27 de julho de 2012

SINAIS DOS TEMPOS E O FIM DE TODAS AS COISAS

Os EUA têm se ancorado em enormes déficits fiscais e comerciais, o que leva o resto do mundo a desconfiar da capacidade de pagamento do país. Isso desencadeia um movimento de pânico de resultados inimagináveis, como a que sofreu queda da bolsa de valores estes dois últimos anos. Pior, para agravar, a Europa atravessa também uma profunda crise sem perspectivas de recuperação imediata, com déficits fiscais insustentáveis, taxas de crescimento medíocres, desemprego e lideranças políticas fragilizadas para promover verdadeiras reformas. Vem a propósito as palavras de Jesus.

1. Porque reprovou Cristo os fariseus e os saduceus?
Rª: “E, pela manhã: Hoje haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Hipócritas, sabeis discernir a face do céu, e não conheceis os sinais dos tempos?” Mat. 16:3.

2. Que sinal foi predito pelo profeta Isaías pelo qual Cristo, quando do Seu primeiro advento, poderia ser conhecido como o Messias?
Rª: “Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.” Mat. 1:22,23.

3. Onde disse o profeta que Cristo nasceria?
Rª: “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” Miq. 5:2. Para o cumprimento, ver Mateus 2:1.

4. Que profeta predisse a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém?
Rª: “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e salvo, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta.” Zac. 9:9. Pra cumprimento, ver Mateus 21:4,5.

5. Que pergunta concernente à Sua segunda vinda fizeram a Cristo os discípulos?
Rª: “E, estando assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em particular, dizendo: Dize-nos, quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?” Mat. 24:3.

6. Como respondeu Jesus a esta pergunta dos discípulos?
Rª: “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto as virtudes do céu serão abaladas.” Luc. 21:25,26.

7. Quais, segundo o relato de Mateus, disse Cristo iriam ser os sinais no Sol, na Lua e nas estrelas?
Rª: “E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.” Mat. 24:29.

8. Com que linguagem alguns profetas do Velho Testamento já tinham predito esses sinais?
Rª: “E mostrarei prodígios no céu, e na Terra, sangue e fogo, e colunas de fumo. O Sol se converterá em trevas e a Lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.” Joel 2:30,31. “O Sol e a Lua se enegrecerão, e as estrelas retirarão o seu resplendor.” Joel 3:15. Porque as estrelas dos céus e os astros, não deixarão brilhar a sua luz; o Sol se escurecerá ao nascer, e a Lua não fará resplandecer a sua luz.” Isaías 13:10. “Farei que o Sol se ponha ao meio-dia, e a Terra se entenebreça em dia de luz.” Amós 8:9.


9. Quando se escureceram o Sol e a Lua?
A 19 de Maio de 1780.
“O dia 19 de Maio de 1780, foi um dia notavelmente escuro. Acenderam-se luzes em muitas casas. Os pássaros deixaram de cantar e desapareceram. As aves retiraram-se para os seus poleiros. Todos acreditavam que tinha chegado o dia do juízo. A Câmara de Connecticut teve que suspender a sessão em Harforf, impossibilitada de tratar dos assuntos.” Presidente Dwight, em Connecticut Historical Collections.
Diz Herscel, o grande astrónomo inglês: “O dia escuro da América do Norte foi um dos mais extraordinários fenómenos da Natureza, que será sempre lido com interesse, mas a Ciência é incapaz de explicar.”
“Que o dia escuro de 19 de Maio de 1780 não foi o resultado de um eclipse, é fácil estabelecer pela posição que respectivamente ocuparam nessa ocasião o Sol, a Lua e a Terra…o eclipse do sol só é possível mediante a interposição da lua em relação à terra era justamente oposta à do sol, o que tornava absolutamente impossível um eclipse desse astro. De resto, a escuridão motivada por um mero eclipse não tria sido tão densa nem poderia ter a duração que teve aquele fenómeno.” – O Rei Vindouro, p. 124.
“A escuridão da noite foi tão sobrenatural como a do dia que lhe antecedeu, pois, que conforme declara o Dr. Adams, ´a lua fora cheia no dia anterior´”

