2 de julho de 2011

GUARDARÃO OS SALVOS O SÁBADO, NA ETERNIDADE?

1. O sábado será guardado no futuro, no reino de Deus, na Terra Renovada? A resposta do Criador é positiva e clara! Ele mesmo afirma, com Suas próprias palavras, de uma maneira que não pode deixar dúvidas:
Rª: "Porque como os céus novos, e a terra nova, que hei-de fazer, estarão diante de minha face, diz o Senhor, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que todos os meses, à lua nova e todas as semanas, aos sábados, virá toda a humanidade a adorar na Minha presença, diz o Senhor" (Isaías 66:22 e 23).

Nota: Quando a vida foi criada neste nosso mundo nenhum ser humano pôde testemunhar a obra da criação. O homem foi criado no sexto dia daquela semana
inesquecível. O sábado foi deixado como memorial e lembrança eterna dessa estupenda obra do Criador e o primeiro sábado foi guardado por Adão e Eva pela fé, junto ao Seu Criador, não lhes sendo dada oportunidade de contemplar o memorável feito que lhes trouxera à vida, juntamente com todas as outras criaturas e todas as obras criadas. Somente os anjos e seres de outros mundos tiveram esse privilégio e se rejubilaram com o surgimento de seus conservos no imenso universo de Deus (Job 38:7). Não será assim, no mundo futuro, na terra renovada, quando estiver completa a obra redentora de Jesus. Toda a humanidade redimida contemplará a nova criação de Deus.

2. Se o sábado é guardado como memorial da criação, como está expresso na Palavra do Senhor, como será o mesmo sábado guardado no futuro, na eternidade?
Se Deus afirma que criará novo céu e nova terra, de qual criação ele será por lembrança? Da primeira, que será destruída, por ocasião da breve volta de Jesus ou da segunda após a destruição de Satanás, do pecado e de todos os pecadores, no lago de fogo que também purificará a terra?

Rª: Antes de ser criada, "a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo" (Génesis 1:2). A Bíblia Sagrada afirma que toda a terra será destruída, por ocasião da volta de Jesus. Ela voltará a ser como no início, antes da criação, sem forma e vazia, sem habitantes, coberta pelas trevas, porque os raios do sol não poderão penetrar na atmosfera, então destruída e mudado o eixo da terra, mudança causada pelas extraordinárias catástrofes que acompanharão os terríveis acontecimentos que terão lugar nessa solene ocasião.

Nota: Assim diz o Senhor: "Eis que o dia do Senhor vem horrendo, com furor e ira ardente, para por a terra em assolação, e destruir os pecadores dela. Porque as estrelas dos céus e os astros não deixarão brilhar a sua luz" (Isaías 13:9 e 10). E qual será a razão dessas trevas? A resposta é a mudança do eixo da terra, como está escrito, na continuação das palavras da profecia: "Pelo que farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos Exércitos, e por causa da sua ardente ira" (Verso 13).

O profeta da Revelação descreve o que viu: "E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram" (Apocalipse 21:1). Ele continua, após descrever a santa cidade, a Nova Jerusalém e afirmar que as primeiras coisas são passadas e que Deus limpará de todos os olhos toda a lágrima, abolindo a morte, o pranto, o clamor e a dor: "E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve: porque estas palavras são fiéis e verdadeiras" (Verso 5).

3. Então, como fez há seis mil anos, Ele repetirá a Sua obra, mais bela ainda, à vista de toda a humanidade?
Nota: Assim, dia após dia, naquela semana no futuro, a pouco mais de mil anos, os remidos extasiados poderão contemplar o poder do Deus Todo-Poderoso na recriação da terra, a Nova Terra, o seu novo lar edénico. E após os seis dias, novamente Ele separará o sétimo dia, como memorial eterno, por Ele novamente santificado, lembrança maravilhosa que os infindáveis séculos da eternidade não poderão apagar. E será para todos um deleite impossível de descrever a adoração semanal a que terão o privilégio supremo de prestar ao Seu amado Pai Celestial.

Conclusão: Os nossos primeiros pais, Adão e Eva, guardaram o sábado pela fé, em obediência à ordem do Criador. Não testemunharam a primeira criação. Os remidos, no futuro, guardá-lo-ão num misto de admiração, louvor e gratidão, por terem testemunhado o Grande Rei em acção, em Sua suprema obra criadora.