7 de maio de 2011

A SEGUNDA RESSURREIÇÃO - Parte I

Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição. Estas palavras são conclusivas na afirmação de que há duas ressurreições e que existe entre elas um intervalo de mil anos e, mais, que os que reviveram na primeira são bem-aventurados e não receberão o dano da segunda morte, o que não acontecerá com os que voltarem à vida na segunda ressurreição. Ao referir-se o apóstolo aos outros mortos , que não reviveram, ele está conclusivamente referindo-se aos que não tiveram parte na primeira ressurreição. É o que se depreende, ainda, do texto seguinte: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: o que vencer não receberá o dano da segunda morte (Apocalipse 2:11).

O que é a segunda morte e quem a receberá? Eis a resposta: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte (Apocalipse 21:8).

Por ocasião da volta de Jesus, Satanás será aprisionado por uma cadeia de circunstâncias na Terra desolada. Nenhum ser vivo restará. Portanto ele terá mil anos para refletir sobre as consequências de seus crimes e rebelião contra Deus e todo o mal que praticou. Está escrito: E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos (Apocalipse 20:1-2).

Este é exatamente o período que separa as duas ressurreições. Na volta de Jesus não restou um único ser vivo na Terra. Os que não foram transformados e seguiram com Cristo foram mortos pelo esplendor da Sua vinda, porque Sua presença é um fogo consumidor (Hebreus 12:29). Os detalhes deste faustoso acontecimento estão no Capítulo X desta série, intitulado A Volta de Jesus próxima Uma Realidade, ou uma Fábula? .

Eis a sequência do texto mencionado: E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo (verso 3). Ora, o abismo referido é a Terra sem forma e vazia, como antes de ser criada nela a vida. E a Terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo... (Génesis 1:2). Esta é, portanto, a condição da Terra, onde Satanás irá passar os mil anos referidos.

Quando o texto anterior menciona o fato de que os outros mortos não reviveram até que os mil anos se acabaram, ele logicamente afirma que após este período eles reviverão, na ressurreição da condenação. Então, cumprir-se-á o que está escrito: E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão (Apocalipse 20:7). E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno (grego hades = sepultura) deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo; esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo (versos 13 a 15).

Resumindo, portanto, podemos afirmar que na primeira ressurreição estarão todos os que herdarão o reino de Deus e que serão levados por Jesus, na Sua vinda, para o lugar onde está a Nova Jerusalém, no planeta de onde Deus governa o Universo. Nesse lugar passarão mil anos, antes de voltarem à Terra, que será restaurada à sua beleza e pureza de quando foi criada e que será o lar de todos os homens, conforme o propósito original de Deus.

Na segunda ressurreição tornarão à vida os que, tendo recusado a oportunidade da salvação pelos méritos de Jesus, serão destruídos juntamente com Satanás e todos os seus anjos no lago de fogo, o que será a segunda morte, a morte eterna. A este respeito, está escrito: E o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre (Apocalipse 20:10).