12 de julho de 2012

As Promessas ao Vencedor

Ilustração: “Jesus ensinou que o homem pode ser um com Deus. mas como pode ser isto? O redactor do “Advance” apresenta-o do seguinte modo:
Como uma barra de ferro metida no fogo – tal pode ser a relação do homem para com Deus. Essa imagem induz à meditação. E quanto mais pensamos nisso tanto mais significativa nos parece. Quando se introduz uma barra de ferro no fogo, ele penetra no ferro. Quando alguém se mantém conscientemente imerso na vida e espírito de Deus, a Vida e o Espírito de Deus nele penetram também…
A barra de ferro não deixa de ser ela mesma, por ter fusão com o fogo. Continua ainda a ser a barra de ferro. Enche-se porém de qualidades que dantes não possuía. Até entrar no fogo, era fria e dura, resistente e inerte; agora é dúctil e moldável, e cheia de nova espécie de energia; e seja o que for que ela toque, comunica parte do fogo.
É uma gloriosa imagem. O homem e Deus nessa fusão!”

Então, como podemos ser Vencedores num mundo que apela a ser duro, frio e indiferente, a esmagar o outro para se sair triunfante?

1. A que somos exortados?
Rª: “Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” Rom. 12:21.
Nota: Em 1ª João 5:4 o que nos cumpre vencer é chamado o “mundo;” e em 1ª João 2:15-17 as coisas de que “o mundo” se compõe são mencionadas como “a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.”


2. Quem, unicamente, pode vencer o mundo?
Rª: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo.” 1ª João 5:4.

3. Que nos dá a vitória no nosso conflito com o mundo?
Rª: “E essa é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” 1ª João 5:4.
Nota: ou seja a “fusão com Deus”. assim é, o importante neste versículos não é o “mundo”, nem tão pouco “a concupiscência da carnee, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida.” O importante é "a nossa fé” (Gr. pístis). Podemos ver Hebreus 11:1. É a única vez que aparece esta palavra no Evangelho e nas Epístolas do apóstolo João. Como é que a nossa fé nos pode capacitar para vencer o mundo? O autor dá a resposta no versículo 5 (5:5). “O que vence”, ou o que “continua vencendo”. O texto em grego denota uma vitória contínua e repetida sobre o mal. A fé aumenta com o uso que lhe dá. Quanto mais confiamos nas promessas de Deus, tanto mais firme será a nossa confiança e mais fé obteremos para continuar a progredir na vida cristã.

4. Que promessas são feitas por Cristo ao vencedor?
a) Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida que está no meio do paraíso de Deus.” Apoc. 2:7
b) “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.” Apoc. 2:11
c) “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Apoc. 2:17
d) E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações, com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai. E dar-lhe-ei a estrela da manhã.” Apoc. 2:26-28
e) “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” Apoc. 3:5
f) “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.” Apoc. 3:12
g) “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.” Apoc. 3:21

5. Em que promessa se resumem todas essas outras?
Rª: “Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.” Apoc. 21:7.

Conclusão: Eis as inexcedíveis promessas, grandes e preciosas, ao vencedor, em número de oito. Elas abrangem tudo – vida eterna, saúde, felicidade e um eterno lar. Que mais se poderia pedir?
Pr. José Carlos Costa