5 de maio de 2010

ENTREGA TOTAL

Queridos amigos, um abraço a todos! Acreditem-me, está a ser para mim, pessoalmente, uma grande bênção partilhar com todos vós estas maravilhosas mensagens baseadas na Palavra de Deus. Eu sou o primeiro beneficiário, garanto-vos! Sabem por que é que eu tenho a certeza daquilo que acabei de vos dizer? Porque a Bíblia afirma que “mais bem-aventurado é dar que receber” (Atos 20:35). Na lógica da “matemática” divina, quanto mais se dá mais se tem! Na lógica humana isto não faz sentido nenhum, mas é assim que funcionam as coisas com Deus e na vida de todos aqueles que se entregaram a Deus.

Ontem vimos a importância da nossa Vontade, na medida em que, porque ela é TOTALMENTE respeitada pelo nosso Deus Criador, é sobre nós que recai o peso total da responsabilidade no que concerne ao rumo que seguimos. E foi importante termos ontem falado desse assunto, para melhor abordarmos e compreendermos o tema desta noite, que fala da nossa necessidade de fazermos uma ENTREGA TOTAL a Deus.

Se falássemos do assunto que hoje vamos falar sem termos previamente estabelecido o ponto fundamental que vimos ontem, então alguns de vós poderíeis ficar com a impressão de que Deus é um Deus que quer fazer do ser humano um mero autómato. Ora, tal conceito, que infelizmente alguns possuem, é totalmente erróneo! Como vimos ontem claramente, Deus não força a vontade de nenhuma das Suas criaturas! Por conseguinte, Deus só aceita um louvor e um serviço que Lhe sejam dados de forma voluntária e inteligente (lembram-se da história do escravo, que quis servir o seu senhor, de forma voluntária e inteligente, mas só depois de ter compreendido que esse seu senhor queria fazer dele um homem livre?).

Uma mera submissão forçada impediria todo o desenvolvimento real da mente e do caráter. Ora, NÃO É esse o propósito do Criador para connosco! Ele deseja antes que o ser humano, obra-prima do Seu poder criador, atinja o mais elevado grau de desenvolvimento possível. Ele coloca diante de nós a felicidade a que nos quer conduzir mediante a Sua graça. Ele só tem bons planos para nós:

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jeremias 29:11).

Ou seja, Deus até nos quer dar aquilo que nós próprios desejamos, SÓ QUE, por vezes (ou muitas vezes) não nos dá o fim desejado pelos meios que nós desejávamos!

Alguém, comentando este versículo bíblico que acabámos de ler, disse o seguinte:

“Deus nunca dirige os Seus filhos de maneira diversa daquela por que eles próprios haveriam de preferir ser guiados, se pudessem ver o fim desde o princípio.”

O grande apóstolo Paulo confirma isso mesmo, por outras palavras:

“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28).

Repararam bem? Quantas “coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”? TODAS!

É aqui que entra a questão da FÉ OU CONFIANÇA EM DEUS:

Acredito eu verdadeiramente em Deus?
Acredito eu que Ele quer o meu melhor, a minha felicidade?
Acredito eu que Ele é capaz de me conduzir, na Sua omnisciência, para o fim ou objetivo que eu próprio desejo – a felicidade?
Então, se acredito, DEVO ENTREGAR-ME TOTALMENTE A ELE para que seja Ele, na Sua omnisciência, a conduzir-me!

Compreendem então por que faz sentido uma ENTREGA TOTAL a Ele? Sim, faz sentido, na medida em que eu tenho FÉ em Deus, o que é o mesmo que dizer que deposito n’Ele uma CONFIANÇA TOTAL!

Ao nos entregarmos a Deus, devemos necessariamente abandonar tudo aquilo que nos separa d’Ele. Por isso, o Salvador diz:

“Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33);

“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23).

TUDO QUANTO AFASTAR O NOSSO CORAÇÃO DE DEUS, PRECISA DE SER ABANDONADO!

Querido amigo, querida amiga, já pensou que coisas na sua vida o/a podem afastar de Deus?

Será o amor ao dinheiro? Ou o desejo de se tornar rico? Ou a riqueza que já possui? Certa vez alguém definiu “RIQUEZA” do seguinte modo:

“Aspiração de todos, a realização de poucos e a ruína de muitos.”

A Bíblia é muito mais contundente ao revelar o que acontecerá àqueles que aspiram a serem ricos:

“Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores. Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.” (1 Timóteo 6:9-11).

Nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, é-nos relatado que, certa vez, um “homem de posição” aproximou-se de Jesus, aparentemente com o desejo sincero de alcançar a vida eterna. Mas, em poucos minutos, através de um simples teste que Jesus lhe colocou, ficou claro que aquele homem possuía um grande “amor ao dinheiro”. Eis como Lucas nos relatou o encontro desse homem com Jesus:

“Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. Replicou ele: Tudo isso tenho observado desde a minha juventude. Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro nos céus; depois, vem e segue-me. Mas, ouvindo ele estas palavras, ficou muito triste, porque era riquíssimo.” (Lucas 18:18-23).

