2 de setembro de 2012

A LEI E O EVANGELHO

“Entre todos os professos cristãos, os Adventistas do Sétimo Dia deviam ser os primeiros a enaltecer Cristo perante o mundo. … A lei e o evangelho, unidos, convencerão do pecado. A lei de Deus, ao mesmo tempo que condena o pecado, aponta para o evangelho, revelando Jesus Cristo. … Em nenhuma palestra devem (a lei e o evangelho) ser separados. …” Ellen G. White, Meditações Matinais 2012, p. 244. George R. Knight.
1. Qual é o principal objectivo da Lei?
Rª: “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.” Rom. 3:20.
Nota: “será justificada”. Gr., dikaióõ, “considerar como justo”, “declarar justo”. Tal como se usa no Novo Testamento com referência aos seres humanos, a justificação indica o acto pelo qual uma pessoa é colocada na relação correcta com Deus. por meio desse acto Deus absolve o homem que é culpado de faltas, trata como justo o que antes era culpado. Justificação significa o cancelar das acusações apresentadas contra o crente no tribunal celestial. “Se vos entregais a Cristo e o aceitais como Salvador, por mais pecaminosa que tenha sido a vossa vida, sereis contados entre os justos, por consideração a Ele.” Grande Conflito p. 62 (CBASD, vol. 6, p. 497).
2. Tornando assim conhecido o pecado, e a consequente necessidade de um Salvador, que parte desempenha a Lei?
Rª: “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” Gálatas 3:24.
Nota: “a lei nos serviu de aio”. Aio. Gr., paidagõgós, “tutor”, ou “o que conduz a criança” (não professor). A função do paidagõgó é uma ilustração adequada (ver vers. 19). “A lei” serviu com guardião, supervisor do povo escolhido do A.T., e continua a ser o “aio” conduzindo os homens a Cristo, pois lhes revela os pecados e por isso a sua necessidade de ser limpos dos mesmos.
3. Em quem há poder para salvar do pecado revelado?
Rª: “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos. Mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.” 1ª Cor. 1:23,24.
4. Que é necessário da parte do pecador a fim de receber o benefício da obra de Cristo?
Rª: “Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.” Rom. 10:10
Nota: “a boca se faz confissão”. A evidência externa da mudança interior é a confissão “com a boca”, o estar decididamente em harmonia com o que se crê que é verdadeiro. Uma boa disposição para confessar a Cristo com palavras e actos foi sempre a prova do verdadeiro discipulado (Mat. 10:32; Luc. 12:8; cf. Apoc. 3:5). Um testemunho constante diante dos que crêem e do mundo revelará o fruto da Salvação (cf.Apoc. 2:10).
5. Que aboliu Cristo?
Rª: “E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho.” 2ª Tim. 1:10
6. Que mudança se opera por meio do Evangelho?
Rª: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” 2ª Cor. 3:18.
Nota: Pretende-se, às veze, que Cristo tenha mudado, abolido ou tirado a Lei de Deus, e posto em seu lugar o Evangelho; mas isso mostra a falsa compreensão da obra verdadeira de Cristo. O crente é transformado pela contemplação da glória revelado no Evangelho (2ª Cor. 4:4; João 1:14); a morte foi abolida pela morte de Cristo; e o pecado foi tirado por Aquele que levou sobre Si todo o pecado; mas a Lei de Deus ainda permanece inalterada como o próprio fundamento do Seu trono.
7. De que maneira são justificados os que crêem em Jesus?
Rª: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” Rom. 3:24.
8. Depois de se ter operado a obra da graça, presumir-se-á que o crente continue em pecado?
Rª: “QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?” Rom. 6:1,2.
Nota: Mesmo nos dias de Abraão, foi, como agora, pregado o mesmo Evangelho de justificação pela fé, ao passo que a Lei revelou o pecado, e testemunhou a justiça obtida pela fé, tal como ocorre desde a cruz. Disto se evidencia que a relação entre a Lei e o Evangelho tem sido sempre a mesma.
9. Qual foi a atitude pessoal de Cristo para com a Lei?
Rª: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.” Mat. 5:17. “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15:10.
10. Que texto mostra que o povo remanescente de Deus terá justa concepção da devida relação entre a Lei e o Evangelho?
Rª: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apoc. 14:12.
Pr. José Carlos Costa