2 de julho de 2011

TODAS AS VERDADES RESTAURADAS

A promessa do Senhor é de que antes que venha o último dia, o grande e terrível dia da retribuição, em que todas as coisas serão destruídas, todas as verdades do Evangelho Eterno serão restauradas. E o dia desta restauração já é chegado.
O poder do Espírito Santo constrangerá as consciências a verem o propósito e o alcance do sacrifício de Jesus e o facto de que a Sua Lei O engrandeceu, como está escrito, a este respeito: O Senhor Se agradava d´Ele por amor de Sua justiça; engrandeceu-O pela Lei e O fez glorioso (Isaías 42:21).
A Seu respeito, também, o Registo Sagrado manifesta a Sua consideração à Lei eterna: Então disse: eis aqui venho; no rolo do livro está escrito de Mim. Deleito- Me em fazer a Tua vontade, ó Deus Meu; sim, a Tua Lei está dentro do Meu coração (Salmo 40:7-8).
O momento da volta à pureza dos límpidos princípios apostólicos é agora. Já se levanta o clamor: É tempo de operares, ó Senhor, pois eles têm quebrantado a Sua Lei (Salmo 119:126). A Palavra que não falha anuncia: E acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor no cume dos montes e se exaltará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações. E virão muitos povos, e dirão: vinde, e subamos ao monte do Senhor, à casa do Deus de Jacob, para que nos ensine o que concerne aos Seus caminhos, e andemos nas Suas veredas; porque de Sião sairá a Lei, e de Jerusalém a Palavra do Senhor (Isaías 2:2-3).
A prova de que estes acontecimentos estão, ainda, no futuro, está contida na continuação das palavras do profeta: E Ele exercerá o Seu juízo sobre as gentes, e repreenderá a muitos povos; e estes converterão as suas espadas em enxadões e as suas lanças em foices; não levantará espada nação contra nação, nem aprenderão mais a guerrear (verso 4).
A Lei do Senhor foi subvertida, mas chegou o momento de terem cumprimento as palavras do profeta: Liga o testemunho, sela a Lei entre os Meus discípulos (Isaías 8:16). A ligação deste testemunho e o selamento desta Lei a restauração da verdade se cumprem nas palavras do profeta da Revelação, entre os que são obedientes aos reclamos do Evangelho Eterno e estão por elas claramente identificados: E o dragão (o Diabo) irou-se contra a mulher (a igreja) e foi fazer guerra ao resto da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus Cristo (Apocalipse 12:17).
Serão eles os que sairão vitoriosos no último confronto contra as forças de Satanás, representadas pela besta romana e a imposição de seu sinal e a sua imagem (poder político mundial, liderado pelos Estados Unidos).
Ao referir-se a este poder e os que prevalecerão sobre ele, o profeta esclarece: Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus (Apocalipse 14:12). A identificação desta besta está no capítulo precedente desta série, e a sua imagem e sinal, no capítulo seguinte.
À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, não haverá manhã para eles(Isaías 8:20). Veja-se a identidade entre Lei e Testemunho, expressa na Palavra de Deus. Quando João prostrou-se diante de um anjo, para o adorar, ele assim reagiu: Não faças tal; sou teu conservo, e de seus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus, porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia(Apocalipse 19:10).
O espírito de profecia é a vida da profecia restaurada, é o pleno e perfeito conhecimento de todos os princípios da revelação que estavam ocultos e foram ligados novamente por Deus. O conhecimento das profecias estava selado e fechado, conforme a Palavra de Deus, até um determinado tempo: E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo... (Daniel 12:4 p.p.). Mas a sequência do texto revela que as palavras estariam seladas até ao fim de um tempo determinado, por ele identificado, quando muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará (u.p.).
Eis que dias vêm, diz o Senhor, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá. Não conforme o concerto que fiz com os seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egipto, porquanto eles invalidaram o Meu concerto, apesar de Eu os haver desposado, diz o Senhor. Mas este é o concerto que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a Minha Lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo. E não ensinará alguém mais a seu próximo nem alguém a seu irmão, dizendo: conhecei ao Senhor; porque todos Me conhecerão, desde o mais pequeno deles até ao maior; diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais Me lembrarei dos seus pecados (Jeremias 31:31-34).
E lhes darei um mesmo coração, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei um coração de carne (Ezequiel 11:19).
Todas as pessoas, em todas as épocas, foram salvas pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, inclusive todos os judeus que na Antiguidade observavam os ritos cerimoniais. A graça é um favor que o ser humano não merece - a mão misericordiosa de Deus estendida a toda a humanidade - através do sacrifício da cruz. O apóstolo confirma esta verdade, afirmando: Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar? Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também (Actos 15:10-11).
Muitos que dizem amar a Jesus e afirmam que O conhecem são desmentidos pela Palavra de Deus. Os pensamentos seguintes devem ser um convite à reflexão a todos os que sinceramente desejam um dia compartilhar do Seu reino. E nisto sabemos que O conhecemos, se guardarmos os Seus mandamentos. Aquele que diz. Eu conheço-O, e não guarda os Seus mandamentos, é mentiroso e nele não está a verdade (I S. João 2:3-4).
E o apóstolo esclarece a quais mandamentos ele se refere: Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes...(verso 7).
O próprio Salvador revela, de maneira clara e directa, quem são, na verdade, os que O amam. Suas afirmações são tão claras e positivas que não podem deixar a menor dúvida a este respeito: Se Me amarem, guardareis os Meus mandamentos (João 14:15). E conclui, taxativamente: Aquele que tem os Meus mandamentos e os guarda esse é o que Me ama; e aquele que Me ama será amado de Meu Pai, e Eu o amarei e Me manifestarei a ele (verso 21).