5 de julho de 2012

O Campo de Batalha é a Mente

“Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis o pecado jaz a porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo” (Génesis 4:7).

No antigo conflito entre o certo e o errado, são os próprios corações que estão a ser arriscados. O tentador procura destruir-nos enganando e levando a nossa mente para longe de Deus. O propósito é de deixamos os nossos corações virarem contra Deus, deixamos o mal ganhar mais uma triste vitória. Temo-nos tornado mais um nome na longa lista de vítimas de Satanás.

Os nossos corações estão a ser atacados por todos os lados. Não há uma única dimensão do nosso pensamento em que não sejamos desafiados pelo mal e enfrentados com escolhas cruciais. No nosso intelecto, a escolha é entre a verdade e o engano. Nos nossos carinhos, temos que decidir entre o amor e o ódio. Na nossa vontade, as únicas alternativas são a nossa obediência a Deus ou não. A não ser que determinemos controlar os pensamentos errados, e até o coração errado, fará com que sejamos vencidos em cada uma destas coisas e apagará todas as coisas boas para as quais fomos criados e por Jesus resgatados a viver.

Estas verdades deixam-nos mais sérios, certamente. Temos uma necessidade óbvia por humildade e vigilância em tudo que tem a ver com o nosso bem-estar espiritual. Mas também é possível que tenhamos coragem e esperança. Esforçando-nos a fortalecer a coragem do seu jovem amigo Timóteo, Paulo escreveu: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (2 Timóteo 1:7). Nós estamos enrolados numa luta cósmica, mas o Criador deste cosmos é muito maior em força e sabedoria do que todas as forças do mal juntas. O Rei do direito reina do Seu trono!

Lembramo-nos deste fato: o diabo tem o poder somente de nos tentar, não o poder de nos obrigar a pecar. E Deus, que nos deu a liberdade de escolher, não irá obrigar-nos. Em vez disso, honra a nossa liberdade, Ele exorta a resistirmos ao engano do diabo e a segurar a verdade. Deus nos convida a encontrar n´Ele aquilo que é a vida real. O assunto básico é fácil de entender e perigoso de esquecer. Moisés captou-o nas suas palavras históricas a Israel: “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (Deuteronómio 30:19).

O diabo luta com Deus, e o campo de batalha é o coração humano.
“Quando sois assaltados pelas tentações, quando o cuidado, a perplexidade e as trevas parecem circundar vossa alma, olhai para o lugar em que pela última vez vistes a luz. Descansai no amor de Cristo, e sob Seu protetor cuidado. Quando o pecado luta pelo predomínio no coração, quando a culpa oprime a alma e sobrecarrega a consciência, quando a incredulidade obscurece a mente - lembrai-vos de que a graça de
Cristo é suficiente para subjugar o pecado e banir a escuridão. Entrando em comunhão com o Salvador, penetramos na região da paz.”
A Ciência do Bom Viver, p. 250.
Ellen G. White

As Promessas de Restauração
"O Senhor resgata a alma dos Seus servos,
E nenhum dos que n´Ele confiam será condenado." Sal. 34:22.

"No temor do Senhor, há firme confiança,
E Ele será um refúgio para Seus filhos." Prov. 14:26.

"Sião diz: Já me desamparou o Senhor;
O Senhor Se esqueceu de mim.
Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria,
Que se não compadeça dele, do filho do seu ventre?
Mas, ainda que esta se esquecesse, Eu, todavia, Me não esquecerei de ti.
Eis que, na palma das Minhas mãos, te tenho gravado." Isa. 49:14-16.

"Não temas, porque Eu sou contigo;
Não te assombres, porque Eu sou o teu Deus;
Eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da Minha justiça." Isa. 41:10.

"Vós, a quem trouxe nos braços desde o ventre
E levei desde a madre.
E até à velhice Eu serei o mesmo
E ainda até às cãs Eu vos trarei;
Eu o fiz, e Eu vos levarei,
E Eu vos trarei e vos guardarei." Isa. 46:3 e 4.
Pr. José Carlos Costa