2 de novembro de 2010

O NOSSO AJUDADOR E AMIGO

“O desconcertante em Jesus é que Ele tinha consciência de Ser mais que um homem, conservando, contudo, a mais profunda humildade diante de Deus.” P.Wernle.
1. Como trata Jesus aos que O aceitam?
Rª: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” João 15:15
Nota: O amor é a causa que impele à obediência. Se se quer uma definição do “amor” , ver Mateus 5:43,44; 1ª Cor. 13:1. a obediência que emana do impulso ou do temor não é a forma ideal de obediência. Certamente, pode haver ocasiões quando a causa que implementa o amor falte ou seja débil. Em tais circunstâncias, é necessário obedecer só pelo princípio. No entanto, o amor deve ser cultivado. A falta deste tipo de amor que é requerido por Jesus, nunca deveria ser uma desculpa para a desobediência. Uma das melhores ilustrações humanas da obediência é a que emana do amor dos filhos para com os seus pais.
2. O que fortalece e motiva o nosso amor é beber da fonte aberta. Que fonte?
Rª: “Naquele dia haverá uma fonte aberta para a casa de David, e para os habitantes de Jerusalém, para remover o pecado e a impureza.” Zac. 13:1.
Nota: “Naquele dia”, referência especial ao dia do Messias já mencionado (12:10). A vinda do Redentor chamaria de modo especial a atenção dos homens para as medidas que Deus dispôs para enfrentar o pecado. Existiu sempre um manancial aberto. Sempre os homens tinham podido obter o perdão do pecado mediante a fé no Salvador prometido. Mas tinham desprezado ao máximo a provisão de Deus para sua salvação. Agora, a santa misericórdia de Deus ia estender um novo convite.
3. Quem levou os nossos pecados, e está pronto a nos ajudar?
Rª: “Eu que falo em justiça, poderoso para salvar.” Is. 61:1, últ., parte.
4. Para que veio Cristo a este mundo?
Rª: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10.
Nota: “o que se havia perdido”, bem que esta frase poderia ser apresentada “os que se haviam perdido”, ou seja, todos os pecadores. Mas Jesus não veio só resgatar o homem, veio também resgatar a tudo o que se perdeu por causa do pecado do homem. O mundo será restaurado à sua formosura edénica e será habitado por uma raça sem pecado, e todo o que se havia perdido também será renovado “no tempo da restauração de todas as coisas.” (Atos 3:21).
5. Como se tornou Cristo um completo e perfeito Salvador?
Rª: “Porque convinha que Aquele (o Pai), para quem são todas as coisas, e por meio de quem tudo existe, em trazendo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor (Jesus) da salvação deles.” Hebreus 2:10
Nota: “em trazendo muito filhos à glória”, Cristo foi glorificado depois da Sua humilhação (João 17:5), e a Sua morte expiatória também permitirá que muitos sejam glorificados.
O texto bíblico refere “aperfeiçoasse pelos sofrimentos o autor”. O termo “teleióõ”, tornar perfeito ou completar. Cristo como Deus era perfeito, na Sua encarnação foi perfeito como homem; mas por meio dos seus sofrimentos tornou-Se perfeito como Salvador (Heb. 5:31).
6. Até que ponto é Ele eficiente como Salvador?
Rª: ”Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.” Heb. 7:25.
7. De que é capaz de guardar-nos?
Rª: “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos ante a sua glória imaculados e jubilosos, ao único Deus, nosso Salvador, por Jesus Cristo nosso Senhor, glória, majestade, domínio e poder, antes de todos os séculos, e agora, e para todo o sempre. Amém.” Judas 24,25.
8. Qual é a qualidade da Sua amizade?
Rª: “O homem que tem muitos amigos, tem-nos para a sua ruína; mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão.” Provérbios 18:24.
Nota: Há amigos que só o são para aproveitar-se dos nossos recursos, e não nos serão leais no dia em que caiamos em desgraça. Há, também, amigos que permanecem fiéis, mesmo quando os irmãos se tenham afastado. Esta sentença pode aplicar-se a Cristo, o Amigo fiel por excelência, Aquele que nunca nos abandonará nem falhará.
Aceite agora este Amigo e tenha paz e segurança.