Jesus começou por lhe indicar que o caminho para a vida eterna – algo que ele aparentemente tanto desejava – passa pelo caminho da OBEDIÊNCIA à vontade de Deus, revelada nos Seus mandamentos. O homem respondeu a Jesus que guardava “tudo isso” “desde a [sua] juventude”! Jesus então quis mesmo certificar-se de que era verdade aquilo que o homem tinha acabado de afirmar e, para isso, colocou diante dele um verdadeiro teste: “vende tudo o que tens, dá-o aos pobres”! Tornou-se logo evidente que o homem que se vangloriava de observar os mandamentos de Deus, falhava logo no primeiro mandamento, que diz:

“Não terás outros deuses diante de mim.” (Êxodo 20:3).

Sim, o dinheiro, ou melhor, o amor ao dinheiro, eram, para aquele “homem de posição”, um deus que se interpunha entre ele e o verdadeiro Deus, e que o impediu de se ENTREGAR TOTALMENTE a Jesus para ser Seu seguidor (ou discípulo). Marcos conta que:

“Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades.” (Marcos 10:22; negrito acrescentado).

Diante da evidente hipocrisia manifestada por aquele “homem de posição” – que dizia que guardava os mandamentos de Deus quando na realidade não os guardava! – Jesus fez o seguinte comentário:

“Então, Jesus, olhando ao redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Os discípulos estranharam estas palavras; mas Jesus insistiu em dizer-lhes: Filhos, quão difícil é {para os que confiam nas riquezas} entrar no reino de Deus! É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. Eles ficaram sobremodo maravilhados, dizendo entre si: Então, quem pode ser salvo? Jesus, porém, fitando neles o olhar, disse: Para os homens é impossível; contudo, não para Deus, porque para Deus tudo é possível. Então, Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos e te seguimos. Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.” (Marcos 10:23-30).

Aquele “homem de posição” aproximou-se de Jesus perguntando-lhe o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus deixou BEM CLARO, não só diante dele como, depois, diante dos Seus discípulos, qual é a:

CONDIÇÃO PARA SE HERDAR A VIDA ETERNA: uma RENÚNCIA TOTAL a tudo aquilo que afastar o nosso coração de uma ENTREGA TOTAL a Ele!

Só assim começaremos por guardar o primeiro mandamento e acabaremos por guardar todos os outros nove igualmente!

Mas, não são só as riquezas ou o amor ao dinheiro que nos podem impedir de nos entregarmos completamente a JESUS CRISTO!

Que dizer da ambição em ganhar fama, honra e posição diante da sociedade? Ou do desejo de viver uma vida egoísta e livre de quaisquer responsabilidades? Ou do desejo de manter um vício acariciado?

Todos esses laços escravizadores precisam de ser quebrados. Não podemos ser metade do Senhor e metade de nós próprios. Não somos, nem nunca seremos filhos de Deus, a menos que o sejamos inteiramente! Compreendem agora melhor por que é que Jesus disse o que disse (revejamos o que já vimos anteriormente):

“Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14:33);

“Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23)?

Ou, dito de outra forma:

“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento.” (Mateus 22:37-38).

Aqueles que sentem o amor transformador de Deus, não perguntam quão pouco podem dar para preencherem os requisitos de Deus; não desejam o padrão mais baixo, mas desejam uma perfeita conformidade com a vontade do seu Redentor. Com resolução enérgica, deixam tudo, como fizeram outrora os discípulos de Jesus – “eis que nós tudo deixamos e te seguimos” – e manifestam um interesse proporcional ao valor do objeto que procuram.

Uma simples profissão de fé em Cristo sem este amor é mera conversa, formalismo insípido e trabalho penoso e ingrato.

Querido amigo, querida amiga, permita-me ser frontal para consigo: sente que é um sacrifício demasiado grande abandonar tudo por Cristo?

Faça a si mesmo esta pergunta: “Que deu Cristo por mim?”

Pois bem, o Filho de Deus deu tudo – vida, amor e sofrimento – pela nossa redenção. E é possível que nós, os objetos indignos de tão grande amor, Lhe neguemos o nosso coração? Mas a que é que nós renunciamos, quando damos tudo? A um coração poluído pelo pecado, para que Jesus o purifique, o limpe com o Seu próprio sangue, e o salve pelo Seu incomparável amor! E ainda assim, homens e mulheres acham difícil dar tudo?! Deveríamos antes ter vergonha de nós próprios!

Deus não nos pede que renunciemos a nada que seja para o nosso interesse reter. Em tudo o que Ele faz, tem em vista o bem-estar dos Seus filhos.

