22 de novembro de 2010

A RESSURREIÇÃO DE CRISTO

“Era necessária a ressurreição de Cristo para que se pudesse confiar n´Ele como Salvador. Um Deus moribundo e crucificado, um Salvador do mundo que não pudesse salvar a si mesmo, teria sido rejeitado pelo consenso universal da razão, como horrendo paradoxo e coisa absurda.” Edwin Lawson.
“Satanás pode aparecer com vários disfarces como Cristo, e, no fim do mundo, apresentar-se-á como benfeitor e filantropo; mas Satanás jamais poderá aparecer com cicatrizes nas mãos.” Fulton Sheen
1. Que anunciadora mensagem enviou Cristo ao Seu povo quanto à ressurreição?
Rª: “Quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último, e o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo pelos séculos dos séculos; e tenho as chaves da morte e do hades.” Apoc. 1:17,18.
Nota explicativa: “e o que vivo” (v.18), ho zõn “o Vivo”, indiscutivelmente o termo do A.T., “El jai”, “Deus vivo” (Josué 3:10; etc.). A flexão do verbo implica uma vinda contínua, permanente. Esta declaração tem um significado especial porque Cristo tinha estado morto. “Em Cristo há vida original, que não procede nem deriva de outra” (DTN, 489, em espanhol). “Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.” João 1:4.
2. Durante o Seu ministério com que palavras predisse Jesus a Sua ressurreição?
Rª: “Desde então começou Jesus Cristo a mostrar aos seus discípulos que era necessário que ele fosse a Jerusalém, que padecesse muitas coisas dos anciãos, dos principais sacerdotes, e dos escribas, que fosse morto, e que ao terceiro dia ressuscitasse.” Mat. 16:21 (cf. Mat. 17:22,23; Luc. 9:22; Mat. 20:17-19; Mar. 8:31; 9:31,32; 10:32-34; Luc. 13:31-34).
Nota explicativa: Uma e outra vez, Jesus expôs claramente que morreria e que ressuscitaria. No entanto, os discípulos não compreenderam o que Ele queria dizer (Mar. 9:10,32) e preferiram crer no que lhes parecia melhor e passar por alto o que lhes parecia desagradável segundo as suas opiniões preconcebidas.
3. Que disse Jesus quando Lhe foi pedido pelos judeus um sinal de que era o Messias?
Rª: “Respondeu-lhes Jesus: Derribai este santuário, e em três dias o levantarei.” João 2:19.
Nota explicativa: “Derribai este santuário”. Com estas palavras Jesus insinua pela primeira vez a sorte que O aguardava no final da Sua peregrinação terrena. Os judeus já estavam a planear a Sua morte. Quando foi julgado, esta declaração foi convertida em acusação de que Ele se propunha destruir o templo, e da afirmação de Jesus fizeram escárnio e argumento para o cumprimento desta profecia de Cristo (Mar. 14:58; ver Mateus 26:61).
A analogia entre o templo literal e o corpo de Cristo não estavam em nada distantes, como alguns pensaram. O santuário, e depois o templo, tiveram o propósito de ser a morada de Deus na terra (ver Êxodo 25:8,9). Ali, por cima do propiciatório, aparecia o símbolo glorioso da sagrada e permanente presença de Deus (Gén. 3:24; Êxodo 25:17). Mas, como já foi realçado (João 1:14), essa mesma glória divina morou no tabernáculo de carne humana na pessoa de Nosso Senhor (cf. 1ª Cor. 3:16). Jesus continua (João 2:19) “o levantarei”, referia-Se à Sua ressurreição (cf. 10:18). Mas os judeus, não compreenderam plenamente a importância desta declaração, e pensaram na estrutura do templo literal. Que finalmente discerniram a verdadeira importância das palavras de Jesus vê-se em Mateus 27:63,64.
4. Confirme as palavras de Jesus em S. João 2:19, lendo 2:20,21.
5. Qual foi o enfeito sobre os discípulos, a declaração de Jesus depois da Sua ressurreição?
Rª: “Quando, pois ressurgiu dentre os mortos, seus discípulos se lembraram de que dissera isto, e creram na Escritura, e na palavra que Jesus havia dito.” João 2:22.
6. Como procuraram os principais dos sacerdotes e os fariseus impedir o cumprimento das palavras de Cristo acerca da Sua ressurreição?
Rª: “No dia seguinte, isto é, o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus perante Pilatos, e disseram: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, quando ainda vivo, afirmou: Depois de três dias ressurgirei. Manda, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até o terceiro dia; para não suceder que, vindo os discípulos, o furtem e digam ao povo: Ressurgiu dos mortos; e assim o último embuste será pior do que o primeiro.” Mateus 27:62-64.
7. Como condescendeu Pilatos com eles?
Rª: “Disse-lhes Pilatos: Tendes uma guarda; ide, tornai-o seguro, como entendeis. Foram, pois, e tornaram seguro o sepulcro, selando a pedra, e deixando ali a guarda.” Mateus 27:65,66.
8. Quão fútil foi tudo isso?
Rª: “1 No fim do sábado, quando já despontava o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro.
2 E eis que houvera um grande terremoto; pois um anjo do Senhor descera do céu e, chegando-se, removera a pedra e estava sentado sobre ela.
3 o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como a neve.
4 E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos.
5 Mas o anjo disse às mulheres: Não temais vós; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.
6 Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia;
7 e ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito.” Mateus 27 (cf. Mar. 16:1-16; Luc. 24:1-18; João 20:1-9).
9. Como fala o Apóstolo Paulo da ressurreição de Cristo?
Rª: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; que foi sepultado; que foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” 1ª Cor. 15:3,4 (ver vs. 5-8; 14-18,20, 22).
10. que ordenança cristã foi dada em comemoração do sepultamento e ressurreição de Cristo?
Rª “Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição.” Romanos 6:3-5.
Conclusão: A este baptismo chamam os cristãos o baptismo por imersão ou baptismo de Jesus. Foi você baptizado/a no baptismo de Jesus?