10. Quando ocorreu a notável exibição da queda de estrelas?
No dia 13 de Novembro de 1833.

“Escrevendo sobre esse memorável acontecimento, o famoso astrónomo e meteorologista, Prof. Denison Olmsted, da Universidade de Yale, disse: ´Os que tiveram a felicidade de testemunhar a exibição de estrelas cadentes na madrugada de 13 de Novembro de 1833, viram provavelmente a maior demonstração de fogos celeste que já houve desde a criação do mundo, ou pelo menos nos anais compreendidos nas páginas da História… A extensão da chuva foi tal que cobriu parte considerável da superfície terrestre, desde o centro do Atlântico, a Leste, até ao Pacífico, a Oeste; e desde a costa norte da América do Sul, até às longínquas regiões das possessões britânicas do Norte, o espectáculo foi visível, apresentando por toda a parte quase o mesmo aspecto.” Enciclopédia Americana, artigo “Meteoros.”
Deixamos estas notas apesar de haver muito material escrito sobre este assunto.

11. Chegamos nós ao tempo da “angústia das nações, em perplexidade”?
“Um ano após os atentados em Oslo e Ilha de Utoya, na Noruega, país e familiares lembram neste domingo as 77 vítimas fatais do duplo atentado realizado pelo ultradireitista Anders Behring Breivik.”
• Conflitos no Egito em 2011: “Primavera Árabe”, o início dos conflitos no Egito, em 2011, e como estes culminaram na queda do presidente ditador Hosni Mubarak e na ascensão do governo militar provisório.
• O património perdido com a Guerra do Iraque. Os documentos e antigas construções afetadas com esse terrível conflito.
• Conflito no Quénia. Conflito político marcado pela corrupção e irregularidades.
• Guerra do Afeganistão.
• O atentado de 11 de setembro e o surgimento da guerra.
• Guerra do Iraque
• Conflito liderado pelos Estados Unidos que mata milhares de pessoas por dia.
• Guerra entre Líbano e Israel
• Um dos primeiros conflitos desse século.
• Israelitas e palestinos
• O conflito que se estende por muitas décadas.
• Libano.
• Síria.
• Estamos no inicio deste século, no entanto, os conflitos e catástrofes sucedem-se diariamente.


12. Há hoje “homens desmaiando de terror, na expectação das coisas que sobrevirão ao mundo”?
Rª: Responda o leitor. O terror nu e cru é tão constante que o cinema já não sabe o que inventar, fica este: terror nos filmes.
“Filmes de terror geralmente estão associados a zumbis, espíritos, vampiros, criaturas de outros planetas e uma infinidade de artifícios para fazer a criançada dormir com a luz do quarto acesa durante a noite. E por falar em noite, nada mais justo citar dentre os selecionados, um filme antigo de zumbi. Aliás, “zumbi” é moda atual, o bonito na época, era falar “morto-vivo”.
O terror associado ao embalar da criança para dormir, isto dito, ultrapassa todos os limites.

13. Que se pode dizer do bramido do mar e das ondas?
Rª:

14. Que, Segundo a profecia de Daniel, deveria caracterizar o tempo do fim?
Rª: “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará.” Daniel 12:4.
Nota: o tempo do fim começou em 1798. Ver Daniel 7:25; 11:35; Daniel 12:5-8. Desde 1798 tem havido notável progresso de todos os conhecimentos, tanto científicos como religiosos.

15. Que foi predito da condição moral do mundo nos últimos dias?
Rª: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, …mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela.” 2ª Tim. 3:1-5. Conhece alguém assim? Não estou a falar de mundanos, falo dentro das igrejas e da Igreja!

16. Como, disse o apóstolo Pedro, seria tratada por alguns a mensagem da vinda do Senhor?
Rª: “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.” 2ª Pedro 3:3,4.

17. A esse tempo, que estarão fazendo os fiéis servos de Deus?
Rª: “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?” Mat. 24:45.

Nota: o “sustento a seu tempo” aqui referido evidentemente se refere à proclamação da mensagem baseada em sinais que indicam a breve volta do Senhor. A pregação desta mensagem é que leva os zombadores a perguntar: “Onde está a promessa da Sua vinda?”

18. Que são todos admoestados a fazer quando esses sinais tenham aparecido?
Rª: “Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há-de vir à hora em que não penseis.” Mat. 24:44.

19. Como surpreenderá a vinda de Cristo aos maus servos que disserem no coração: “O meu Senhor tarde virá”?
Rª: “Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas: ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mat. 24:50,51.
Nota: seja sensível ao chamado do Espírito Santo prepare-se e esteja atento aos SINAIS, rogo em Jesus.

Pr. José Carlos Costa