9 de setembro de 2012

CRISTO E A SUA JUSTIÇA


1.      O que é prometido ao crente em Jesus?
Rª: João 3:16  Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
2.      Que é revelado no Evangelho?
Rª: Rom. 1:17  Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
3.      Que trouxe Cristo à luz pelo Evangelho?
Rª: 2ª Tim. 1:10  E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho.
4.      Quão íntima é a união da justiça e da vida?
Rª: Prov. 12:28  Na vereda da justiça está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte.
5.      Por meio de que reina a graça para a vida eterna?
Rª: Rom. 5:21  Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor.
6.      Que se declara dos mandamentos de Deus?
Rª: Sal. 119:172  A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.
7.      Que declarou Jesus serem os mandamentos de Deus?
Rª: 50  E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Portanto, o que eu falo, falo-o como o Pai mo tem dito.
Nota: A vida e a justiça são assim mostradas como sendo inseparáveis.

Comentários:
"Bem-aventurados os que guardam a retidão e o que pratica a justiça em todo tempo." Sal. 106:3. Se você achar que a justiça é simplesmente retidão e bom comportamento, o texto de hoje o levará a um beco sem saída. Segundo o salmista, uma maneira de ser feliz é ter uma conduta coerente e acima de qualquer suspeita. Mas justiça, no conceito hebraico, não é apenas um padrão de comportamento. O profeta Jeremias disse: "Naqueles dias e naquele tempo, farei brotar a Davi um Renovo de justiça; Ele executará juízo e justiça na Terra." Jer. 33:15. O Renovo de justiça que o profeta menciona não é apenas possuidor de justiça. É a própria justiça. Não existe justiça sem Jesus. Ele é a justiça. Portanto, ao referir-se no verso de hoje àquele "que pratica a justiça", o salmista está a pensar  naquele que vive em Jesus. Praticar é aplicar a teoria repetidamente. A vida cristã não é só teoria. Não basta saber que Jesus morreu e que a única maneira de "guardar a retidão" é ir a Ele. Esse conceito é maravilhoso, mas é preciso sair da teoria e ingressar no terreno da prática. É preciso andar diariamente com Jesus, a justiça personificada. Davi ensina no salmo de hoje que o segredo da felicidade é "praticar a justiça". Como pode a prática de normas, na maioria das vezes difíceis de serem cumpridas, proporcionar felicidade? Não, evidentemente aqui não se fala simplesmente de um código moral, destituído de vida. Aqui se fala do Senhor Jesus Cristo. Ele morreu na cruz do Calvário não só para dar-nos vida, mas também para dar vida aos mandamentos que o farisaísmo humano havia tornado letra morta. "Praticar justiça" no sentido de andar diariamente com Jesus é uma experiência enriquecedora. Dá sentido a vida. Proporciona sabor aos momentos mais insossos da experiência humana. Olhe para os princípios divinos não como letra sem vida e proibições massacrantes. Olhe-os como reflexo do caráter de Jesus e aplique-os à sua vida. Esse é o segredo da felicidade que você tanto procura. Essa pode ser a realidade mais extraordinária de sua existência.