25 de maio de 2011

COMO FOI JESUS BATIZADO?

Alguma vez você já pensou que poderia tomar um banho e sair limpo por dentro e por fora? Então nós temos uma grande notícia para você … você pode! Deus tem um plano que pode lavar completamente todos os seus pecados, absurdo? Não mesmo! Cristo diz: “Fomos sepultados com ele pelo batismo”(Romanos 6:4). Quando você aceita a Cristo, a velha vida morre e, o Senhor promete esquecer todos os nossos pecados! Não só isso, Ele pode ajudá-lo a superar qualquer hábito pecaminoso em sua vida. Você sabia que a cruz é mencionada 28 vezes na Bíblia, mas o batismo é mencionado 97 vezes? Deve ser muito importante, então, e não admira, que ele signifique uma nova vida, deixando o pecaminoso e assombroso passado enterrado e esquecido para sempre. Leia os fatos surpreendentes da Bíblia sobre este assunto incrível … você nunca mais será o mesmo!
1. O batismo é realmente essencial?
“Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado” (Marcos 16:16).
R: Sim, é verdade! Como poderia qualquer linguagem ou palavras tornar isso mais claro?
2. O ladrão na cruz não foi batizado, porque razão devo eu ser?
“Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó” (Salmo 103:14).
R: Tampouco o ladrão devolveu o que ele tinha roubado, como o Senhor ordena especificamente em Ezequiel 33:15. Deus nos considera responsáveis por aquilo que podemos fazer, mas Ele também reconhece as limitações da nossa humanidade. Deus não exige algo que seja físicamente impossível. Pudesse o ladrão ter descido da cruz, ele imediatamente teria sido batizado. Este é o único exemplo na Bíblia de uma excepção a esta regra. Deus queria ter certeza de que ninguém seria presunçoso em recusar o batismo.
3. Existem muitas formas de Batismo. Não será qualquer uma delas aceitável, desde que a pessoa seja sincera e honesta acerca do ritual?
“um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4:5).
R: Não! Há apenas um verdadeiro batismo. Todos os demais chamados batismo, são falsificações do verdadeiro.
Nota: O Plano enganoso do diabo acerca do batismo afirma: “Faça a sua escolha, o método do batismo não importa. O Espírito é o que conta”. Mas a Bíblia diz: “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Efésios 4:5). Ele também diz: “Ouve, peço-te, a voz do Senhor” (Jeremias 38:20).
4. Como foi Jesus batizado?
“Jesus … foi batizado por João no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos” (Marcos 1:9, 10).
Resposta: Por imersão! Observe que após o batismo, Ele “saíu da água”. Jesus foi batizado “no Jordão”, e não nas margens do Rio, como muitos acreditam. João procurava sempre um lugar para batizar onde “havia… muitas águas”(João 3:23), que tivessem uma profundidade suficiente. A Bíblia ordena seguir o exemplo de Jesus (1 Pedro 2:21). Qualquer batismo que não seja por imersão viola este mandamento. A palavra “batismo” vem da palavra grega “baptizo”. E significa “mergulhar sob, ou submergir ou imergir”. Há oito diferentes palavras gregas no Novo Testamento usadas para descrever a aplicação de líquidos. Mas entre estas várias palavras – que significam “aspergir”, “derramar” ou “submergir” – somente aquela que quer dizer especificamente “mergulhar” (baptizo) é usada para descrever o batismo.
5. Mudaram os discípulos a forma do batismo?
“e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe” (Atos 8:38-39).
R: Não! Note que Filipe, um líder na igreja primitiva, batizou o tesoureiro da Etiópia por imersão precisamente como João batizou a Jesus. E o apóstolo Paulo advertiu que qualquer que ensinar ao contrário do que Jesus ensinou deve ser “amaldiçoado” (Gálatas 1:8). Nenhuma pessoa - não importa quão piedosa seja – está autorizada a mudar as palavras e mandamentos de Deus.
6. Uma vez que Jesus e os discípulos batizavam por imersão, quem introduziu essas outras formas de batismo que existem hoje?
“Em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens” (Mateus 15:9).
