29 de julho de 2012

Qual o Efeito das nossas Palavras?

Linguagem descuidada ou palavrões, estão a tornar-se cada vez mais difundidas na sociedade. Um estudo de 2008 de frequentadores da Internet encontrou vulgaridade frequente na Web, e um estudo de 2006 revelou que pessoas escrevem obscenidades em salas de bate-papo uma vez a cada dois minutos (1). Uma pesquisa da Associated Press/Ipsos poll (2) de 2006 mostrou que 74% dos norte-americanos reconheceram terem-se deparado com palavrões em público frequentemente ou ocasionalmente e 66% concordaram que, como regra, as pessoas são mais maldizentes hoje do que há 20 anos atrás (3). “três estudos de campo”, indicaram que aqueles que dizem palavras obscenas usam um total de 80 à 90 palavras tabu por dia, fora da média de 15.000 a 16.000 palavras que as pessoas pronunciam diariamente (4).


McKay Hatch, um adolescente da Califórnia que se cansou de alunos na sua escola usando constantemente palavrões, deu inicio a um grupo chamado “Clube sem Palavrões” em 2007. Algumas pessoas têm colocado McKay como alvo de assédio, brincadeiras, e até mesmo ameaças de morte. Mas McKay diz que não quer tirar o direito das pessoas quanto à liberdade de expressão, a pretensão dele é exclusivamente não dizer palavras que não ofendam. Muitas pessoas concordam com ele. Agora, o “Clube sem Palavrões” possui mais de 30.000 membros em 50 estados e 30 países do mundo. (5)

Jesus em Mateus 12:34-36 advertiu as pessoas sobre o impacto das palavras proferidas: “…a boca fala do que está cheio o coração. O homem bom do seu bom tesouro tira coisas boas, e o homem mau do seu mau tesouro tira coisas más. Mas eu lhes digo que, no dia do juízo, os homens haverão de dar conta de toda palavra inútil que tiverem falado”.

Aqueles que professam o cristianismo não costumam pronunciar palavrões, mas se deixamos algumas palavras profanas escaparem das nossas bocas de vez em quando ficamos aborrecidos conosco próprios. Reconhecemos que há uma área da nossa vida que necessita ser melhorada. O que pensa quando caminha na praia e acidentalmente dá uma topada no dedo do pé, ou entala um dedo na porta do carro? Fica surpreendido com o que sai da sua boca durante uma discussão com o seu cônjuge?

As nossas palavras não são apenas expressões casuais que não afetam realmente aqueles que nos rodeiam. As palavras têm um poder incrível. Elas podem construir ou destruir nações, famílias, igrejas, carreiras ou negócios. Enquanto palavras negativas podem ofender de forma intensa outras pessoas e desonrar a Deus, palavras positivas podem abençoar os outros e honrar a Deus. Deus na Sua Palavra convida a participar na oração do Salmo 19:14 que exorta: “Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis aos teus olhos, ó Senhor, Rocha minha e Redentor meu”.

Veja como pode usar palavras para a bênção, não para a maldição:

1. Confessar e arrepender-se. Reconheça as vezes que diz palavras que não agradam a Deus e que ferem os outros, reconheça que esta profanação é errada, e decida parar de maldizer de uma vez por todas.

2. Peça a Deus ajuda na formulação da conversa e força para não pronunciar as palavras que Lhe desagradam, faça isto pela manhã. Não liberte o poder destrutivo através de palavras negativas. Mas ao contrário, evite qualquer formulação negativa e assuma o falar palavras positivas quantas vezes for possível. Se permitir que sua boca se torne serva de Deus, não há fim para o bem que Ele pode em si e por si.

3. Faça um exame introspetivo sobre os seus pensamentos. Lembre-se que Jesus disse que a boca fala do que está cheio o coração. Tome de forma honesta as atitudes que estão ocultas no seu coração. Cada atitude no seu coração começa com um pensamento da mente, as palavras não são outra coisa que a expressão do pensamento. Examine o que o leva a usar palavrões, e ore para que Deus lhe dê a força para enfrentar e superar as tentações. Peça ao Espírito Santo para renovar a sua mente para se livrar de pensamentos negativos e preenchê-la com pensamentos positivos. Preste atenção no como pensa em diferentes situações, e tente manter um registo dos seus pensamentos por um tempo para que possa voltar a eles e estudá-los mais tarde para entender melhor o que passa pela sua mente. Preste atenção especial à forma como o stress físico ou emocional afeta os seus pensamentos, e esteja ciente de que fica especialmente vulnerável durante períodos em que está com fome, cansado ou aborrecido com alguma coisa.

4. Avalie o que está a permitir entrar na sua mente através dos seus sentidos. O que ouve, vê, ou lê. Será que honra a Deus, ou será que contém palavras que desonram o Senhor? Se é atraído por algo que desonra a Deus, por que está atraído por isso? Peça a Deus para o ajudar a escolher palavras melhores, sons e imagens para alimentar a sua mente. A mente é um campo de batalha espiritual. Embora as forças do mal queiram bombardear a mente com pensamentos negativos, o Espírito Santo oferece um poder maior para pensar positivamente. Seja paciente e cuidadoso sobre como lida com pensamentos negativos. Monitorize os seus pensamentos e constantemente pergunte-se se eles se alinham com as verdades de Deus expressas na Bíblia.

5. Leia a Bíblia com frequência e medite sobre o que ela diz. Peça a Deus para o ajudar a absorver as verdades contidas na Sua Palavra para que elas comecem a transformá-lo, incluindo a forma e os gestos que estão envolvidos no falar.

6. Peça a um amigo de confiança que tem um relacionamento maduro com Cristo para o ajudar a ser responsável pela forma como fala e aceite de bom grado a correção. Reúna-se com esta pessoa regularmente para discutir abertamente o seu processo de superação da profanação e orem juntos para continuar a crescer.

7. Ore pelas pessoas que você feriu, intencionalmente ou inadvertidamente, por falar palavrões. Ore também pelas pessoas que o magoaram no passado através das suas palavras negativas. Perdoai-lhes e peça a Deus para tenham consciência da Sua presença amorosa.

8. Seja ousado no confronto com pessoas que falam palavrões na sua presença. Lembre-se que as consequências de ouvir superam o constrangimento de tomar uma posição contra a negatividade. Os sentimentos do falante podem ser temporariamente feridos, mas você estará a ajudar a pessoa mais do que a ferir.

1. www.msnbc.msn.com/id/29681795
2. www.surveys.ap.org/data/Ipsos/national/2006/2006-03-28%20AP%20Profanity%20topline.pdf
3. www.msnbc.msn.com/id/29681795
4. Ibid.
5. www.nocussing.com

Artigo escrito por Whitney von Lake Hopler, publicado na revista “Adventist Review”, edição de Jun/2010.