18 de maio de 2011

SE ALGUÉM NÃO TROPEÇA NO FALAR, É PERFEITO


Provérbios 12:19
O lábio veraz permanece para sempre, mas a língua mentirosa, apenas um momento.
Irmãos, nesta lição trataremos de um assunto de extrema importância, que é o nosso falar (as palavras, a língua), que na lição anterior foi citada brevemente, porém iremos mais afundo, pois ele faz parte do nosso dia a dia. No livro de Tiago, vemos claramente a importância deste assunto, como está escrito:
Tiago 3:2
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.
Nota: Note que neste versículo acima é reconhecido que temos limitações, pois tropeçamos em muitas coisas, mas se alguém controla a sua boca se torna varão perfeito capaz de refrear também o corpo. Sabemos que Perfeito só JESUS CRISTO, mas que, como imitadores DELE, podemos e devemos buscar a santificação, paz, domínio próprio, mansidão, amor, entre outras características cristãs. Nossas palavras são muito importantes, pois além haver poder nelas, daremos conta de todas elas a DEUS no dia do juízo. Como está escrito:
Mateus 12:36
Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no Dia do Juízo;
Mateus 12:37
Porque, pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado.
—————————————————————————————————————
Tiago 3:3
Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro.
Tiago 3:4
Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro.
Tiago 3:5
Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!
Nota: Nestes versículos acima, vemos três exemplos onde pequenas partes integrantes de um corpo (animal, objeto ou ser humano) comandam a trajetória dos mesmos. O cavalo apesar de forte e veloz é domado pelo freio que é colacado na boca, o navio apesar de tão grande é guiado pelo pequeno leme e nós pela língua, pois muitas vezes não a controlamos e passamos por diversas situações adversas como brigas, intrigas, doenças, entre outros malefícios. Como está escrito:
Tiago 3:6
Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.
—————————————————————————————————————
Tiago 3:7
Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano;
Tiago 3:8
A língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.
Tiago 3:9
Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.
Nota: Nós dominamos todos os animais presentes na terra como já se sabe, porém um pequeno órgão do nosso corpo, ninguém (exceto JESUS) conseguiu, consegue ou conseguirá dominá-lo, como está escrito, é um mal incontido, pois muitas vezes oramos, confessamos nossos pecados a DEUS, falamos da PALAVRA as pessoas, porém, também amaldiçoamos, falamos coisas que não deveríamos e uma palavra depois de proferida nunca mais volta, por isso devemos buscar ante a DEUS o domínio próprio , como está escrito:
Gálatas 5:22
Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,
Gálatas 5:23
Mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
—————————————————————————————————————
Tiago 3:10
De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.
Nota: Da nossa boca, pode-se sair benção ou maldição e a escolha é unicamente nossa, pois todas as nossas ações, pensamentos e palavras passam primeiramente pelo nosso cérebro, onde, do simples mover do braço, uma difícil escolha ou a uma palavra falada, antes executamos nossas escolhas através do raciocínio. As escolhas dependem unicamente de nós mesmos, pois até mesmo DEUS nos respeita e nos dá o livre-arbítrio. Existe uma frase que diz o seguinte: Vigie os seus pensamentos, pois eles se tornarão suas palavras, vigie as suas palavras, pois elas se tornarão seus atos, vigie os seus atos, pois eles se tornarão seus hábitos, vigie os seus hábitos, pois eles se tornarão o seu caráter, vigie o seu caráter, ele será o seu destino.
O SENHOR JESUS nos admoesta a vigiar e orar para escaparmos de tudo que tem de suceder, como está escrito:
Lucas 21:36
Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.
—————————————————————————————————————
Tiago 3:11
Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?
Tiago 3:12
Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.
Nota: Como cristãos genuínos devemos assumir o compromisso de servir em verdade e em espírito a CRISTO, pois como estamos bebendo da fonte que é CRISTO, antes devemos praticar todos os preciosos ensinamentos e produzir o bom fruto, pois o que produzir mal fruto ou proferir amargura certamente não terá parte com DEUS.
Colossenses 3:8
Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
Colossenses 3:17
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.
Nota: Devemos retirar toda a linguagem obscena, maledicência e tudo o que não presta do nosso ser e colocar em nossos pensamentos, palavras, atitudes e ações tudo o que for bom fazendo sempre em nome de JESUS dando graças a DEUS PAI.
—————————————————————————————————————
Lucas 6:45
O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.