R: Homens extraviados introduziram outras formas de batismo em contradição direta à Palavra de Deus. Jesus disse: “E vós, por que transgredis o mandamento de Deus por causa da vossa tradição?” “por causa da vossa tradição invalidastes a palavra de Deus” (Mateus 15:3-6). A adoração que segue o ensino humano é “vã”. Basta pensar nisso! A sagrada ordenança do batismo foi mudada e feita de pouca importância durante a perigosa viagem da verdade através dos séculos. Não admira que a Bíblia nos exorte a “batalhar pela fé que uma vez foi entregue aos santos” (Judas 3).
7. O que deve fazer uma pessoa para se preparar para o batismo?
Resposta:
A. Deve ter conhecimento dos requerimentos de Deus. “ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os…ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19, 20).
B. Deve acreditar na verdade da Palavra de Deus. “Aquele que crer e for batizado será salvo” (Marcos 16:16).
C. Deve arrepender-se, abandonar os seus pecados, e experimentar a conversão. “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados” (Atos 2:38). “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19).
8. Qual é o significado do batismo?
“Fomos, pois, sepultados com ele pelo batismo na morte, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida. Porque, se temos sido unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado” (Romanos 6:4-6).
R: Ele representa o crente seguir a Cristo na Sua morte, sepultamento e ressurreição. O simbolismo é perfeito e cheio de profundo significado. No batismo os olhos estão fechados, as mãos são dobradas, e a respiração fica suspensa como na morte. Em seguida, vem o enterro na água e a ressurreição do sepulcro líquido para uma nova vida em Cristo. Quando levantado da água, os olhos se abrem e o candidato começa a respirar novamente e se reúne com os amigos – uma imagem completa da ressurreição. A grande diferença entre o cristianismo e qualquer outra religião é simplesmente a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Nestes três atos é feito possível tudo o que Deus deseja fazer por nós. Para manter esses três atos vitais vivos nas mentes dos cristãos até o fim dos tempos, o Senhor instituiu o batismo por imersão como um memorial. Não há simbolismo da morte, sepultamento e ressurreição nas outras formas de batismo. Unicamente o batismo por imersão preenche o significado de Romanos 6:4-6.
9. Uma pessoa não deve ser batizada até que esteja certa de que nunca irá tropeçar e cair?
“Porque, se há prontidão de vontade, é aceitável segundo o que alguém tem, e não segundo o que não tem” (2 Coríntios 8:12).
R: Isso é como dizer que um bebê nunca deve tentar caminhar até ter a certeza de que ele nunca irá tropeçar e cair. Um cristão é um “bebê” recém-nascido em Cristo. É por isso que a experiência da conversão é chamada de “o novo nascimento.” O feio e pecaminoso passado não existe mais para um filho de Deus. O passado pecaminoso de uma pessoa é perdoado e esquecido por Deus na conversão. E o batismo simboliza o sepultamento da antiga vida. Começamos a vida cristã como bebês, ao invés de adultos, e Deus nos julga sobre nossa atitude e direção da nossa vida, em vez de alguns escorregões e quedas que podemos ter como cristãos imaturos.
10. Porque razão o batismo é uma questão urgente para um pecador convertido?
“E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor” (Atos 22:16).
R: O batismo é um testemunho público de que o pecador arrependido, foi perdoado e purificado por Jesus (1 João 1:9) e que o seu passado pecaminoso ficou para trás. Não há provas incriminatórias contra uma pessoa após sua conversão. Os homens e mulheres de hoje lutam para livrarem-se de uma pesada carga de culpa e pecado. Esta contaminação e esta carga é tão devastadora para o ser humano, que a pessoa afetada fará qualquer coisa a fim de experimentar a segurança do perdão e da purificação. Muitos têm sido arrastados para o divã do psiquiatra, onde seres humanos sinceramente tentam ajudar outros seres humanos. Mas a verdadeira ajuda é encontrada em Cristo, que diz a todos que se aproximam dele, “Quero; sê limpo” (Mateus 8:3). Ele não apenas limpa, mas Ele crucifica a velha natureza do pecado dentro de você. O sepultamento na água do batismo simboliza o enterro do horrível cadáver da velha vida pecaminosa. O rito do batismo é de extrema importância, porque representa publicamente as provisões mais estupendas do Evangelho que já foram fornecidas para a humanidade.