O ser humano, ao não aceitar entregar-se ao seu Salvador e ao agir contrariamente à vontade de Deus, está, na realidade, a fazer a maior injúria a si mesmo! Não se pode encontrar nenhuma alegria verdadeira na vereda proibida por Aquele que conhece o que é melhor e que planeia o bem das Suas criaturas. A vereda da transgressão é a vereda da miséria e da destruição:

“Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.” (2 Timóteo 3:13);

“Mas os perversos são como o mar agitado, que não se pode aquietar, cujas águas lançam de si lama e lodo. Para os perversos, diz o meu Deus, não há paz.” (Isaías 57:20-21).

“Mas os olhos dos perversos desfalecerão, o seu refúgio perecerá; sua esperança será o render do espírito.” (Jó 11:20).

Muitos se perguntam: “Como posso fazer a entrega total de mim mesmo a Deus?”

Deseja sinceramente dar-se a Ele, mas tem consciência e admite que é fraco em força moral, escravo da dúvida e controlado pelos hábitos ou vícios da sua vida de pecado? Sente tristeza por constatar que as suas promessas e resoluções não têm passado disso mesmo e, pior ainda, não consegue controlar os seus pensamentos, os seus impulsos, as suas afeições?

O conhecimento, muitas vezes secreto, das suas promessas e dos seus votos quebrados ou nem sequer iniciados, envergonha-o e sente a sua confiança enfraquecida na sua própria sinceridade de motivos?

Pior do que tudo, sente que, por tudo isso, Deus não o pode aceitar? Deixe-me dizer-lhe claramente e sem inequívocos: você está enganado!

Sim, Deus quer aceitá-lo COMO ESTÁ, com as suas fraquezas, dúvidas, maus hábitos ou vícios, promessas quebradas, pecados cometidos, relacionamentos desfeitos! Sim, meus amigos, o mesmo Cristo que ressuscitou pessoas enquanto esteve aqui nesta Terra, pode e deseja ressuscitar a sua vida da miséria em que se encontra para uma nova vida com sentido, com alegria e felicidade plenas como você nunca viveu até aqui! Tudo depende da sua Vontade em render-se totalmente a Ele!

Meu amigo, minha amiga, você não pode, não consegue mudar o seu coração (que, como já vimos, “é enganoso e desesperadamente corrupto”); não pode provocar nenhuma mudança radical na sua vida, mas PODE, isso sim, escolher entregar-se a Cristo e servi-Lo de todo o seu coração (como aquele escravo, de que falámos ontem). Pode dar a Ele a sua vontade, isto é, o comando da sua vida, e então Ele, qual piloto de barra eficientíssimo, o conduzirá de um mar revoltoso, e por entre rochedos perigosos, à tranquilidade de um porto seguro!

Assim fazendo, toda a sua natureza será colocada sob o controlo do Espírito de Cristo; as suas afeições centralizar-se-ão n’Ele, os seus pensamentos harmonizar-se-ão com Ele. Em suma:

Ele efetuará “em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.” (Filipenses 2:13).

Não se esqueça disto que lhe vou dizer: desejos de bondade e santidade são corretos até certo ponto; mas, se parar por aí, eles não lhe valerão de nada! Muitos que esperaram e desejaram ser cristãos perder-se-ão (como aquele “homem de posição” de que falámos há pouco) porque não chegaram ao ponto de ENTREGAREM a sua vontade a Deus.

Mas, ao entregar a sua vida a Cristo, alia-se com um poder que está acima de todos os governos e autoridades. Receberá poder de cima para se manter firme, e assim, por meio de constante entrega a Deus, ficará habilitado a viver a nova vida, a vida de fé.

Esta noite, querido amigo, querida amiga, eu gostaria de lhe fazer um convite muito especial. É verdade que, nas noites anteriores, eu já lhe dirigi alguns apelos. Mas não me propus convidá-lo a uma DECISÃO que se pudesse exprimir de forma muito visível, porque sabia que poderia ainda não estar totalmente esclarecido sobre os requisitos e condições para uma TOTAL ENTREGA da sua vida a Jesus Cristo, o nosso Salvador.

Creio sinceramente que agora chegámos a um ponto onde aquilo que deveria saber sobre si e sobre Deus ficou devidamente esclarecido! Por isso, agora é o MOMENTO IDEAL para se decidir, não apenas parcialmente, mas de forma TOTAL, Àquele que se entregou igualmente de forma TOTAL por si.

Vou convidá-lo a sair do local onde se encontra e vir aqui à frente! Talvez se perguntará: por que é que eu tenho de ir à frente? Por uma razão muito simples: para se comprometer consigo mesmo nesta decisão e para testemunhar diante de outros que quer entregar-se totalmente nas mãos do seu Criador e Salvador. Por favor, não hesite mais!