18 de setembro de 2013

A LEI MORAL E A LEI CERIMONIAL

1-    Que título de distinção é dado à lei de Deus?
“Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo bem fazeis. Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.” Tiago 2:8,9.

2-    De que modo vem o conhecimento do pecado?
“…Eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7

3-    Porque deverão ser os homens finalmente julgados?
“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os Seus mandamentos; porque este é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom quer seja mau.” Eclesiastes 12:13,14.
“Assim falai, e assim precedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:12
Nota: A lei que é aqui chamada “lei da liberdade” é a que diz: “Não matarás” e “Não adulterarás” porque foram esses os mandamentos citados no versículo precedente. Essa mesma lei é, no versículo 8, intitulada “lei real” isto é, a lei do rei. Essa é aquela pela qual os homens deverão ser julgados.

4-    Que sistema foi estabelecido em virtude da transgressão da lei de Deus por parte do homem?
Nota: o sistema de sacrifícios, com os seus ritos e cerimónias, apontando para Cristo.

5-    Por quem oferecia holocaustos o Patriarca Job?
“E iam os seus filhos, e faziam banquetes em casa da cada um no seu dia; e enviavam, e convidavam as suas três irmãs a comerem e beberem com eles. Sucedeu pois que, tendo decorrido o turno de dias dos seus banquetes, enviava Job, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todo seles; porque dizia Job: Porventura pecaram meus filhos, e blasfemaram de Deus no seu coração. Assim o fazia Job continuamente.” Job 1:4,5.

6-    Desde que época remonta a era conhecida do sistema de sacrifícios?
“Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo que alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons.” Hebreus 11:4 – ver Génesis 4:3-5; Job 1:4,5.

7-    Por quem foi proclamada a lei dos Dez Mandamentos?
“Então o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes semelhança nenhuma. Então vos anunciou Ele o Seu concerto, que vos prescreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deuteronómio 4:12,13.

8-    Como foi a lei cerimonial transmitida a Israel?
“E chamou o Senhor a Moisés,…dizendo: Fala aos filhos de Israel, e diz-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta,…” Levíticos 1:1,2. “Esta é a lei do holocausto, da oferta de manjares, e da expiação do pecado, e da expiação da culpa, e da oferta das consagrações, e do sacrifício pacífico, que o Senhor ordenou a Moisés no Monte Sinai, no dia em que ordenou aos filhos de Israel que oferecessem as suas ofertas aos Senhor no deserto de Sinai.” Levíticos 7:37,38.

9-    Era os Dez Mandamentos, em si mesmo, uma lei distinta e completa?
“Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação no Monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou: e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.” Deuteronómio 5:22.
“Então disse o Senhor a Moisés. Sobe a Mim ao Monte, e fica lá; e dar-te-ei tábuas de pedra, e a lei, e os mandamentos que tenho escrito.” Êxodo 24:12.

10- Era a lei cerimonial completa em si mesma?
“…a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças.” Efésios 2:15.

11- Em que material escreveu Deus os Dez Mandamentos?
“Então vos anunciou Ele o Seu concerto, que vos escreveu, os Dez Mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.” Deuteronómio 4:13.

12- Em que material foram escritas as leis ou mandamentos referentes aos sacrifícios e holocaustos?
“E puseram de parte os holocaustos para os darem aos filhos do povo, segundo as divisões das casas paternas, para o oferecerem ao Senhor, como está escrito no livro de Moisés.” 2ª Crónicas 35:12.

13- Onde foram postos os Dez Mandamentos?
“E tomou o testemunho, e pô-lo na arca, …e pôs o propiciatório sobre a arca, em cima.” Êxodo 40:20.

14- Onde ordenou Moisés aos levitas que pusessem o livro da lei que ele escrevera?
“Deu ordem Moisés aos levitas que levaram a arca do concerto do Senhor, dizendo: Tomais este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca do concerto do Senhor vosso Deus.” Deuteronómio 31:25,26.

15- Qual é a natureza da lei moral?
“A lei do senhor é perfeita, e refrigera a alma.” Salmo 19:7.
“Porque bem sabemos que a lei é espiritual.” Romanos 7:14.

16- Poderiam as ofertas ordenadas pela lei cerimonial satisfazer ou tornar perfeita a consciência do crente?
“Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço.” Hebreus 9:9.

17- Até que tempo impunha a lei cerimonial que se realizasse o serviço no santuário terrestre?
“Consistindo somente em manjares e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correcção.” Hebreus 9:10

18- Quando foi este tempo de correcção?
“Mas vindo Cristo, o Sumo Sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, nem por sangue de bodes e bezerros, mas por Seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efectuado uma eterna redenção.” Hebreus 9:11,12.

19- Que efeito produziu na lei cerimonial a morte de Cristo?
“Havendo riscada a cédula que era contra nós nas sus ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.” Colossenses 2:14.
“Na Sua carne desfez a inimizade, isto é a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças.” Efésios 2:15.

20- Porque foi ab-rogada a lei cerimonial?
“Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade (pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.” Hebreus 7:18,19.

21- Que miraculoso acontecimento ocorreu por ocasião da morte de Cristo, significando que acabara para sempre o sistema de sacrifícios?
“E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo.” Mateus 27:50,51.

22- Como profetizou Daniel o fim da lei (lei que apontava para o sacrifício de Cristo, “…como o cordeiro de Deus”) cerimonial?
“E Ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares.” Daniel 9:27 (veja o estudo sobre este tema).
23- Por quanto tempo perdurará a lei moral?

“Acerca dos teus mandamentos soube, desde a antiguidade, que tu os fundastes para sempre.” Salmo 119:152 – ver Salmo 111:7,8.

José Carlos Costa, pastor