11. Quanto tempo demora para se preparar para o Batismo?
R: Isso depende da pessoa. Alguns compreendem as coisas um pouco mais rapidamente do que os outros. Mas na maioria dos casos, a preparação pode ser feita em um curto espaço de tempo. Aqui estão alguns exemplos da Bíblia:
A. O tesoureiro etíope (Atos 8:26-39) – Foi batizado no mesmo dia que ouviu a verdade.
B. O carcereiro de Filipos e sua família (Atos 16:23-34) – Batizados na mesma noite em que ouviram a verdade.
C. Saulo de Tarso (Atos 9:1-18) - Batizado três dias depois que Jesus falou com ele na estrada para Damasco.
D. Cornélio (Atos 10:1-48) - Batizado no mesmo dia em que ele ouviu a verdade.
Na conversão, Deus:
1. Perdoa e esquece o nosso passado.
2. Milagrosamente nos transforma em novos seres espirituais.
3. Adota-nos como seus próprios filhos e filhas.
Certamente nenhuma pessoa verdadeiramente convertida gostaria de adiar o batismo, o qual presta uma homenagem pública a Jesus por operar todos esses milagres.
12. Como Deus se sente sobre o batismo de uma pessoa convertida?
R: Ele disse no batismo de Seu Filho, ”Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” (Mateus 3:17). Assim Deus se agrada quando uma pessoa é batizada por imersão em harmonia com o Seu comando. Aqueles que amam o Senhor irão sempre se esforçar para agradar a Deus (1 João 3:22, 1 Tessalonicenses 4:1). Está Deus satisfeito com o seu batismo?
13. Pode uma pessoa verdadeiramente experienciar o batismo sem se tornar um membro da igreja de Deus?
R: Resposta: Não! Deus define claramente isso. Observe os passos:
A. Todos são chamados em um corpo. ”Vós sois chamados em um corpo” (Colossenses 3:15).
B. A igreja é o corpo. ”Ele é a cabeça do corpo, da igreja” (Colossenses 1:18).
C. Entramos neste corpo através do batismo. ”Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo” (1 Coríntios 12:13).
D. As pessoas convertidas à Deus são adicionadas à igreja. ”E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos” (Atos 2:47).
14. Observe quatro coisas que o batismo não faz:
Primeiro: O Baptismo em si não muda o coração do homem; é um símbolo da mudança que têm ocorrido. Um homem pode ser batizado sem fé, sem arrependimento, e sem um coração novo. Ele até pode ser submergido na água seguindo o exemplo de Jesus, mas sairá dela um pecador molhado, ao invés de um pecador limpo – sem fé, sem arrependimento e sem um novo coração. O batismo não pode fazer uma nova pessoa. Nem pode mudar ou regenerar qualquer um. É o poder transformador do Espírito Santo que muda o coração na conversão. Deve-se nascer do Espírito, assim como nascer da água.
Segundo: O batismo não significa necessariamente fazer uma pessoa se sentir melhor. Não significa necessariamente mudar os seus sentimentos. Algumas pessoas ficam desapontadas porque não se sentem diferentes depois do batismo. A salvação não é uma questão de sentimento, mas de fé e obediência.
Terceiro: O batismo não remove tentações. Mas Jesus é o ajudante de cada crente. Ele diz: ”Eu nunca te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5). Nenhuma tentação virá sem uma maneira de escapar. Esta é a promessa da Escritura (1 Coríntios 10:13).
Quarto: O batismo não garante a salvação. Não é um rito mágico. A salvação vêm somente como um dom de Jesus Cristo, quando alguém experimenta o novo nascimento. O batismo é um símbolo da verdadeira conversão, e a menos que a conversão preceda o batismo, a cerimônia não faz sentido.
15. Jesus pede que você seja batizado(a) como um símbolo de que os seus pecados foram lavados. Você gostaria de fazer planos para receber em breve esta sagrada ordenança?
R:_______