Nota: Neste versículo, o SENHOR JESUS nos diz que a boca fala do que está cheio o coração, logo, nossas palavras são resultado do que guardamos no coração, das coisas que damos importância, que nos alimenta, por isso, devemos sempre vigiar nossas palavras, pois elas revelam o que existe em nossos corações. Mas o coração é enganoso, como está escrito:
Jeremias 17:9
Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Nota: Muitas vezes falamos o que não queríamos e o que não devíamos, por não liberarmos perdão, deixando o coração cheio de mágoas e ressentimentos, que por sua vez é enganoso e acaba liberando palavras desnecessárias e até indecentes. Devemos refrear a língua para não enganar a nós mesmos, pois que não refreia a própria língua, engana a si mesmo, como está escrito:
Tiago 1:26
Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.
—————————————————————————————————————
Mateus 15:11
Não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.
Mateus 15:18
Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.
Nota: JESUS CRISTO nos diz que não é o que comemos ou bebemos que pode nos contaminar mas sim o que falamos porque nossas palavras tem poder e que as palavras estão ligadas ao coração (que é a sede dos sentimentos), logo nosso estado de espírito está ligado ao nosso coração que por sua vez é provedor das nossas palavras e por ele podemos tanto adoecer como obter cura. Todos já provamos momentos de alegria onde o corpo funciona perfeitamente e também momentos de tristeza onde ficamos mais propensos a doenças (uns com mais outros com menos intensidade), pois o sistema imunológico fica fraco, causando uma infinidade de doenças, que na verdade são problemas espirituais (onde o coração se abateu e contaminou o corpo), como está escrito em:
Salmos 31:10
Gasta-se a minha vida na tristeza, e os meus anos, em gemidos; debilita-se a minha força, por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.
Provérbios 17:22
O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.
—————————————————————————————————————
Mateus 5:37
Seja, porém, a tua palavra: sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno.
Nota: JESUS CRISTO nos diz que nossa palavra deve ser: sim, sim; não, não e o que passar disto é do maligno, ou seja, o verdadeiro cristão tem que ter palavra, tem que ser íntegro e sempre que formos falar, tomar decisões, fechar negócios, fazer escolhas deve ser sim ou não ou é ou não é, pois não podemos duvidar em nada do que fazemos, pois com nossos novos ensinamentos através da PALAVRA DE DEUS somos direcionados as coisas dELE. Não pode haver dúvidas no que fazemos, pois tudo que provém de dúvida é pecado, como está escrito:
Romanos 14:23
Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado.
Antes façamos tudo com boa índole, integridade, caráter, justiça, retidão, amor e em nada duvidando, sempre com fé e para DEUS. Como está escrito:
Romanos 14:22
A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.
—————————————————————————————————————
Salmos 1:1
Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Nota: Não devemos ter parte com os ímpios (pecadores) e nem participar de nada que possa nos contaminar, porém, é necessário que fique bem claro que não devemos seguir os conselhos ou modelos dos ímpios, não participar de suas atividades e nem concordar com seus caminhos e escolhas mas, como cristãos devemos ser exemplo, dar testemunho de vida e pregar as boas novas (anunciar o reino de DEUS) através de nosso SENHOR JESUS CRISTO. Pois tudo o que ouvimos, assistimos, lemos, e observamos é registrado pelo nosso cérebro e quanto mais damos lugar a coisas vãs, corremos o risco de nos desviarmos da vontade de DEUS em nossas vidas, pois as más companhias contaminam a qualquer um, como está escrito:
1 Coríntios 15:33
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.
1 Coríntios 5:6
Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?
—————————————————————————————————————
1 Coríntios 5:7
Lançai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois também Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado.
1 Coríntios 5:8
Por isso, celebremos a festa não com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malícia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade.
Nota: Antes sejamos a nova massa, sem nenhum fermento (nada impuro) mas a massa limpa da sinceridade, verdade, justiça, como também CRISTO o foi, para que nos tornemos íntegros, sinceros, irrepreensíveis com o caráter dELE no meio dessa geração pervertida e corrupta, na qual resplandecemos como luz, como está escrito:
Filipenses 2:15
Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.
—————————————————————————————————————
Nota: As palavras são muito importantes, pois como vimos, elas tem poder, revelam nosso ser, podem abençoar ou amaldiçoar, ficam registradas perante DEUS onde seremos julgados por elas, entre outros, e que devemos buscar ante a DEUS o domínio próprio através da leitura e prática da PALAVRA DE DEUS que é o alimento do espírito. E para concluir, segue abaixo, algumas das poderosas e preciosas palavras do SENHOR JESUS CRISTO, como está escrito:
João 12:47
Se alguém ouvir as minhas palavras e não as guardar, eu não o julgo; porque eu não vim para julgar o mundo, e sim para salvá-lo.
João 12:48
Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.
João 15:7
Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
Mateus 24:35
Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.