debruçada sobre o pensamento dedutivo em da experiência.

Ao longo do tempo, o cristianismo trouxe uma percepção de que Deus criou O Universo de ordem. Os cientistas cristãos começaram a experimentar e a descobrir como Deus trabalha ordenadamente, e assim fazendo, eles desenvolveram o método científico de investigação. A prova de que o método funciona pode ser encontrada em qualquer cozinha moderna, escritório ou loja de departamento.

Esta revolução nas ciências naturais, com as suas relações de causa e efeito, também influenciou a visão das pessoas sobre a história e a Bíblia. Afinal, porque deveria ser a nossa compreensão da história, incluindo a história da Bíblia, menos científica do que a nossa compreensão do mundo natural? Assim, tornou-se fácil concluir que se a causa e o efeito poderiam acabar com a necessidade de milagres no mundo natural, eles poderiam fazer o mesmo com a história e a Bíblia. Eles poderiam explicar o sobrenatural como mito ou lenda, ou mesmo como histeria e alucinações. Esta abordagem, obviamente, anula o nascimento virginal de Jesus, os milagres no Seu ministério e a Sua ressurreição.

Até final do século XIX, com os avanços da ciência e da popularidade da teoria da evolução, vários pensadores concordavam com Friedrich Nietzsche, que, em A Gaia Ciência, teve um louco correndo pela praça da cidade gritando “Deus está morto! Deus está morto!" Nietzsche alegrou-se com realização. Poucos anos depois, o poeta Thomas Hardy escreveu um poema intitulado “O Funeral de Deus”, onde Deus é uma “figura projetada pelo homem. . . . que não podemos continuar a manter viva. “

Na mesma ocasião, dentro do próprio cristianismo, começou a busca pelo “Jesus histórico”, o que geralmente significa um Jesus sem milagres. A encarnação mais recente dessa tentativa começou em 1985 com um grupo de estudiosos que se chamou “Jesus Seminário”. O seu fundador, Robert Funk, disse: “O Deus da idade metafísica está morto. Não há nenhum Deus pessoal lá fora, exterior ao ser humano. . . . Milagres são uma afronta à justiça e integridade de Deus. . . . Deus não interfere com as leis da natureza. “

Encontro com o Jesus Real.
Por outro lado, tem havido alguns recentes, e muito cuidadosos trabalhos, embora menos divulgados, sobre as histórias de Jesus encontradas em Mateus, Marcos, Lucas e João. Estes estudos surgiram como resultado de uma crescente preocupação sobre a direção que a busca pelo Jesus histórico por estudiosos seculares tomou.

Por exemplo, Richard Baukham nota “um fato bastante negligenciado” que toda a história se baseia no testemunho de Alguém, e os quatro Evangelhos na Bíblia contém o depoimento de testemunhas. Testemunho, segundo ele, é simultaneamente um “único e excepcionalmente valioso instrumento de acesso à realidade histórica”.

Ele ilustra isso, referindo-se a relatos de testemunhas do Holocausto. Ele ressalta que os relatos pessoais do que aconteceu nos campos de concentração de Hitler são indispensáveis para o nosso conhecimento do que realmente aconteceu. Depoimento de testemunha ocular é particularmente crítico para a compreensão de importantes eventos de “excepcionalidade desse tipo.” Em ambos os casos, do Holocausto e do Cristo ressuscitado “A [singularidade dos eventos] exigia as testemunhas como o único meio pelo qual os eventos poderiam ser adequadamente conhecidos”.

Importante, Baukham reconhece que, mesmo utilizando as geralmente aceites datações dos Evangelhos, Marcos foi escrito bem dentro do tempo de vida de muitas testemunhas oculares. Os outros três foram escritos num momento em que estas testemunhas estavam a tornarem-se escassas, no “momento em que o seu testemunho poderia perecer com eles caso não fossem escritos.”

Ver os evangelhos como relatos de testemunhas oculares, não só lhes dá um valor acrescentado, mas também nos adverte a tomarmos cuidado para não permitirmos que algum tipo de racionalismo e cepticismo do nosso século controle a nossa leitura. Precisamos admitir que a nossa naturalista, visão científica do mundo não fornece todas as respostas. Há muito em jogo para cometermos esse tipo de erro.

Um Jesus Lendário?
Além disso, se adoptarmos uma abordagem verdadeiramente crítica, significa que devemos descartar em seguida todas as reivindicações de todas as ocorrências sobrenaturais na história, “como poderíamos explicar a rápida ascensão da fé no Jesus ressuscitado, como Divino Salvador, num contexto judaico do primeiro século? “

Ao fazerem esta pergunta, Paul Eddy e Gregory Boyd atacam a abordagem que faz de Jesus um tipo de lenda ou de ficção. Eles argumentam contra esta visão “do Jesus lendário” em várias frentes.

A Palestina judaica do primeiro século não fornece um ambiente que pudesse dar origem a essa lenda. A alegação de que a identidade de Jesus estava ligada à do Senhor Deus, que Ele devia receber adoração, e que Ele era o Messias crucificado e ressuscitado, não foi bem aceite na sociedade judaica de 30 dC.

Jesus atraiu uma multidão repugnante, e alguns dos aspectos mais embaraçosos da história são difíceis de explicar se a história é lendária.

A origem dessa história enquanto a mãe, irmãos, discípulos, e os oponentes de Jesus estavam vivos, torna a teoria do mito implausível, pois eles poderiam ter exposto a fraude.

As cartas de Paulo revelam que tanto ele tanto os seus leitores acreditavam que Jesus tinha vivido num passado recente e que sabiam muito sobre a sua vida e ensinamentos.

Embora as informações sobre Jesus em antigos escritos seculares seja limitada, o que existe confirma a história de Jesus registada na Bíblia.

Recentes estudos de tradições orais dão provas convincentes de que as primeiras histórias sobre Jesus foram transmitidas em forma historicamente confiável e que os escritores do Evangelho “escreveram por normas antigas com a intenção e competência histórica”.

Se é certo que os escritores do Evangelho são tendenciosos nas suas narrativas, mas não mais que outros historiadores, antigos ou modernos, cujos escritos são normalmente considerados confiáveis. Os Evangelhos contêm detalhes incidentes e informações casuais que são uma evidência da sua historicidade. E eles comportam-se bem com as histórias antigas transmitidas oralmente.

Para quem procura o Jesus histórico fora dos Evangelhos, James Dunn avalia: “Se estão insatisfeitos com o Jesus da tradição sinótica [encontrado nos evangelhos], então simplesmente teremos de ficar em silêncio, não há outro Jesus verdadeiramente histórico”. Ele acrescenta que, muitas vezes, a busca para encontrar o Jesus enterrado nos “Evangelhos e à espera de ser exumado”, revela menos sobre o Jesus real e muito mais sobre as “agendas individuais dos pesquisadores".
Ataques contra Deus e contra a história do Evangelho de Jesus podem tornar-se manchetes e atrair a atenção da mídia, mas há uma revolução silenciosa nos bastidores questionando as bases desses ataques. Levará algum tempo para ver como esta luta vai acabar.

Entretanto, as evidências são fortes de que os relatos dos Evangelhos de Jesus são muito confiáveis.

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Artigo escrito por Bruce Manners para a Adventist Review. Traduzido pelo blog www.setimodia.wordpress.com